À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 qual a origem do homem?

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

qual a origem do homem? Empty
MensagemAssunto: qual a origem do homem?   qual a origem do homem? EmptySex Ago 13, 2010 12:02 pm

(Génesis 2:7) . . .E Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo . . .



Na sua obra conjunta, Les oligoéléments (Os Oligoelementos), Andrée Goudot e Didier Bertrand, membro da Academia Agrícola Francesa, informa-nos: “Em todos os organismos vivos estudados, além de carbono, oxigénio, hidrogénio, nitrogénio, fósforo, cálcio, enxofre, cloro, magnésio, potássio e sódio, a presença dos seguintes elementos pode ser considerada como fato provado: seis elementos não-metálicos: flúor, bromo, iodo, boro, arsénico e silício; um elemento de transição: vanádio; e treze metais: ferro, zinco, manganês, cobre, níquel, cobalto, lítio, rubídio, césio, alumínio, titânio, cromo, molibdénio e provavelmente também estanho, chumbo, prata, gálio, estrôncio e bário.” Todas essas substâncias são encontradas na crosta da terra, provando que o homem foi deveras formado do solo, assim como diz a Bíblia.
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

qual a origem do homem? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a origem do homem?   qual a origem do homem? EmptyQua Ago 25, 2010 6:52 am

Admitidamente, o relato de Génesis sobre Adão e Eva é muito simples. Declara que Deus criou o corpo do homem dos elementos da terra e em seguida passou “a soprar em suas narinas o fôlego de vida”. Mais tarde, com uma parte do corpo do homem como base, foi criada uma mulher, a qual o homem podia apropriadamente descrever como “osso dos meus ossos e carne da minha carne”. — Génesis 2:7, 23.

Ora, deveria a simplicidade do relato levar-nos a encará-lo com preconceito? Se algo adere aos fatos, não precisa ser complicado para ser verdadeiro. E muitos cientistas dizem que a afirmação de Génesis de que todos os humanos têm origem única, não múltipla, é correta.

A rejeição do relato de Génesis sobre Adão e Eva provoca uma reacção em cadeia que acaba na quase total rejeição de tudo o que a Bíblia ensina. Rejeitar a Bíblia, porém, nos deixa com algumas perguntas intrincadas, perguntas que somente a Bíblia pode responder satisfatoriamente. Por exemplo:

I. POR QUE FAZEM AS PESSOAS COISAS MÁS?

O relato bíblico sobre Adão e Eva diz que eles receberam uma missão tripla: povoar a terra; cultivar e embelezá-la; amorosamente zelar por sua população animal. (Génesis 1:28) Paralelamente a essa missão, foram colocados sob uma restrição. Foi imposta como teste de sua obediência a Deus, pois a obediência às Suas instruções seria absolutamente necessária para que se desimcumbissem de seus deveres com bom êxito.

Mas, Adão e Eva desobedientemente optaram por fazer as coisas a seu próprio modo, desconsiderando a Deus e as suas instruções. O resultado? Romanos 5:12 explica: “Por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado.” Assim, segundo a Bíblia, a razão básica por que as pessoas fazem coisas más é a herança — herdamos tendências pecaminosas, erradas, de nossos primeiros pais, Adão e Eva.

Ora, se não aceitarmos como verídico o relato bíblico de Adão e Eva, como explicaremos satisfatoriamente por que as pessoas, apesar de quererem a paz e a felicidade, continuam a fazer coisas más?

II. POR QUE ADOECEM AS PESSOAS E POR FIM MORREM?

A ciência tem a resposta? Ao comentar sobre as descobertas da ciência, certo repórter admitiu que o professor de Tübingen, Friedhelm Schneider, provou que “nada apóia [o conceito] de que a morte esteja ligada à noção da vida como uma necessidade física”.

Contudo, a Bíblia explica que o proceder rebelde de Adão e Eva resultou em perderem o favor de Deus e a oportunidade de viverem para sempre num paraíso terrestre. Os corpos perfeitos que Deus lhes havia dado começaram a se deteriorar, finalmente a ponto de morrerem. Propensos então à doença e à morte, poderiam apenas produzir filhos com similar deficiência. “Quem pode, de alguém impuro, produzir alguém puro?”, perguntou certa vez Jó, e daí passou a responder: “Nem sequer um”. (Jó 14:4) À medida que cada geração se afasta mais do início perfeito da humanidade, as imperfeições aumentam.

Se não aceitarmos o relato bíblico de Adão e Eva, então, como explicaremos por que, apesar do progresso tecnológico e científico, o homem continua a adoecer e morrer?

III. POR QUE PERMITIU DEUS A INIQUIDADE POR TANTO TEMPO?

Na verdade Adão e Eva rejeitaram a regência de Deus a favor da regência do homem. A que isso conduziu? Uns 3.000 anos mais tarde o Rei Salomão explicou em Eclesiastes 8:6-9: “A calamidade da humanidade é abundante sobre eles . . . durante o tempo em que homem tem dominado homem para seu prejuízo.”

O chanceler alemão Helmut Schmidt sustentou a veracidade dessas palavras numa entrevista na televisão em Junho de 1981, quando disse: “Nós humanos . . . sempre temos governado o mundo apenas parcialmente, e na maior parte do tempo muito mal. . . . Nunca o governamos em completa paz.”

Por permitir que o homem governasse a si mesmo por 6.000 anos, Deus concedeu tempo para que fosse demonstrado que o homem é incapaz de “dirigir o seu passo”; é preferível a regência de Deus. (Jeremias 10:23) Assim, Deus é vindicado. De modo que é bem evidente que Adão e Eva fizeram uma escolha desastrosa.

Sem o relato de Génesis sobre Adão e Eva, que explicação razoável existe do por que Deus tem permitido a iniquidade por tanto tempo?

IV. HÁ ALGUMA ESPERANÇA PARA O FUTURO?

Sim, há esperança. Logo depois que Adão e Eva se rebelaram, Deus prometeu que nem tudo estava perdido. Prometeu um “descendente” que iria eventualmente restaurar as condições justas e acabar com a maldade. (Veja Génesis 3:15; Romanos 16:20; Revelação [Apocalipse] 12:7-12; 20:1-3.) Esse “descendente” revelou ser Jesus Cristo, que resgatou a humanidade e preparou o caminho para restaurar a regência de Deus para o benefício de pessoas obedientes. Quando isso acontecerá?

A cronologia bíblica e as condições mundiais indicam que Deus agirá em breve. Seu reino estabelecido, devolverá à humanidade obediente as perspectivas de vida eterna no estado perfeito originalmente tido por Adão e Eva. Se rejeitarmos o que a Bíblia diz sobre Adão e Eva, então, diante das cada vez piores condições mundiais, que esperança para o futuro teremos?

Essa mensagem sobre o iminente governo mundial de Deus e das bênçãos que trará, não é conto de ficção do tipo Joãozinho e Maria. A história futura dará testemunho disso, tão certamente como dá a história passada da existência de António e Cleópatra. Sim, será tão real como o foram Adão e Eva!
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

qual a origem do homem? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a origem do homem?   qual a origem do homem? EmptyQua Ago 25, 2010 7:01 am

COMO CRISTÃO, ACHA QUE ADÃO E EVA SÃO APENAS UMA BELA FÁBULA?

Jesus Cristo, o próprio fundador do Cristianismo, não achou que Adão e Eva fossem figuras mitológicas que representavam a humanidade. Mateus 19:4, 5 reza: “Não lestes que aquele que os criou desde o princípio os fez macho e fêmea, e disse: ‘Por esta razão deixará o homem seu pai e sua mãe, e se apegará à sua esposa, e os dois serão uma só carne’?”

Note que Jesus proferiu estas palavras aos fariseus, que estavam “decididos a tentá-lo”. Tentavam provar que ele era impostor e um falso profeta. (Mat. 19:3) Bem, será que Jesus se referiria a um mito para corrigir o modo de pensar errado dos inimigos criticamente dispostos? Naturalmente que não! Jesus sabia que Adão e Eva eram pessoas reais. Suas palavras, “Não lestes” se referem ao relato de Génesis. Evidentemente, os fariseus, também, aceitavam este relato como sendo histórico e tendo peso. Se não fosse assim, teriam questionado a referência que Jesus fez a ele.

O Doutor Lucas é um historiador cujos escritos se têm provado exactos até nos mínimos pormenores. Em sua biografia de Jesus Cristo, ele escreveu que ‘pesquisara todas as coisas com exactidão, desde o início’. (Luc. 1:3) Nela, delineou o registo genealógico da linhagem de descendência de Jesus. Em seu registo, este historiador exacto incluiu “Adão, filho de Deus”. (Luc. 3:23-38) Pense agora, será que um historiador meticuloso como Lucas usaria uma figura mitológica em uma genealogia compilada para provar que Jesus era o verdadeiro Messias? Se o fizesse, será que alguém aceitaria tal registo genealógico como sendo genuíno? Com efeito, pensaria alguém que seu registo biográfico de Jesus tinha base nos fatos? Dificilmente!

Considere os escritos do apóstolo Paulo, em que ele menciona diversas vezes o primeiro casal humano. Suas referências ao mesmo demonstram que cria serem eles pessoas reais. Por exemplo, quando escreveu a um ministro-presidente sobre o proceder congregacional, pontificou: “Não permito que a mulher ensine ou exerça autoridade sobre o homem, mas que esteja em silêncio. Porque Adão foi formado primeiro, depois Eva.” (1 Tim. 2:12, 13) Se Adão e Eva fossem caracteres mitológicos, então Paulo anulava seu próprio conselho! Nenhuma pessoa sensata levaria a sério a instrução baseada em antigas estórias fantasiosas. Seria como seu patrão lhe mandar fazer algo de certa forma devido a que os personagens mitológicos Woden ou Tor assim o fizeram!

Somente por aceitarmos o fato de que Adão e Eva eram pessoas reais podemos entender claramente a razão pela qual a doença, o sofrimento e a morte afligem a humanidade. Paulo mostra isto em Romanos 5:12, escrevendo: “Assim como por intermédio de um só homem [Adão] entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado.”

Se Adão e Eva fossem símbolos da humanidade, como alguns clérigos pretendem
, como foi que entrou o pecado em toda a humanidade e então se espalhou por toda a humanidade? Pode algo que está inteiramente afligido com alguma coisa “espalhar” tal aflição a si mesmo? Não! Quando algo se espalha, tem de haver um ponto inicial. Assim, o pecado e a morte foram transmitidos a seus descendentes ainda por nascer por meio da conduta errada de Adão e Eva, um casal real de carne e sangue. A pecaminosidade humana e seu acompanhante processo de envelhecimento e morte testificam o fato de que Adão e Eva certa vez viveram.

Nem é o relato bíblico sobre Adão e Eva contrário à verdadeira ciência. Os pesquisadores têm concluído que a inteira família humana tem origem comum! Note o que Prof. R. Benedict e o Dr. G. Weltfish afirmam neste respeito em seu livro The Races of Mankind (As Raças da Humanidade): “A história da Bíblia sobre Adão e Eva, pai e mãe de toda a raça humana, dizia há séculos atrás a mesma verdade que a ciência tem revelado hoje: que todos os povos da terra são uma só família e tem origem comum. . . . As raças da humanidade são aquilo que a Bíblia diz que são — irmãs.”

Na verdade, podemos aceitar sem reservas ou dúvidas que o relato bíblico em Génesis sobre Adão e Eva se baseia nos fatos e é autêntico. Por que, então, os clérigos o negam ou lançam dúvidas sobre o mesmo? É porque realmente não crêem na Bíblia, nem a ensinam. Com efeito, muitos deles negam que Deus irá remover para sempre da humanidade todo vestígio do pecado herdado de Adão por meio do sacrifício de resgate de Jesus Cristo. Deixam de falar às pessoas que o tempo de Deus fazer isso está bem próximo. — Rom. 5:18, 19.


Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

qual a origem do homem? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a origem do homem?   qual a origem do homem? EmptyQua Ago 25, 2010 7:13 am

Se Adão e Eva são ficção, Jesus não veio restaurar qualquer condição de pecado herdado por Adão. (Romanos 5:12)
não veio restaurar a vida eterna perdida pelo primeiro casal humano. (João 3:16)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





qual a origem do homem? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a origem do homem?   qual a origem do homem? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
qual a origem do homem?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Povos e línguas
» jacó deu origem ás 12 tribos de Israel
» Façamos o homem...
» Existiam mais tribos antes e durante o Éden ?
» medo do homem ou confiança em Deus

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Gênesis :: Criação-
Ir para: