À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Façamos o homem...

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
MarcioAlmeida




Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 55
Localização : São Paulo

Façamos o homem... Empty
MensagemAssunto: Façamos o homem...   Façamos o homem... EmptyQui maio 28, 2009 12:00 pm

Deus, no fim do processo de criação disse :
- Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.
Se nós nos atentarmos a esta parte da criação, veremos algumas coisas interessantes...
1. Façamos, dá a entender claramente que Deus não estava sozinho.
2. Deus não é um ser sem matéria, pois fez algo a Sua imagem e semelhança.
3. Aparentemente há dois processos de criação do Homem, são dois relatos contendo a mesma informação ou são dois seres criados distintamente ?
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Façamos o homem... Empty
MensagemAssunto: Re: Façamos o homem...   Façamos o homem... EmptySex Jul 24, 2009 5:30 pm

façamos...

Deus teve ajuda

-(Provérbios 8:27-31) . . .Quando ele preparou os céus, eu estava lá; quando decretou o círculo sobre a face da água de profundeza,  quando firmou as massas de nuvens acima, quando fez ficar fortes as fontes da água de profundeza,  quando fixou ao mar o seu decreto, para que as próprias águas não ultrapassassem a sua ordem, quando decretou os alicerces da terra,  então vim a estar ao seu lado como mestre-de-obras, e vim a ser aquele de quem ele gostava especialmente de dia a dia, regozijando-me perante ele todo o tempo,  regozijando-me com o solo produtivo da sua terra, e as coisas de que eu gostava estavam com os filhos dos homens.

-Colossenses 1:15-17) . . .Ele é a imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação;  porque mediante ele foram criadas todas as [outras] coisas nos céus e na terra, as coisas visíveis e as coisas invisíveis, quer sejam tronos, quer senhorios, quer governos, quer autoridades. Todas as [outras] coisas foram criadas por intermédio dele e para ele.  Também, ele é antes de todas as [outras] coisas e todas as [outras] coisas vieram a existir por meio dele,


-Jesus antes de vir á terra como homem era uma criatura espiritual, o primogénito, ou seja, a primeira criação inteligente de Deus e que participou na criação de tudo o resto

á nossa imagem...

Deus é espírito... João 4:24

somos semelhantes a ele no sentido espiritual: temos livre arbítrio, amor, poder, justiça, sabedoria entre muitas outras qualidades que não se vê em qualquer criação de Deus
Ir para o topo Ir para baixo
MarcioAlmeida




Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 55
Localização : São Paulo

Façamos o homem... Empty
MensagemAssunto: Re: Façamos o homem...   Façamos o homem... EmptyTer Jul 28, 2009 4:17 pm

Tenho que discordar de você...
Em provérbios 8:12 diz EU A SABEDORIA, portanto não se trata de outra pessoa nos versos a seguir e sim da SABEDORIA.
Não concordo muito com o novo testamento, mas poderia citar João, onde fala sobre Jesus colocando-o como co-participante da criação...

"somos semelhantes a ele no sentido espiritual" com isto eu concordo plenamente.
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Façamos o homem... Empty
MensagemAssunto: sabedoria personifiada   Façamos o homem... EmptyTer Jul 28, 2009 7:06 pm

“Fui empossada desde tempo indefinido”

A personificação da sabedoria, encontrada no capítulo 8 de Provérbios, não é um simples meio para explicar as características duma qualidade abstrata. Ela se refere também simbolicamente à criação mais importante de Jeová. A sabedoria prossegue, dizendo: “O próprio Jeová me produziu como princípio do seu caminho, a mais antiga das suas realizações de há muito. Fui empossada desde tempo indefinido, desde o começo, desde tempos mais remotos do que a terra. Quando não havia águas de profundeza, fui produzida como que com dores de parto, quando não havia mananciais fortemente carregados com água. Antes de serem assentados os próprios montes, adiante dos morros, fui produzida como que com dores de parto, quando ele ainda não havia feito a terra e os espaços abertos, nem a primeira parte das massas de pó do solo produtivo.” — Provérbios 8:22-26.

Quão bem essa descrição da sabedoria personificada se harmoniza com o que se declara a respeito da “Palavra” nas Escrituras! “No princípio era a Palavra”, escreveu o apóstolo João, “e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era um deus”. (João 1:1) A sabedoria personificada representa figurativamente o Filho de Deus, Jesus Cristo, na sua existência pré-humana.

Jesus Cristo é “o primogénito de toda a criação; porque mediante ele foram criadas todas as outras coisas nos céus e na terra, as coisas visíveis e as coisas invisíveis”. (Colossenses 1:15, 16) “Quando [Jeová] preparou os céus, eu estava lá”, prossegue a sabedoria personificada, “quando decretou o círculo sobre a face da água de profundeza, quando firmou as massas de nuvens acima, quando fez ficar fortes as fontes da água de profundeza, quando fixou ao mar o seu decreto, para que as próprias águas não ultrapassassem a sua ordem, quando decretou os alicerces da terra, então vim a estar ao seu lado como mestre-de-obras, e vim a ser aquele de quem ele gostava especialmente de dia a dia, regozijando-me perante ele todo o tempo, regozijando-me com o solo produtivo da sua terra, e as coisas de que eu gostava estavam com os filhos dos homens”. (Provérbios 8:27-31) O Filho primogénito de Jeová estava ali ao lado do Pai, trabalhando activamente com ele, o inigualável Criador dos céus e da Terra. Quando Jeová Deus criou o primeiro humano, o Filho estava associado com ele no projecto como Mestre de Obras. (Génesis 1:26) Não é de admirar que o Filho de Deus esteja muito interessado na humanidade e até goste dela!
Ir para o topo Ir para baixo
MarcioAlmeida




Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 55
Localização : São Paulo

Façamos o homem... Empty
MensagemAssunto: Re: Façamos o homem...   Façamos o homem... EmptyTer Jul 28, 2009 8:19 pm

Simbolicamente é uma forma bastante eficiente de fazer com que algo que não está escrito torne-se algo concreto.
"Eu, a sabedoria, vinvo junto à prudência", são duas entidades ou duas facetas do mesmo Deus ?
Não há nenhuma referência a outro ser e sim às qualidades de Deus, que age e governa com sabedoria e prudência.
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Façamos o homem... Empty
MensagemAssunto: o que as escrituras em outros textos nos indicam   Façamos o homem... EmptyQua Jul 29, 2009 3:45 am

Sabedoria personificada.

O que se encontra registado nas Escrituras a respeito da Palavra ajusta-se notavelmente à descrição fornecida em Provérbios 8:22-31. Ali, a sabedoria é personificada, apresentada como sendo capaz de falar e agir. (Pr 8:1) Muitos dos escritores dos primeiros séculos da Era Comum, que professavam ser cristãos, entenderam que esta parte se referia simbolicamente ao Filho de Deus na sua condição pré-humana. Em vista dos textos já considerados, não se pode negar que este Filho foi ‘produzido’ por Jeová “como princípio do seu caminho, a mais antiga das suas realizações de há muito”, nem que o Filho estivera ‘ao lado de Jeová como mestre-de-obras’ durante a criação da terra, conforme descrita nestes versículos de Provérbios. É verdade que em hebraico, em que os substantivos têm género (assim como em português e em outras línguas), a palavra “sabedoria” é sempre feminina. Continuaria assim mesmo que a sabedoria fosse personificada, e isso não impediria que a sabedoria fosse usada figurativamente para representar o Filho primogénito de Deus. A palavra grega para “amor”, na expressão “Deus é amor” (1Jo 4:Cool, também é feminina, mas isto não torna Deus feminino. Salomão, o principal escritor de Provérbios (Pr 1:1), aplicou a si mesmo o título qo·hé·leth (congregante; Ec 1:1), e esta palavra também é feminina.

A sabedoria se manifesta apenas quando de algum modo é expressa. A sabedoria do próprio Deus foi expressa na criação (Pr 3:19, 20), mas por meio do Filho dele. (Veja 1Co 8:6.) Assim, também, o propósito sábio de Deus com relação à humanidade é manifestado mediante Seu Filho, Jesus Cristo, ou resumido nele. De modo que o apóstolo podia dizer que Cristo representa “o poder de Deus e a sabedoria de Deus”, e que Cristo Jesus “se tornou para nós sabedoria de Deus, também justiça e santificação, e livramento por meio de resgate”. — 1Co 1:24, 30; compare isso com 1Co 2:7, 8; Pr 8:1, 10, 18-21.

temos de levar em conta o contexto de cada versículo, bem como o teor geral da Bíblia. Se um versículo parecesse contradizer outros, temos de buscar no restante da Bíblia uma explicação lógica em textos semelhantes que abordem o mesmo assunto. neste caso que jesus é lhe atribuida a qualidade: sabedoria de Deus
[u]
Ir para o topo Ir para baixo
MarcioAlmeida




Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 55
Localização : São Paulo

Façamos o homem... Empty
MensagemAssunto: Re: Façamos o homem...   Façamos o homem... EmptyQua Jul 29, 2009 8:46 am

Realmente, toda a bíblia não pode ser vista em textos isolados, mas fazer pararelismos que confirmam nossas espectativas é igualmente perigoso.
O texto coloca a sabedoria como uma acompanhante (independente de ser feminino ou masculino), eu posso estar acompanhado da sabedoria e da justiça, mas isso não quer significar que outro alguém esteja comigo.
Os estudiosos cristãos QUEREM que este texto se aplique a Jesus, mas não vejo nenhuma aplicação direta ou indireta a ele. É o mesmo que eu dizer que estava TOMADO pelo espírito empreendedor, não quer dizer, de forma alguma, que tem alguma referência ao que o novo testamento se refere como sendo Espírito Santo...
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Façamos o homem... Empty
MensagemAssunto: Re: Façamos o homem...   Façamos o homem... EmptyQua Jul 29, 2009 10:06 am

então fim de assunto pois a bíblia dá provas reais que é mesmo assim... se o quer ver de outra forma é sua opção...atenciosamente
Ir para o topo Ir para baixo
leodacruz




Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/03/2010

Façamos o homem... Empty
MensagemAssunto: INTERESSANTE O PLURAL   Façamos o homem... EmptyTer Mar 02, 2010 4:57 pm

SAUDAÇÕES A TODOS, É MUITO BOM ESTÁ PARTICIPANDO DESSE FÓRUM.
PENSO QUE SE COMPARARMOS A OBRA DA CRIAÇÃO DE GÊNESES E OS PRIMEIROS 18 VERSÍCULOS DE JOÃO, CONSEGUIREMOS ABSORVER MELHOR A PRESENÇA DE JESUS, ANTES DA ENCARNAÇÃO, NA OBRA DA CRIAÇÃO.
PENSO QUE PODEMOS OBSERVAR NESSE VERSÍCULO DE GÊNESES ONDE HÁ A EXPRESSÃO "FAÇAMOS" COMO UMA INDICAÇÃO À SANTÍSSIMA TRINDADE, A PRESENÇA DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AS TRÊS PESSOAS EM UMA SÓ NATUREZA DIVINA, OU SEJA, UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS DISTINTAS. É O MISTÉRIO DA TRINDADE. SEI QUE É DIFÍCIL ENTENDER, MAS MAIS DO QUE ENTENDER, O MISTÉRIO É PARA SER MERGULHADO E DEIXAR-SE MOVER POR ELE. LEMBRO AQUI QUE TUDO QUE PUDERMOS FALAR DE DEUS SERÁ IMPERFEITO E DE CERTA FORMA UM POUCO, OU MUITO, DISTANTE DA VERDADE, VISTO QUE DEUS É ESPÍRITO E NÓS NÃO, ELE É ETERNO E NÓS ESTAMOS PRESOS NO CRONOS. MAS PARA NÓS, JÁ NA CRIAÇÃO TEMOS A PRESENÇA DE NOSSO DEUS UNO E TRINO QUE AO LONGO DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO VAI SE REVELANDO À HUMANIDADE, PRIMEIRO NA FIGURA DO PAI, DEPOIS NA DO FILHO E EM TERCEIRO NA DO ESPÍRITO SANTO. MAS É UM SÓ DEUS, POR TANTO, JESUS NÃO FOI CRIADO POR DEUS, ELE É DEUS COMO ELE MESMO DISSE. GERADO E NÃO CRIADO, CONSUBSTANCIAL AO PAI, POR ELE TUDO FOI CRIADO E SEM ELE NADA FOI FEITO.


Última edição por leodacruz em Ter Mar 02, 2010 5:02 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : ERRO DE DIGITAÇÃO)
Ir para o topo Ir para baixo
MarcioAlmeida




Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 55
Localização : São Paulo

Façamos o homem... Empty
MensagemAssunto: Re: Façamos o homem...   Façamos o homem... EmptySex Mar 05, 2010 5:16 pm

Nem é tão difícil assim entender a trindade, basta pensar em qualquer conjunto que forme uma unidade, um coral é composto por inúmeras vozes.
Não concordo que Jesus foi GERADO, pelo que diz a bíblia cristã, Jesus é co-eterno, existe desde sempre.
Ir para o topo Ir para baixo
leodacruz




Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/03/2010

Façamos o homem... Empty
MensagemAssunto: linguagem humana sempre deixa a desejar   Façamos o homem... EmptySeg Mar 08, 2010 9:26 am

como eu havia dito, falar do eterno com palavras que não são eternas sempre cria em nós uma angústia por não conseguir "apalpar" plenamente a verdade. Entretanto podemos cada vez mais nos aproximar dela. Interessante o ponto de vista do nobre colega, obrigado por discordar de minha visão. penso que a expressão do Credo Niceno-constantinopolitano que diz "GERADO, NÃO CRIADO, CONSUBSTANCIAL AO PAI..." é o mesmo que co-eterno no sentido empregado pelo colega. Com relação a analogia da Trindade com um coral, me desculpe, mas não caiu bem. Em um coral às vozes estão divididas em graves, agudos, semi-graves, Tenor, Soprano, 1ª, 2ª,3ª, oitavadas, etc. se alguém sair do seu tom ou se retirar do coral, tudo terá que ser rearranjado e no final o coral não forma um como a Trindade. Com relação a trindade não dar pra comparar com nada que conheçemos.
Existe um Sonho de Santo Agostinho bastante interessante sobre isso. Ele foi um grande teólogo e um homem de fé inabalável, passou por uma grande conversão e é chamado de Doutor da Graça, visto que foi quem mais escreveu e bem sobre o Espírito Santo, é considerado por muitos teólogos de diversas denominações como o pai da pneumatologia. Um dia ele passou a noite inteira tentando explicar a Santíssima Trindade e acabou adormecendo sobre seus escritos e sonhou que estava em uma praia deserta e nessa praia ele estava pensando sobre o mistério da Santíssima Trindade quando viu ao longe um menino com uma concha pegando água no mar e colocando em um buraquinho na areia. o menino ia e vinha, então ele se aproximou e disse que era impossível colocar a água do mar naquele buraquinho. o menino sorriu e derrepente ele percebeu que não era uma criança mas um anjo que lhe disse: - é mais fácil por o mar aqui, que tu compreenderes a Trindade e todo seu mistério.
abraços!!!
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Façamos o homem... Empty
MensagemAssunto: Re: Façamos o homem...   Façamos o homem... EmptyQua Mar 10, 2010 6:11 am

vou fugir um pouco do tópico mas questiono a trindade criada pelo consilio.

como pode alguém ser pai e filho ao mesmo tempo se não tiveram principio e são o mesma pessoa?

se não foi criado porque a biblia diz que foi o primogénito- o primeiro de toda a criação? colossenses 1:15

se são o mesmo como pode ser o filho menor que o pai? joão 14:28,1 Coríntios 11:3

se são o mesmo porque teria de Jesus de pedir ou obedecer ao pai quando ele proprio era ele? joão 5:19

se Jesus é igual ao pai porque lhe é submisso em todas as coisas ?
1 Coríntios 15:28.

a idéia de que nenhum é inferior ou superior, que têm o mesmo poder e conhecimento... não é apoiado biblicamente. os teólogos corroboram da mesma opinião

"façamos" mostra claramente que Deus não estava sozinho na criação humana e que jesus estava presente, sem duvida,mas não apoia diretamente a trindade como se afirma pelos trinitaristas.
Ir para o topo Ir para baixo
MarcioAlmeida




Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 55
Localização : São Paulo

Façamos o homem... Empty
MensagemAssunto: Re: Façamos o homem...   Façamos o homem... EmptyQua Mar 10, 2010 12:32 pm

São perguntas complicadas de se responder de forma direta e consistente.
O que se pode responder a respeito do infinito, quando nossa visão é tão limitada, serão sempre especulações.
Na verdade, no velho testamento não há referências claras ao Filho ou mesmo ao Espírito, são interpretações.
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Façamos o homem... Empty
MensagemAssunto: Re: Façamos o homem...   Façamos o homem... EmptyQui Mar 18, 2010 5:41 am

e não é lógico que o ensino das escrituras desde Génesis ao ultimo livro têm de apoiar o mesmo pensamento...claramente?

Deus quer que conheçamos a verdade (1 tim.2:4) e em geral meias palavras não trazem verdade absoluta antes especulações...
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Façamos o homem... Empty
MensagemAssunto: Re: Façamos o homem...   Façamos o homem... EmptySeg Mar 29, 2010 11:12 am

● 1:26 — De que modo foi o homem feito à imagem e semelhança de Deus?

O homem desconhece a forma de Deus. (Deuteronómio 4:15-20) Mas o homem foi feito à imagem e semelhança de Jeová no sentido de que foi criado com atributos de Deus tais como justiça, sabedoria, poder e amor. (Deuteronómio 32:4, Jó 12:13; Isaías 40:26; 1 João 4:Cool Visto que o Filho de Deus, a Palavra, também possui essas qualidades Jeová disse-lhe apropriadamente: “Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança.” — João 1:1-3, 14.
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Façamos o homem... Empty
MensagemAssunto: Re: Façamos o homem...   Façamos o homem... EmptyTer Ago 10, 2010 3:36 am

retomando o assunto...Como sabemos que a descrição da sabedoria em Provérbios 8:22-31 se aplica a Jesus Cristo em sua existência pré-humana?

A descrição inspirada da sabedoria, encontrada no livro de Provérbios, diz: “O próprio Jeová me produziu como princípio do seu caminho, a mais antiga das suas realizações de há muito. . . . Antes de serem assentados os próprios montes, adiante dos morros, fui produzida como que com dores de parto . . . Quando ele preparou os céus, eu estava lá; . . . então vim a estar ao seu lado como mestre-de-obras, e vim a ser aquele de quem ele gostava especialmente de dia a dia, regozijando-me perante ele todo o tempo, . . . e as coisas de que eu gostava estavam com os filhos dos homens.”

Essa passagem não pode estar falando apenas da sabedoria divina ou da sabedoria em sentido abstrato. Por que não? Porque a sabedoria descrita aqui foi “produzida”, ou criada, como o princípio do caminho de Jeová. Jeová sempre existiu e sempre foi sábio. (Salmo 90:1, 2) Sua sabedoria não teve princípio; não foi nem criada nem produzida. Não foi “produzida como que com dores de parto”. Além disso, diz-se que essa sabedoria fala e age, o que mostra que se trata de uma pessoa. — Provérbios 8:1.

O livro de Provérbios diz que havia muito tempo a sabedoria estava ao lado de Jeová, o Criador, como “mestre-de-obras”. Isso com certeza se aplica a Jesus. Muito antes de vir à Terra, Jesus trabalhou tão intimamente com Jeová que a Palavra de Deus diz: “Ele é antes de todas as outras coisas e todas as outras coisas vieram a existir por meio dele.” — Colossenses 1:17; Revelação (Apocalipse) 3:14.

É apropriado retratar o Filho de Deus como a sabedoria, visto que foi ele quem revelou os propósitos e os decretos sábios de Jeová. Durante sua existência pré-humana, Jesus era a Palavra, ou o Porta-voz, de Deus. (João 1:1) Ele é descrito como sendo “o poder de Deus e a sabedoria de Deus”. (1 Coríntios 1:24, 30) Que bela descrição do Filho de Deus, que por gostar tanto da humanidade sentiu-se movido a dar sua vida como resgate em benefício dela! — João 3:16.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Façamos o homem... Empty
MensagemAssunto: Re: Façamos o homem...   Façamos o homem... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Façamos o homem...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» homem criado do "pó do solo"
» qual a origem do homem?
» medo do homem ou confiança em Deus
» Mudou o propósito de Deus para com a terra e o homem quando Adão e Eva pecaram?
» Será que Davi, homem que agradava ao coração de Deus, tratava seus cativos de modo cruel, como alguns concluem dos textos de 2 Samuel 12:31 e 1 Crónicas 20:3?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Gênesis :: Criação-
Ir para: