À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Será que Davi, homem que agradava ao coração de Deus, tratava seus cativos de modo cruel, como alguns concluem dos textos de 2 Samuel 12:31 e 1 Crónicas 20:3?

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Será que Davi, homem que agradava ao coração de Deus, tratava seus cativos de modo cruel, como alguns concluem dos textos de 2 Samuel 12:31 e 1 Crónicas 20:3? Empty
MensagemAssunto: Será que Davi, homem que agradava ao coração de Deus, tratava seus cativos de modo cruel, como alguns concluem dos textos de 2 Samuel 12:31 e 1 Crónicas 20:3?   Será que Davi, homem que agradava ao coração de Deus, tratava seus cativos de modo cruel, como alguns concluem dos textos de 2 Samuel 12:31 e 1 Crónicas 20:3? EmptyTer Ago 10, 2010 3:44 am



Não. Davi apenas sentenciou os amonitas cativos a trabalhos forçados. As acções de Davi foram mal entendidas devido ao modo como algumas traduções bíblicas vertem esses versículos.

Descrevendo o tratamento dado aos amonitas, essas versões bíblicas retratam Davi como bárbaro e cruel. Por exemplo, segundo a Versão Figueiredo, 2 Samuel 12:31 reza: “Trazendo os seus moradores os mandou serrar, e que passassem por cima deles carroças ferradas: e que os fizessem em pedaços com cutelos, e os botassem em fornos de cozer tijolo. Assim o fez com todas as cidades dos amonitas.” O relato em 1 Crónicas 20:3 é vertido de modo similar.

No entanto, conforme observado pelo erudito bíblico Samuel Rolles Driver, a crueldade “não está em harmonia com tudo o que sabemos a respeito do carácter e do temperamento de Davi como pessoa”. Assim, um comentário na versão The Anchor Bible declara: “Davi está montando equipes de trabalho compostas de pessoas cativas para a exploração económica do território conquistado, evidentemente uma prática comum entre reis vitoriosos.” A mesma idéia é transmitida por Adam Clarke, que disse: “O significado portanto é: Ele [Davi] fez escravos das pessoas e deu a elas o trabalho de serrar, fazer grades de ferro para arar, . . . e de cortar madeira e fazer tijolos. Serrar ou cortar em pedaços, retalhar e abater seres humanos não se enquadram nesse texto, assim como não se enquadram na conduta de Davi para com os amonitas.”

Reflectindo esse entendimento mais exacto, várias traduções modernas deixam claro que Davi não deve ser acusado de submeter as pessoas a um tratamento desumano. Note a tradução da Nova Versão Internacional (2000): “Trouxe também os seus habitantes, designando-lhes trabalhos com serras, picaretas e machados, além da fabricação de tijolos. Davi fez assim com todas as cidades amonitas.” (2 Samuel 12:31) “Trouxe também os seus habitantes, designando-lhes trabalhos com serras, picaretas de ferro e machados. Davi fez assim com todas as cidades amonitas.” (1 Crónicas 20:3) A versão da Tradução do Novo Mundo também está em harmonia com o entendimento desses eruditos. “Tirou o povo que havia nela para fazê-los serrar pedras e trabalhar com ferramentas afiadas e com machados de ferro, e fez que servissem na fabricação de tijolos.” (2 Samuel 12:31) “Tirou o povo que havia nela, e manteve-os ocupados em serrar pedras, e com ferramentas afiadas, e com machados; e Davi foi fazer assim a todas as cidades dos filhos de Amom.” — 1 Crónicas 20:3.

Davi não submeteu os amonitas derrotados à tortura e a massacres horríveis. Não imitou os costumes de guerra sádicos e cruéis dos seus dias.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Será que Davi, homem que agradava ao coração de Deus, tratava seus cativos de modo cruel, como alguns concluem dos textos de 2 Samuel 12:31 e 1 Crónicas 20:3?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Será que o incidente de Davi e seus homens comerem os pães da apresentação indica que, sob circunstâncias difíceis, a lei de Deus pode ser violada com impunidade? — 1 Samuel 21:1-6.
» Segundo Deuteronômio 6:8, 9, mandou-se que os israelitas ‘atassem a lei de Deus como sinal na sua mão’, servindo-lhes de ‘frontal entre os seus olhos’. Deve-se entender isso literalmente?
» medo do homem ou confiança em Deus
» Por que Davi, um servo fiel de Jeová, permitiu que sua esposa Mical tivesse um terafim, ou ídolo, conforme indica 1 Samuel 19:12, 13?
» será que Deus causa o mal?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Profetas :: Samuel :: Abner faz aliança com Davi-
Ir para: