À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Na Bíblia, Êxodo 4:11 diz: “Quem designa o mudo, ou o surdo, ou o de vista clara, ou o cego? Não sou eu, Jeová?” Significa isso que Deus é responsável por cada caso de tais deficiências da surdez e da cegueira?

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Na Bíblia, Êxodo 4:11 diz: “Quem designa o mudo, ou o surdo, ou o de vista clara, ou o cego? Não sou eu, Jeová?” Significa isso que Deus é responsável por cada caso de tais deficiências da surdez e da cegueira? Empty
MensagemAssunto: Na Bíblia, Êxodo 4:11 diz: “Quem designa o mudo, ou o surdo, ou o de vista clara, ou o cego? Não sou eu, Jeová?” Significa isso que Deus é responsável por cada caso de tais deficiências da surdez e da cegueira?   Na Bíblia, Êxodo 4:11 diz: “Quem designa o mudo, ou o surdo, ou o de vista clara, ou o cego? Não sou eu, Jeová?” Significa isso que Deus é responsável por cada caso de tais deficiências da surdez e da cegueira? EmptyQua Ago 11, 2010 10:28 am


Não, pois isso estaria em desacordo com toda a personalidade de Deus. A Bíblia nos diz: “Por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém.” (Tia. 1:13) Seus atos sempre têm um objectivo. Ele nunca traz uma calamidade sobre alguém sem bom motivo. Ele é a fonte de “toda boa dádiva e todo presente perfeito”. (Tia. 1:17) “Perfeita é a sua actuação, pois todos os seus caminhos são justiça. Deus de fidelidade e sem injustiça; justo e reto é ele.” — Deu. 32:4.

Em harmonia com isso, vemos que foi pela própria escolha do primeiro casal humano, Adão e Eva, que eles perderam a perfeição e por isso a capacidade de ter filhos perfeitos. (Jó 14:4) Ao passo que seus descendentes se casavam, surgiam cada vez mais imperfeições entre os homens, inclusive defeitos físicos tais como a cegueira e a surdez. Visto que Jeová Deus permitiu que isso se desenvolvesse, ele podia dizer que ele mesmo havia ‘designado’ o mudo, o surdo e o cego. (Veja Romanos 8:20, 21.) Além disso, ele entende plenamente tais impedimentos e suas causas.

Jeová Deus tampouco protegeu as pessoas contra as consequências tristes que a desobediência pode trazer ao organismo físico. A lei imutável de Deus é: “O que o homem semear, isso também ceifará.” (Gál. 6:7) Assim, os filhos resultantes de relações incestuosas podem nascer defeituosos; podem ser cegos, surdos e de outro modo sofrer impedimentos por nascença. Os que se entregam a imoralidades sexuais podem contrair uma doença venérea que pode resultar em ficarem cegos, surdos ou mesmo dementes. O mesmo pode acontecer às crianças dadas à luz por uma mulher que tem doença venérea.

Quando está em harmonia com o seu propósito e seu modo de proceder, Jeová Deus pode fazer literalmente que pessoas fiquem cegas, surdas ou mudas. Um exemplo disso é Zacarias, pai de João Baptista. Quando Zacarias expressou dúvidas ao saber que se tornaria pai dum filho de sua idosa esposa Elisabete, o anjo Gabriel lhe disse: “Ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas ocorram, porque não acreditaste nas minhas palavras, as quais se cumprirão no seu tempo designado.” (Luc. 1:20) Zacarias foi então, por um tempo tornado mudo, sem poder falar, até a circuncisão de seu filho de oito dias de idade. — Atos 13:8-11.

Ainda outro modo em que Deus ‘designa’ o mudo, o surdo e o cego é em sentido espiritual. Quando alguém prefere estar surdo e cego para com a Sua mensagem, ele lhe permite persistir na descrença. Isto se deu com o infiel Israel, no tempo do profeta Isaías. Isaías foi informado: “Vai, e tens de dizer a este povo: ‘Ouvi vez após vez, mas não entendais; e vede vez após vez, mas não obtenhais conhecimento.’ Torna embotado o coração deste povo e torna insensíveis os próprios ouvidos deles, e gruda os próprios olhos deles, para que não vejam com os seus olhos e não ouçam com os seus ouvidos, e para que seu próprio coração não entenda, e para que realmente não recuem e obtenham para si a cura.” — Isa. 6:9, 10.

Visto que Jeová Deus conhecia a condição do coração dos israelitas infiéis, sabia de antemão que combateriam Sua mensagem. Quanto mais Isaías trouxesse a palavra de Jeová à atenção deles, tanto mais ficariam endurecidos contra ela. Deste modo, a profecia de Isaías revelava ou tornava evidente o pleno alcance de sua cegueira e surdez espirituais. O efeito disso era como se tivessem sido feitos espiritualmente surdos e cegos.

Portanto, em vista do que Jeová Deus tem feito e pode fazer, as Escrituras falam dele como ‘designando’ o mudo, o surdo e o cego. Mas ele não é directamente responsável por todos os casos de tais impedimentos físicos. Estes defeitos físicos surgiram principalmente por Deus permitir que viesse à existência uma raça humana pecadora. Em alguns poucos casos e para fins específicos, Jeová Deus causou cegueira e mudez físicas; ele fez com que a cegueira e a surdez espirituais se evidenciassem nos que deixam de ter fé na sua palavra ou na sua mensagem. Por outro lado, concedeu também visão e audição espirituais aos que procuram fazer a sua vontade, e, mediante o governo do seu reino por Cristo, livrará a humanidade de todos os impedimentos físicos. — Isa. 61:1, 2; Rev (apocalipse). 21:3, 4.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Na Bíblia, Êxodo 4:11 diz: “Quem designa o mudo, ou o surdo, ou o de vista clara, ou o cego? Não sou eu, Jeová?” Significa isso que Deus é responsável por cada caso de tais deficiências da surdez e da cegueira?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Visto que a Bíblia diz que o profeta Samuel ofereceu sacrifícios, significa isso que era sacerdote?
» Era do propósito original de Deus que a mulher estivesse em sujeição ao seu marido? Ou deu-se isso apenas depois de Adão e Eva terem pecado e Deus ter dito à mulher que “teu esposo . . . te dominará”? — Gen. 3:16.
» o que significa a primeira profecia da biblia em génesis
» Visto que as águas do mar Vermelho se ‘solidificaram’, significa isso que realmente congelaram?
» O que significa ‘andar com Deus’?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Êxodo :: Moisés o mensageiro de Deus-
Ir para: