À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 um dos filhos de Jacó-judá

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

um dos filhos de Jacó-judá Empty
MensagemAssunto: um dos filhos de Jacó-judá   um dos filhos de Jacó-judá EmptyTer Ago 10, 2010 4:06 am

Quais foram as circunstâncias que levaram Judá a ter relações sexuais com uma mulher que ele achava ser uma meretriz, conforme declarado em Génesis 38:15, 16?

Embora Judá tivesse tido relações sexuais com uma mulher que ele achava ser uma meretriz, na realidade ela não era. Segundo o capítulo 38 de Génesis, aconteceu o seguinte:

O filho primogénito de Judá estava casado com Tamar, mas antes de terem filhos, ele foi morto porque “mostrou-se mau aos olhos de Jeová”. (Génesis 38:7) Naquela época, era costume o “casamento de cunhado”. Isso exigia que, ao morrer um homem sem deixar herdeiro, seu irmão devia providenciar que a viúva tivesse um herdeiro. Mas, o segundo filho de Judá, Onã, negou-se a cumprir sua obrigação. Por isso, ele foi julgado e morto por Deus. Judá mandou então Tamar, sua nora, de volta para a casa do pai dela, até que o terceiro filho de Judá, Selá, tivesse idade suficiente para se casar com ela. Mas o tempo passou e Judá não deu Selá em casamento a Tamar. Portanto, quando a esposa de Judá faleceu, Tamar planeou um modo de conseguir um herdeiro por meio de Judá, o israelita que fora seu sogro. Ela se disfarçou de prostituta de templo e sentou-se à beira da estrada pela qual sabia que Judá ia passar.

Sem saber que era Tamar, Judá teve relações com ela. Ela astutamente conseguiu dele objectos como recompensa pelos seus favores sexuais, e por meio desses provou mais tarde que ele a havia engravidado. Ao saber da verdade, Judá não a culpou, mas disse humildemente: “Ela é mais justa do que eu, visto que não a dei a Selá, meu filho.” E, muito apropriadamente, “nunca mais teve relações com ela”. — Génesis 38:26.

Judá agiu erroneamente quando não deu Tamar ao seu filho Selá, conforme prometido. Teve também relações com uma mulher que achava ser prostituta de templo. Isso era contrário ao propósito de Deus de que o homem tivesse relações sexuais apenas dentro do casamento; Judá desconsiderou isso. (Génesis 2:24) Na realidade, porém, Judá não teve relações com uma prostituta. Sem se dar conta, na verdade ele tomou o lugar de seu filho Selá na realização dum casamento de cunhado, e assim gerou descendentes legítimos.

Quanto a Tamar, o proceder dela não foi imoral. Seus gémeos não foram considerados filhos de fornicação. Quando Boaz, de Belém, casou-se com a moabita Rute, seguindo o costume de casamento de cunhado, os anciãos de Belém falaram favoravelmente do filho de Tamar, Peres, dizendo a Boaz: “Torne-se a tua casa igual à casa de Peres, que Tamar deu à luz a Judá, da descendência que Jeová te dará desta moça.” (Rute 4:8-12) Peres também é alistado entre os antepassados de Jesus Cristo. — Mateus 1:1-3; Lucas 3:23-33.

Ir para o topo Ir para baixo
 
um dos filhos de Jacó-judá
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Judá, o primeiro
» Jacó pune simeão e levi
» significado de Jacó
» jacó e a primogénitura
» filhos sem disciplina no grau certo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Gênesis :: Jacó de enganador a príncipe-
Ir para: