Como pai e sumo sacerdote em Israel, Eli se mostra relapso em aplicar a disciplina de Jeová. Seus dois filhos, Hofni e Finéias, servem como sacerdotes oficiantes, mas são “homens imprestáveis”, interessados apenas em satisfazer seu ventre e seus desejos sexuais impuros. Não se contentam com o quinhão do sacrifício reservado para eles pela lei de Deus, e até mesmo se servem antes de Jeová, por fazerem que um ajudante exija carne crua do ofertante, antes de fazer a gordura fumegar sobre o altar. Os filhos cobiçosos e sensuais de Eli usam sua posição junto à tenda de reunião para se entregar a vícios e a furtos às custas da adoração pura de Jeová. Mesmo quando seus filhos corruptos têm relações sexuais imorais com as mulheres que servem à entrada do tabernáculo, Eli não os expulsa do cargo, mas apenas os censura de forma branda. Eli continua honrando a seus filhos mais do que a Jeová. — 1Sa 2:12-17, 22-25, 29.
No decorrer do tempo, chega um profeta de Deus com uma mensagem funesta de aviso: O poder e a influência da casa de Eli serão decepados, de modo que não chegará a haver homem idoso na casa dele. Seus filhos corruptos são designados a morrer num só dia. (1Sa 2:27-36) Por intermédio do próprio menino Samuel, Jeová reafirma o julgamento adverso sobre a casa de Eli. (1Sa 3:11-14) Samuel tem medo de relatar esta mensagem, mas o faz a pedido de Eli. Eli sujeita-se então humildemente a isso, dizendo: “É de Jeová. Faça ele o que for bom aos seus olhos.” — 1Sa 3:15-18.