À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 livro de miqueias

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

livro de miqueias Empty
MensagemAssunto: livro de miqueias   livro de miqueias EmptyQui Set 24, 2009 10:28 am

Quase 2.700 anos atrás, o profetizar de Miquéias mostrou ser muito ‘proveitoso para repreender’, pois o Rei Ezequias, de Judá, acolheu a sua mensagem e conduziu a nação ao arrependimento e à reforma religiosa. (Miq. 3:9-12; Jer. 26:18, 19; compare com 2 Reis 18:1-4.) Hoje, essa profecia inspirada é ainda mais proveitosa. Que todos os que professam adorar a Deus ouçam os explícitos avisos de Miquéias contra a religião falsa, a adoração de ídolos, a mentira e a violência! (Miq. 1:2; 3:1; 6:1) Paulo corrobora estes avisos em 1 Coríntios 6:9-11, onde diz que os cristãos verdadeiros foram purificados, e que ninguém que se entregue a tais práticas herdará o Reino de Deus. De modo simples e claro, Miquéias 6:8 diz que o requisito de Jeová para o homem é que ande com Ele em justiça, bondade e modéstia.

Miquéias transmitiu a sua mensagem entre um povo tão dividido que ‘os inimigos do homem eram os homens da sua casa’. Os cristãos verdadeiros não raro pregam em circunstâncias similares e alguns até mesmo se deparam com traições e amarga perseguição dentro de sua própria relação familiar. Precisam sempre esperar pacientemente em Jeová, o ‘Deus de sua salvação’. (Miq. 7:6, 7; Mat. 10:21, 35-39) Sob perseguição, ou quando confrontados com uma designação difícil, os que confiam corajosamente em Jeová ficarão, como Miquéias, ‘cheios de poder com o espírito de Jeová’ ao proclamar a Sua mensagem. Miquéias profetizou que tal coragem seria especialmente evidente nos “remanescentes de Jacó”. Estes seriam como ‘leão entre as nações, no meio de muitos povos’ e, ao mesmo tempo, como orvalho e chuvas refrescantes da parte de Jeová. Tais qualidades eram certamente manifestas nos ‘remanescentes de Israel (Jacó)’ que se tornaram membros da congregação cristã do primeiro século. — Miq. 3:8; 5:7, 8; Rom. 9:27; 11:5, 26.

O nascimento de Jesus em Belém, em cumprimento da profecia de Miquéias, não só confirma a inspiração divina do livro, mas também ilumina o contexto do versículo como sendo profético da vinda do Reino de Deus sob Cristo Jesus. Jesus é aquele que vem de Belém (Casa de Pão) com benefícios vitalizadores para todos os que exercem fé em seu sacrifício. É ele quem ‘pastoreia na força de Jeová’ e se torna grande e leva a paz até os confins da terra entre o restaurado e unificado rebanho de Deus. — Miq. 5:2, 4; 2:12; João 6:33-40.

 Deriva-se grande encorajamento da profecia de Miquéias sobre a “parte final dos dias”, quando “muitas nações” buscam instrução da parte de Jeová. “E terão de forjar das suas espadas relhas de arado, e das suas lanças, podadeiras. Não levantarão espada, nação contra nação, nem aprenderão mais a guerra. E realmente sentar-se-ão, cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os faça tremer; porque a própria boca de Jeová dos exércitos falou isso.” Abandonando toda adoração falsa, juntam-se a Miquéias em afirmar: “Nós, da nossa parte, andaremos no nome de Jeová, nosso Deus, por tempo indefinido, para todo o sempre.” Realmente, a profecia de Miquéias inspira fé fornecendo um vislumbre desses momentosos acontecimentos. É notável, também, em exaltar a Jeová como Soberano e Rei eterno. Quão emocionantes são estas palavras: “Jeová realmente reinará sobre eles no monte Sião, desde agora e por tempo indefinido”! — Miq. 4:1-7; 1 Tim. 1:17.
Ir para o topo Ir para baixo
 
livro de miqueias
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» breve resumo de Miquéias
» livro de jó
» livro de Josué
» livro de lamentações
» livro de lucas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: