o texto em Gênesis 2:2, que diz que Deus repousou “de toda a sua obra”. Contrastando com isso há o comentário em João 5:17, onde Jesus diz que Deus “tem estado trabalhando até agora”. Mas, como mostra o contexto, o registro em Gênesis fala especificamente a respeito das obras de criação material de Deus, ao passo que Jesus se referia às obras de Deus concernentes à sua orientação divina e aos cuidados que presta à humanidade.
aparente contradição se constata na comparação de Êxodo 34:7 com Ezequiel 18:20. O primeiro texto diz que Deus traria “punição pelo erro dos pais sobre os filhos e sobre os netos”, ao passo que o último diz que “o próprio filho não levará nenhuma culpa pelo erro do pai”. Por que parecem ser contraditórios esses textos? Porque são tirados do contexto. Examine a matéria circundante e o cenário. Neste caso, torna-se óbvio que quando Deus mencionou a punição como vindo não apenas sobre os pais, como também sobre seus filhos e netos, ele falava sobre o que resultaria aos israelitas como nação, caso pecassem contra ele e fossem levados ao cativeiro. Por outro lado, ao dizer que um filho não seria responsabilizado pelo erro de seu pai, ele referia-se à responsabilidade individual.
Segundo Marcos (15:17) e João (19:2), os soldados cobriram Jesus com uma roupa púrpura. Mas Mateus (27:28) chamou-a de “manto escarlate”, destacando a cor vermelha. Visto que a púrpura é qualquer cor que tenha por componentes tanto o vermelho como o azul, Marcos e João concordam em que o manto tinha coloração vermelha. O reflexo da luz e o fundo podem ter dado diferentes nuançes à roupa, e os escritores dos Evangelhos mencionaram a respectiva cor que se destacava mais para eles, ou para aqueles de quem obtiveram a informação.