À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 livro 1 timóteo

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

livro 1 timóteo Empty
MensagemAssunto: livro 1 timóteo   livro 1 timóteo EmptyQui Set 24, 2009 3:49 pm

Esta carta dá um forte aviso para os que se entregam a vãs especulações e argumentos filosóficos. “Debates sobre palavras” estão aliados ao orgulho e devem ser evitados, pois Paulo diz que eles obstruem o crescimento cristão, fornecendo apenas ‘questões para pesquisa em vez de uma dispensação de algo por Deus em conexão com a fé’. (6:3-6; 1:4) Juntamente com as obras da carne, essas disputas estão “em oposição ao ensino salutar, segundo as gloriosas boas novas do Deus feliz”. — 1:10, 11.

 Os cristãos na gananciosa Éfeso aparentemente precisavam de conselhos sobre combater o materialismo e suas distrações. Paulo deu tais conselhos. O mundo cita liberalmente as suas palavras: ‘O amor ao dinheiro é a raiz de todo o mal’, mas quão poucos atentam a estas palavras! Ao contrário, os cristãos verdadeiros têm de acatar este conselho constantemente. Significa vida para eles. Têm de fugir do nocivo laço do materialismo, depositando sua esperança, não “nas riquezas incertas, mas em Deus, que nos fornece ricamente todas as coisas para o nosso usufruto”. — 6:6-12, 17-19.

 A carta de Paulo mostra que o próprio Timóteo era um excelente exemplo do que um jovem cristão deve ser. Embora relativamente jovem na idade, era maduro no crescimento espiritual. Ele se empenhara em qualificar-se como superintendente e foi ricamente abençoado com os privilégios que usufruiu. Mas, como todos os zelosos jovens ministros hoje, ele tinha de continuar a ponderar estas coisas e a absorver-se nelas, para fazer contínuo progresso. O conselho de Paulo é oportuno para todos os que buscam alegria contínua em fazer progresso cristão: “Presta constante atenção a ti mesmo e ao teu ensino. Permanece nestas coisas, pois, por fazeres isso, salvarás tanto a ti mesmo como aos que te escutam.” — 4:15, 16.

 Esta carta inspirada infunde apreço pelos ordeiros arranjos de Deus. Mostra como tanto homens e mulheres podem fazer a sua parte em manter a harmonia teocrática na congregação. (2:8-15) Daí, passa a considerar as qualificações para superintendentes e para servos ministeriais. De modo que o espírito santo indica os requisitos exigidos dos que servem em posições especiais. A carta incentiva também a todos os ministros dedicados a satisfazer estas normas, dizendo: “Se algum homem procura alcançar o cargo de superintendente, está desejoso duma obra excelente.” (3:1-13) A correta atitude do superintendente para com os da congregação, segundo a sua faixa etária e sexo, é apropriadamente considerada, como também o é o lidar com acusações perante testemunhas. Ao frisar que os anciãos que trabalham arduamente em falar e ensinar são dignos de dupla honra, Paulo recorreu duas vezes às Escrituras Hebraicas como autoridade: “Porque a escritura diz: ‘Não deves açaimar o touro quando debulha o grão’; também: ‘O trabalhador é digno do seu salário.’” — 1 Tim. 5:1-3, 9, 10, 19-21, 17, 18; Deut. 25:4; Lev. 19:13.

 Depois de dar todos esses excelentes conselhos, Paulo acrescenta que o mandamento deve ser observado dum modo imaculado e irrepreensível, ‘até a manifestação do Senhor Jesus Cristo como Rei dos que reinam e Senhor dos que dominam’. À base desta esperança do Reino, a carta termina com uma poderosa exortação aos cristãos “para praticarem o bem, para serem ricos em obras excelentes, para serem liberais, prontos para partilhar, entesourando para si seguramente um alicerce excelente para o futuro, a fim de que se apeguem firmemente à verdadeira vida”. (1 Tim. 6:14, 15, 18, 19) É sem dúvida proveitosa toda a excelente instrução de Primeira Timóteo!
Ir para o topo Ir para baixo
 
livro 1 timóteo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» livro 2 timóteo
» Breve resumo de 1 Timóteo
» breve resumo de 2 Timóteo
» livro 3 joão
» livro de jó

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: