À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 breve resumo de 2 Timóteo

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

breve resumo de 2 Timóteo Empty
MensagemAssunto: breve resumo de 2 Timóteo   breve resumo de 2 Timóteo EmptySex Ago 20, 2010 4:00 am

“Apega-te ao modelo de palavras salutares” (1:1–3:17). Paulo diz a Timóteo que ele jamais o esquece em suas orações e que anseia vê-lo. Recorda ‘a fé sem hipocrisia’ que há em Timóteo e que primeiro havia em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice. Timóteo deve atiçar como um fogo o dom que há nele, ‘porque Deus não deu um espírito de covardia, mas sim de poder, de amor e de bom juízo’. Portanto, que ele não se envergonhe de testemunhar e de sofrer o mal por causa das boas novas, pois a benignidade imerecida de Deus se tornou claramente evidente através da manifestação do Salvador, Cristo Jesus. Timóteo deve ‘apegar-se ao modelo de palavras salutares’ que ouviu de Paulo, guardando-o como custódia excelente. — 1:5, 7, 13.

 Timóteo deve transmitir as coisas que aprendeu de Paulo a “homens fiéis, os quais, por sua vez, estarão adequadamente qualificados para ensinar outros”. Timóteo deve provar-se soldado excelente de Cristo Jesus. O soldado evita laços comerciais. Ademais, aquele que é coroado nos jogos compete segundo as regras. A fim de ganhar discernimento, Timóteo deve ter sempre em mente as palavras de Paulo. As coisas importantes para se lembrar, e para lembrar outros, são: “Que Jesus Cristo foi levantado dentre os mortos e era do descendente de Davi”, e que a salvação e a glória eterna em união com Cristo, reinar com ele, são as recompensas dos escolhidos que perseveram. Timóteo deve fazer o máximo para apresentar-se a Deus como obreiro aprovado, evitando palavras vãs que violam o que é santo, e que se alastram como gangrena. Assim como numa casa grande um vaso honroso é guardado à parte daquele que não é honroso, Paulo também admoesta Timóteo a ‘fugir dos desejos pertinentes à mocidade, mas empenhar-se pela justiça, pela fé, pelo amor, pela paz, ao lado dos que invocam o Senhor dum coração puro’. O escravo do Senhor precisa ser meigo para com todos, qualificado para ensinar, instruindo com brandura. — 2:2, 8, 22.

 “Nos últimos dias” haverá tempos críticos, difíceis de manejar, as pessoas mostrando-se falsas para com a sua ostentação de devoção piedosa, “sempre aprendendo, contudo, nunca podendo chegar a um conhecimento exacto da verdade”. Mas Timóteo seguiu de perto os ensinamentos e o proceder de Paulo, e passou pelas mesmas perseguições, das quais o Senhor o livrou. “De fato”, acrescenta, “todos os que desejarem viver com devoção piedosa em associação com Cristo Jesus também serão perseguidos”. Timóteo, contudo, deve continuar nas coisas que aprendeu desde a infância, que o podem fazer sábio para a salvação, pois “toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa”. — 3:1, 7, 12, 16.

 Efectuando plenamente o ministério (4:1-22). Paulo encarrega Timóteo de ‘pregar a palavra’ com urgência. (4:2) Virá o tempo em que os homens não suportarão o ensino salutar e recorrerão a falsos instrutores; que Timóteo, porém, mantenha os seus sentidos, ‘faça a obra dum evangelizador, efectue plenamente o seu ministério’. Reconhecendo que a sua morte é iminente, Paulo exulta por ter travado a luta excelente, por ter corrido a carreira até o fim e observado a fé. Agora aguarda confiantemente a recompensa, “a coroa da justiça”. — 4:5, 8.

 Paulo insta Timóteo a vir ter com ele prontamente e dá-lhe instruções sobre a viagem. Quando Paulo fez a sua primeira defesa, todos o abandonaram, mas o Senhor infundiu-lhe poder de modo que a pregação pudesse ser efectuada plenamente entre as nações. Sim, ele confia que o Senhor o livrará de toda obra iníqua e o salvará para o Seu Reino celestial.
Ir para o topo Ir para baixo
 
breve resumo de 2 Timóteo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Breve resumo de 1 Timóteo
» Breve resumo de 1 Tessalonissenses
» breve resumo de Jó
» Breve resumo de 2 Tessalonissenses
» breve resumo de 1 samuel

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: