À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 12 tribos de israel

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

12 tribos de israel Empty
MensagemAssunto: 12 tribos de israel   12 tribos de israel EmptySex Ago 21, 2009 3:08 pm

O termo grego fy·lé (traduzido “tribo”) refere-se a um grupo de pessoas unidas por descendência comum e também a uma subdivisão dele, isto é, um clã ou tribo. Esta palavra muitas vezes é usada nas Escrituras Gregas Cristãs com respeito às tribos da nação de Israel.O arranjo tribal em Israel baseava-se na descendência dos 12 filhos de Jacó.

Grande parte da organização dos israelitas girava em torno da estrutura tribal. Tanto a ordem de marcha como de acampamento no ermo eram de acordo com as tribos. (Núm 2:1-31; 10:5, 6, 13-28) A herança de terras fora dividida à base de tribos, e leis especiais foram formuladas para que as terras não circulassem de tribo em tribo. — Núm 36:7-9; Jos 19:51.

A divisão da nação segundo chefes de família foi levada a cabo também dentro de cada tribo. Embora a tribo fosse a divisão básica e mais importante da nação, cada tribo achava-se subdividida em grandes “famílias” (o termo “família” usado em sentido amplo) com base na descendência de chefes paternos. (Núm 3:20, 24; 34:14) Em cada “família” havia muitos grupos familiares. Este arranjo, moldado segundo a estrutura tribal, é bem ilustrado em Josué 7:16-18 e 1 Samuel 9:21; 10:20, 21.
Ir para o topo Ir para baixo
MarcioAlmeida




Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 55
Localização : São Paulo

12 tribos de israel Empty
MensagemAssunto: Re: 12 tribos de israel   12 tribos de israel EmptySex Ago 21, 2009 5:06 pm

O interessante das doze tribos é que cada uma tinha uma particularidade, de acordo com as bênçãos proferidas por Jacó.
Outra coisa interessante é que as doze não eram exatamente doze, já que Levi não teve herança na terra e José foi dividido em duas tribos...
Outra coisa interessante é que no tempo de Jesus, já não haviam mais doze e sim duas, Judá e Samaritanos.
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

12 tribos de israel Empty
MensagemAssunto: Re: 12 tribos de israel   12 tribos de israel EmptySáb Ago 22, 2009 4:16 am

Quando as várias tribos receberam sua herança de terras na Terra da Promessa (Jos 13-19), não havia uma “tribo” de José. Em vez disso, “os filhos de José”, Manassés e Efraim, foram contados como tribos distintas em Israel. Conforme arranjado por Jeová, porém, isto não aumentou para 13 o número de tribos de Israel que receberam uma herança, pois os levitas não receberam uma herança de terra. Jeová escolhera “a tribo de Levi” (Núm 1:49) no lugar dos primogénitos das outras tribos para ministrar no santuário. (Êx 13:1, 2; Núm 3:6-13, 41; De 10:8, 9; 18:1) Consequentemente, havia 12 tribos não-levitas em Israel. — Jos 3:12, 13; Jz 19:29; 1Rs 11:30-32; At 26:7.

A herança de terras fora dividida à base de tribos, e leis especiais foram formuladas para que as terras não circulassem de tribo em tribo. — Núm 36:7-9; Jos 19:51

Por deixarem de aderir aos caminhos justos de Jeová, as condições prevalecentes no fim de apenas três reinados e no começo do quarto produziram forte descontentamento que levou à revolta e a uma divisão da nação (997 AEC). O resultado foi um reino setentrional e um reino meridional. um reino de 10 tribos e outra de duas tribos
Ir para o topo Ir para baixo
MarcioAlmeida




Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 55
Localização : São Paulo

12 tribos de israel Empty
MensagemAssunto: Re: 12 tribos de israel   12 tribos de israel EmptySeg Ago 24, 2009 12:52 pm

Que doze tribos ???
Mateus 19:28 E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
Lucas 22:30 Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.
Atos 26:7 À qual as nossas doze tribos esperam chegar, servindo a Deus continuamente, noite e dia. Por esta esperança, ó rei Agripa, eu sou acusado pelos judeus.
Tiago 1:1 Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.

Quem está faltando ??? A tribo de Dã foi retirada por que ???
Apocalipse 7:4-8 E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel. Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil assinalados; da tribo de Gade, doze mil assinalados; Da tribo de Aser, doze mil assinalados; da tribo de Naftali, doze mil assinalados; da tribo de Manassés, doze mil assinalados; Da tribo de Simeão, doze mil assinalados; da tribo de Levi, doze mil assinalados; da tribo de Issacar, doze mil assinalados; Da tribo de Zebulom, doze mil assinalados; da tribo de José, doze mil assinalados; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados.

Em Gênesis 49 vemos as bênçãos de cada tribo :
Rúben, tu és meu primogênito, Simeão e Levi são irmãos; Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; Zebulom habitará no porto dos mares, Issacar é jumento de fortes ossos, julgará o seu povo, Quanto a Gade, De Aser, Naftali é uma gazela solta; José é um ramo frutífero, Benjamim é lobo que despedaça; Todas estas são as doze tribos de Israel; e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a sua bênção.

Este texto explica a separação da tribo de José em Manassés e Efraim :
Ezequiel 47:13 Assim diz o Senhor DEUS: Este será o termo conforme o qual repartireis a terra em herança, segundo as doze tribos de Israel; José terá duas partes.
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

12 tribos de israel Empty
MensagemAssunto: Re: 12 tribos de israel   12 tribos de israel EmptySeg Ago 24, 2009 1:57 pm

(Apocalipse 7:4-Cool . . .E ouvi o número dos selados: cento e quarenta e quatro mil, selados de toda tribo dos filhos de Israel: 5 Da tribo de Judá, doze mil selados; da tribo de Rubem, doze mil; da tribo de Gade, doze mil; 6 da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil; 7 da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil; 8 da tribo de Zebulão, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil selados.

As 12 tribos mencionadas em Apocalipse, capítulo 7, têm de referir-se a este Israel espiritual, por vários motivos válidos. A listagem não é igual à do Israel natural, em Números, capítulo 1. Também, o templo e o sacerdócio de Jerusalém, e todos os registros tribais do Israel natural, foram destruídos de forma permanente, sendo perdidos para sempre, muito antes de João ter tido sua visão, em 96 EC. Mais importante, porém, é que João obteve sua visão tendo por fundo os acontecimentos supracitados que ocorreram a partir de Pentecostes de 33 EC. À luz de tais eventos, a visão de João sobre os que estavam em pé no Monte Sião celestial, junto com o Cordeiro (a quem o Israel natural rejeitara), revelava que o número deste Israel espiritual de Deus era de 144.000 “comprados dentre a humanidade”. — Re 7:4; 14:1, 4.

O seguinte pode ser o motivo para esta diferença:

Rubem, o primogénito de Jacó, perdeu o direito de primogenitura por causa de sua conduta errada. (Gên 49:3, 4; 1Cr 5:1, 2) José (o primogénito de Jacó com Raquel, sua segunda esposa, mas a favorita) obteve os privilégios de primogénito, incluindo o direito de ter duas partes, ou porções em Israel. (Gên 48:21, 22) Na lista de Revelação, “José” evidentemente equivale a Efraim. E Manassés representa a segunda porção de José no Israel espiritual. A tribo de Levi está alistada; para dar lugar a Levi, sem aumentar o número de tribos, não se inclui a tribo de Dã, em apocalipse 7:4-8, mas pelo visto não por causa de alguma inadequabilidade da parte de Dã. A inclusão de Levi também serviria para mostrar que não há nenhuma tribo sacerdotal especial no Israel espiritual, visto que a inteira nação espiritual é um “sacerdócio real”. — 1Pe 2:9.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





12 tribos de israel Empty
MensagemAssunto: Re: 12 tribos de israel   12 tribos de israel Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
12 tribos de israel
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» jacó deu origem ás 12 tribos de Israel
» As doze tribos
» Existiam mais tribos antes e durante o Éden ?
» UM REI em israel?
» renovação do pacto com Israel

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Números :: Ordem e acampamento-
Ir para: