À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Breve resumo de 1 Tessalonissenses

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Breve resumo de 1 Tessalonissenses Empty
MensagemAssunto: Breve resumo de 1 Tessalonissenses   Breve resumo de 1 Tessalonissenses EmptySex Ago 20, 2010 3:53 am

Os tessalonicenses são exemplo para outros crentes (1:1-10). Paulo começa a sua carta aos tessalonicenses com calorosos elogios de sua obra fiel, labor amoroso e perseverança na esperança. As boas novas pregadas entre eles não foram só em palavras, mas ‘também com poder e forte certeza’. Imitando o exemplo que lhes fora dado, os tessalonicenses haviam aceitado a palavra “com alegria de espírito santo” e se haviam tornado eles mesmos um exemplo para todos os crentes na Macedónia, Acaia e mesmo além. Haviam-se desviado completamente de seus ídolos, “a fim de trabalhar como escravos para um Deus vivente e verdadeiro, e para aguardar o seu Filho vindo dos céus”. — 1:5, 6, 9, 10.

 A amorosa preocupação de Paulo para com os tessalonicenses (2:1–3:13)
. Depois de terem sido tratados com insolência em Filipos, Paulo e seus companheiros muniram-se de intrepidez para pregar aos tessalonicenses. Isso fizeram não para agradar a homens, nem como lisonjeiros, tampouco buscando glória de homens. Ao contrário, diz Paulo, “tornamo-nos meigos entre vós, como a mãe lactante que acalenta os seus próprios filhos. Tendo assim terna afeição por vós, de bom grado não só vos conferimos as boas novas de Deus, mas também as nossas próprias almas, porque viestes a ser amados por nós”. (2:7, Cool Continuavam a exortar os tessalonicenses como um pai exorta a seus filhos, para que prosseguissem andando dum modo digno de Deus, que os chamava para o Seu Reino e glória.

 Paulo os elogia por aceitarem prontamente as boas novas pelo que são, isto é, “a palavra de Deus”. Não são os únicos a serem perseguidos por seus próprios conterrâneos, pois os primeiros crentes na Judéia sofreram perseguição similar às mãos dos judeus. Ansioso pelo bem-estar deles, em duas ocasiões Paulo desejou ir ter com eles pessoalmente, mas foi impedido por Satanás. Para Paulo e seus colaboradores, os irmãos tessalonicenses são uma coroa de exultação, sua “glória e alegria”. (2:13, 20) Quando não mais podia suportar a falta de notícias deles, Paulo enviou Timóteo a Tessalónica a fim de firmar a fé deles e confortá-los. Timóteo acaba de retornar com as boas novas a respeito da prosperidade espiritual e do amor deles, e isso conforta e alegra o apóstolo. Paulo agradece a Deus e ora para que o Senhor lhes dê aumento, para que abundem em amor mútuo e que seus corações sejam “inculpáveis na santidade” perante Deus, o Pai, na presença do Senhor Jesus. — 3:13.

 Servindo em santificação e honra (4:1-12).
Paulo elogia os tessalonicenses por andarem de modo a agradar a Deus, e exorta a continuarem a fazer isso mais plenamente. Que cada um “saiba obter posse do seu próprio vaso em santificação e honra, não em cobiçoso apetite sexual”. Nisto, ninguém deve usurpar os direitos de seu irmão. Pois Deus os chamou, “não com uma concessão para a impureza, mas em conexão com a santificação. Assim, pois, quem mostra falta de consideração, não desconsidera o homem, mas a Deus”. (4:4, 5, 7, Cool Paulo elogia os tessalonicenses porque demonstram amor uns aos outros, e ele os exorta a continuarem a fazer isso em medida mais plena, tomando por alvo viver sossegadamente, cuidar de seus próprios negócios e trabalhar com as suas mãos. Pois eles têm de andar decentemente “para com os de fora”. — 4:12.

 A esperança da ressurreição (4:13-18). Com respeito aos que dormem na morte, os irmãos não devem ficar tão pesarosos como ficam os que não têm esperança. Se a sua fé é que Jesus morreu e foi levantado de novo, então, também, Deus, por meio de Jesus, levantará outros que adormeceram na morte. Quando da presença do Senhor, ele descerá do céu com uma chamada dominante, “e os que estão mortos em união com Cristo se levantarão primeiro”. Depois, os sobreviventes serão “arrebatados em nuvens, para encontrar o Senhor no ar”, para estarem sempre com o Senhor. — 4:16, 17.

 Mantendo-se despertos ao se aproximar o dia de Jeová (5:1-28).
“O dia de Jeová vem exactamente como ladrão, de noite”. É quando as pessoas estiverem dizendo “Paz e segurança!” que lhes há de sobrevir instantaneamente a repentina destruição. Portanto, que os tessalonicenses permaneçam despertos, como “filhos da luz e filhos do dia”, mantendo os seus sentidos e estando vestidos “da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação”. (5:2, 3, 5, Cool É tempo de consolarem e edificarem uns aos outros. Dêem todos “mais do que extraordinária consideração em amor” aos que trabalham arduamente e que presidem entre eles. Por outro lado, os desordeiros devem ser admoestados, os fracos edificados, e a todos deve-se mostrar longanimidade. Sim, escreve Paulo, “empenhai-vos sempre pelo que é bom de uns para com os outros e para com todos os demais”. — 5:13, 15.

 Por fim, Paulo aconselha sobre vários assuntos vitais: ‘Estejai sempre alegres. Orai incessantemente, dai graças por tudo. Mantende o fogo do espírito. Tende respeito para com o profetizar. Certificai-vos de todas as coisas e apegai-vos ao que é excelente. Abstende-vos de toda forma de iniquidade.’ (5:16-22) Daí ele ora para que o próprio Deus de paz os santifique completamente e que permaneçam inculpes em espírito, alma e corpo quando da presença do Senhor Jesus Cristo. Termina a carta com palavras cordiais de encorajamento e solene instrução no sentido de que a carta seja lida a todos os irmãos.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Breve resumo de 1 Tessalonissenses
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» breve resumo de Jó
» Breve resumo de 2 Tessalonissenses
» breve resumo de 1 samuel
» breve resumo de oséias
» breve resumo de Atos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: