À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 breve resumo de oséias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

MensagemAssunto: breve resumo de oséias   Qui Ago 19, 2010 5:05 am

Ilustrado o proceder adúltero de Israel (1:1–3:5). A “esposa de fornicação” de Oséias dá ao profeta um filho, Jezreel. Mais tarde, ela tem mais dois filhos, uma menina, Lo-Ruama, que significa “[Com Ela] Não se Teve Misericórdia”, e um menino, Lo-Ami, que significa “Não Meu Povo”. Jeová deu estes dois nomes para indicar que ‘não mais teria misericórdia para com a casa de Israel’ e para frisar que rejeitou-a como um todo, qual povo seu. (1:2, 6, 9) Não obstante, os filhos de Judá e de Israel, quais “filhos do Deus vivente”, hão de ser ajuntados em união sob um só cabeça, “porque grande será o dia de Jezreel”. (1:10, 11) Purificado da adúltera adoração de Baal, o povo de Deus retornará a Jeová e aceitá-lo-á como seu esposo. (2:16) Jeová dará segurança a Israel e a desposará por tempo indefinido, em justiça, rectidão, benevolência, misericórdias e fidelidade. Em harmonia com o nome Jezreel (que significa “Deus Semeará”), Jeová promete: “Certamente a semearei como semente para mim na terra, . . . e vou dizer aos que não são meu povo: ‘Tu és meu povo’; e eles, da sua parte, dirão: ‘Tu és meu Deus.’” (2:23) Semelhante à esposa arrependida de seu adultério, ‘Israel voltará e certamente procurará a Jeová, seu Deus, e a Davi, seu rei’. — 3:5.

 Julgamentos proféticos contra Efraim (e Judá) (4:1–14:9). O primeiro versículo do capítulo 4 fornece o porquê dos avisos proféticos que se seguem: “Jeová tem uma causa jurídica contra os habitantes da terra, pois não há verdade, nem benevolência, nem conhecimento de Deus na terra.” O que resultará desta condição? “Visto que tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei para que não me sirvas como sacerdote; e visto que estás esquecendo da lei de teu Deus, eu me esquecerei dos teus filhos, sim, eu”, diz Jeová. (4:1, 6) O próprio espírito de fornicação fez que Israel se desviasse. Haverá prestação de contas para os adúlteros Israel e Judá, mas buscarão a Jeová quando estiverem “em sério aperto”. — 5:15.

 Oséias apela ao povo: “Retornemos a Jeová, pois . . . há de curar-nos.” Jeová se deleita mais em benevolência e conhecimento divino do que em sacrifícios e holocaustos, mas a benevolência de Efraim e de Judá é “como o orvalho que logo desaparece”. (6:1, 4) Efraim é “igual a uma pomba simplória sem coração”. O povo recorre ao Egipto e à Assíria em busca de ajuda em vez de a Jeová. (7:11) Ai deles! Por quê? Porque vadiam, maquinam coisas más, transgridem o pacto de Jeová e infringem a sua lei. “Pois continuam a semear vento e ceifarão o tufão.” (8:7) Jeová se lembrará do erro deles e dará atenção aos pecados deles. “Tornar-se-ão fugitivos entre as nações.” (9:17) Israel é uma videira em degeneração, cujo coração tornou-se hipócrita. Em vez de semear em justiça e colher de acordo com a benevolência, Israel semeou iniquidade e colheu injustiça. “Do Egito chamei o meu filho”, relembra Jeová. (11:1) Sim, Ele amou Israel quando este era menino, mas Israel O cercou de mentira e engano. Jeová aconselha: “Deves voltar ao teu Deus, guardando a benevolência e a justiça; e haja constantemente esperança em teu Deus.” — 12:6.

 No capítulo 13, Oséias resume tudo o que sucedeu antes relativo à antiga promessa de Israel e ao terno cuidado de Jeová, bem como o esquecimento de Israel e aquela nação finalmente se virar contra Jeová. Este declara: “Passei a dar-te um rei na minha ira e o tirarei na minha fúria.” (13:11) Mas, então, haverá restauração: “Da mão do Seol os remirei; da morte os recuperarei. Onde estão os teus aguilhões, ó Morte? Onde está a tua qualidade destrutiva, ó Seol?” (13:14) Contudo, quão horrível será, deveras, a sorte da rebelde Samaria.

 O livro conclui com um apelo confrangedor: ‘Volta deveras a Jeová, teu Deus, ó Israel, pois tropeçaste no teu erro. Busca o perdão e oferece em troca os novilhos dos teus lábios. Jeová te mostrará misericórdia e amor. Ele se tornará como orvalho refrescante para vós, e florescereis como o lírio e a oliveira.’ Os sábios e os discretos entenderão estas coisas: “Pois os caminhos de Jeová são rectos e os justos serão os que andarão neles; mas os transgressores serão os que tropeçarão neles.” — 14:1-6, 9
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
breve resumo de oséias
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Cristianismo - Resumo
» RESUMO DA BÍBLIA EM 4 MINUTOS - Espetacular
» A Génese Segundo o Espiritismo (Resumo)
» Resumo do MILD
» Tema: Resumo do filme Escritores da Liberdade

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: