À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Gênesis 19:24 fala sobre “o Senhor” fazer chover sobre Sodoma enxofre e fogo “do Senhor”. Indica isso que Deus é uma trindade?

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Gênesis 19:24 fala sobre “o Senhor” fazer chover sobre Sodoma enxofre e fogo “do Senhor”. Indica isso que Deus é uma trindade? Empty
MensagemAssunto: Gênesis 19:24 fala sobre “o Senhor” fazer chover sobre Sodoma enxofre e fogo “do Senhor”. Indica isso que Deus é uma trindade?   Gênesis 19:24 fala sobre “o Senhor” fazer chover sobre Sodoma enxofre e fogo “do Senhor”. Indica isso que Deus é uma trindade? EmptyTer Ago 10, 2010 6:09 am



Os que acreditam na Trindade têm procurado apoio para sua doutrina no relato de Abraão e Ló. Mas, um exame cuidadoso e sincero mostra que o relato não ensina a Trindade, assim como a Bíblia como um todo não o faz.

Abraão recebeu a visita de “três homens” que claramente procediam de Deus. Saudando-os, Abraão disse: “Jeová, se eu tiver agora achado favor aos teus olhos, por favor, não passes por teu servo.” (Génesis 18:1-3) Naturalmente, o próprio Jeová Deus não havia aparecido na carne a Abraão, pois ‘homem algum pode vê-Lo e continuar vivo’. (Êxodo 33:20; João 1:18) Portanto, Abraão deve ter-se expressado dessa forma por reconhecer que aqueles “homens”, e talvez um deles em especial, representavam a Jeová. Isso se harmoniza com outras ocasiões em que anjos de Deus apareceram a humanos e foram mencionados como “Jeová”, pois eram representantes celestiais do Altíssimo. — Veja Génesis 16:7-13; Juízes 6:12-16.

Depois de os “três homens” transmitirem a importante mensagem sobre o predito “descendente”, a atenção foi voltada para Sodoma e Gomorra. Uma comparação entre Génesis 18:22 e 19:1 prova que os “homens” que visitaram Abraão eram anjos. Enquanto um desses representantes de Jeová permaneceu com Abraão, os outros dois mensageiros celestiais foram para Sodoma. Ali, pela boca de duas testemunhas, asseguraram a Ló e sua família de que sobreviria às cidades uma destruição e que era necessário fugir. Quando Ló e suas duas filhas estavam em segurança, sobreveio a destruição às cidades iníquas. Lemos: “Jeová fez então chover enxofre e fogo sobre Sodoma e sobre Gomorra, da parte de Jeová, desde os céus.” — Génesis 19:24.

Em muitas traduções antigas da Bíblia, esse versículo fala sobre “o Senhor” fazer chover fogo “do Senhor”. Alguns comentaristas que criam na Trindade afirmaram que isso significava que o Senhor Jesus, o Filho de Deus, trouxe destruição da parte do Senhor Deus, o Pai. Mas, o texto hebraico mostra que ambas as menções se referem a “Jeová”, que era o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, e diferente de Jesus. — Êxodo 6:2, 3; Atos 3:13.

É coerente com a construção gramatical do idioma hebraico falar sobre uma pessoa fazer algo com referência a si mesma. Lemos: “Salomão passou a congregar os anciãos . . . ao Rei Salomão.” “A Moisés [Jeová] disse: ‘Sobe até Jeová . . .’” “[Jeová] prosseguiu, dizendo-lhe: ‘. . . vou salvá-los por Jeová.’” (1 Reis 8:1; Êxodo 24:1, Oséias 1:6, 7; Zacarias 10:12) Do mesmo modo, Génesis 19:24 diz-nos que Jeová trouxe o enxofre e o fogo, sem precedentes, de si mesmo, “da parte de Jeová, desde os céus”. Portanto, em vez de ser um apoio forçado a favor da doutrina antibíblica da Trindade, o versículo salienta o ponto mostrado no Salmo 83:18: “Para que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.”

Pode-se mencionar de passagem que há outro aspecto deste relato que os que acreditam ardentemente na Trindade têm procurado usar para sustentar sua doutrina. Têm enfatizado que havia três que apareceram a Abraão e que estes representavam a Deus, de modo que sugerem que isso indica uma trindade.

O fato de haver três anjos, porém, dificilmente é um indício válido duma deidade trina, pois nada no relato fala duma Divindade múltipla. O perito alemão Franz Delitzsch observou que “a idéia de que a Trindade esteja representada nos três é de todos os pontos de vista insustentável”.

Mas, por que enviou Deus três criaturas celestiais para representá-lo? Os anjos vieram para contar a Abraão que ele e Sara teriam um filho. (Génesis 18:10) Evidentemente, Deus considerou apropriado que essa mensagem profética fosse apresentada por três testemunhas, assim como a Lei disse mais tarde que um “assunto deve ficar de pé”, ou confirmado, “pela boca de duas testemunhas ou pela boca de três testemunhas”. (Deuteronómio 19:15; 1 Timóteo 5:19) Abraão teria motivo para duvidar de que ele e Sara, considerando-se sua idade e sua condição física, pudessem ter um filho. (Hebreus 11:11, 12) Mas, o testemunho de três anjos certamente seria convincente.

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gênesis 19:24 fala sobre “o Senhor” fazer chover sobre Sodoma enxofre e fogo “do Senhor”. Indica isso que Deus é uma trindade?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» destruição ccom fogo e enxofre
» Génesis 11:1 diz que, antes da confusão das línguas em Babel, toda a terra falava um só idioma; contudo, antes disso, Gênesis 10:5 parece sugerir que já existiam diversos idiomas. Como se pode entender isso?
» Eu Sou o SENHOR, o teu Deus
» Não tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus
» Era do propósito original de Deus que a mulher estivesse em sujeição ao seu marido? Ou deu-se isso apenas depois de Adão e Eva terem pecado e Deus ter dito à mulher que “teu esposo . . . te dominará”? — Gen. 3:16.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Gênesis :: Sodoma e Gomorra-
Ir para: