À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Por que Davi, um servo fiel de Jeová, permitiu que sua esposa Mical tivesse um terafim, ou ídolo, conforme indica 1 Samuel 19:12, 13?

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Por que Davi, um servo fiel de Jeová, permitiu que sua esposa Mical tivesse um terafim, ou ídolo, conforme indica 1 Samuel 19:12, 13? Empty
MensagemAssunto: Por que Davi, um servo fiel de Jeová, permitiu que sua esposa Mical tivesse um terafim, ou ídolo, conforme indica 1 Samuel 19:12, 13?   Por que Davi, um servo fiel de Jeová, permitiu que sua esposa Mical tivesse um terafim, ou ídolo, conforme indica 1 Samuel 19:12, 13? EmptyTer Ago 10, 2010 4:24 am



Primeiro, consideremos brevemente o contexto. Quando Mical ficou sabendo da trama do Rei Saul, de matar Davi, ela reagiu imediatamente. A Bíblia diz: “Mical fez Davi descer por uma janela, para que fosse e fugisse, e escapasse. Mical tomou então a imagem do terafim [evidentemente do tamanho e na forma de um homem] e a colocou no leito, e no lugar da sua cabeça pôs uma rede de pêlos de cabra, cobrindo-a depois com uma roupa.” Quando os mensageiros de Saul chegaram para prender Davi, Mical disse-lhes: “Ele está doente.” Com esse truque ela ganhou tempo valioso, e Davi conseguiu escapar. — 1 Samuel 19:11-16.

Descobertas arqueológicas sugerem que, na antiguidade, terafins eram guardados não só para fins religiosos, mas também para objetivos jurídicos. Eles determinavam os direitos de herança, assim como o fazem os atuais títulos de propriedade e testamentos. É evidente que possuir o terafim podia, em certas circunstâncias, dar a um genro o direito de reivindicar os bens do sogro falecido. Isso talvez explique por que, numa ocasião anterior, Raquel se apossou dos terafins do seu pai e por que este estava tão ansioso de recuperá-los. Naquela ocasião, o marido de Raquel, Jacó, não sabia o que sua esposa tinha feito. — Génesis 31:14-34.

Quando os israelitas se tornaram uma nação, eles receberam os Dez Mandamentos, sendo que o segundo deles proíbe especificamente a fabricação de ídolos. (Êxodo 20:4, 5) Mais tarde, o profeta Samuel mencionou essa lei ao falar ao Rei Saul. Disse: “A rebeldia é igual ao pecado da adivinhação, e avançar presunçosamente é igual ao uso de poder mágico e terafins.” (1 Samuel 15:23) Por esse motivo, é improvável que os terafins estivessem relacionados com a transmissão de heranças em Israel. No entanto, parece que essa forma antiga de superstição judaica continuou em algumas famílias israelitas. (Juízes 17:5, 6; 2 Reis 23:24) O fato de Mical ter guardado um terafim entre os seus bens sugere que o coração dela não era pleno para com Jeová. Davi, ou não sabia do terafim, ou o tolerou, por Mical ser filha do Rei Saul.

O conceito de Davi a respeito da devoção exclusiva a Jeová é expresso nas palavras: “Jeová é grande e para ser louvado muito, e para ser temido mais do que todos os outros deuses. Porque todos os deuses dos povos são deuses que nada valem. Quanto a Jeová, ele fez os céus.” — 1 Crónicas 16:25, 26.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Por que Davi, um servo fiel de Jeová, permitiu que sua esposa Mical tivesse um terafim, ou ídolo, conforme indica 1 Samuel 19:12, 13?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Será que o incidente de Davi e seus homens comerem os pães da apresentação indica que, sob circunstâncias difíceis, a lei de Deus pode ser violada com impunidade? — 1 Samuel 21:1-6.
» Jeová permitiu a poligamia entre os seus antigos servos, os israelitas, mas não a permite hoje. Será que sua norma é mutável?
» Será que Davi, homem que agradava ao coração de Deus, tratava seus cativos de modo cruel, como alguns concluem dos textos de 2 Samuel 12:31 e 1 Crónicas 20:3?
» Não farás para ti nenhum ídolo
» 4:17 — Onde obteve Caim a sua esposa?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Profetas :: Samuel :: Davi rei-
Ir para: