À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 lição de humildade

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

lição de humildade Empty
MensagemAssunto: lição de humildade   lição de humildade EmptySeg maio 31, 2010 1:25 pm

O que ela mais queria na vida era ter filhos, mas não podia, pois era estéril. Penina, a segunda esposa de seu marido, já havia dado a ele filhos e filhas. Em vez de se sensibilizar com o sofrimento de Ana, Penina a encarava como rival e a tratava de tal modo que Ana “chorava e não comia”. — 1 Samuel 1:2, 4-7.

Um dia, Ana foi ao tabernáculo para orar. Eli, o sumo sacerdote de Israel, notou que os lábios dela se mexiam. Ele não se deu conta de que Ana estava orando, e concluiu que estava bêbeda. “Até quando te comportarás como embriagada?”, perguntou. “Afasta de ti o teu vinho.” (1 Samuel 1:12-14) Consegue imaginar como Ana deve ter se sentido? Ela havia ido ao tabernáculo em busca de encorajamento e certamente não esperava que um dos homens mais influentes de Israel a acusasse de algo que não tinha feito.

Ana tinha tudo para ficar muito desanimada. Ela poderia ter saído correndo do tabernáculo, jurando jamais voltar enquanto Eli fosse o sumo sacerdote. Mas ela prezava muito sua relação com Jeová. Sabia que ele não gostaria que tomasse tal atitude. O tabernáculo era o centro da adoração pura, onde Jeová havia colocado seu nome. E quanto a Eli, por mais imperfeito que fosse, era o representante de Jeová.

A reverência de Ana ao responder à acusação de Eli nos serve de excelente exemplo. Ana se defendeu daquela acusação equivocada, mas com muito respeito. “Não, meu senhor! Sou uma mulher de espírito aflito; e não bebi nem vinho nem bebida inebriante, mas derramo a minha alma perante Jeová. Não tomes a tua escrava por mulher imprestável, pois é da abundância da minha preocupação e do meu vexame que tenho falado até agora.” — 1 Samuel 1:15, 16.

Será que Ana foi feliz na sua defesa? Sem dúvida alguma! E isso, sem deixar de ter tato ao falar com Eli, não se achando no direito de criticá-lo por tê-la acusado falsamente. Ele, por sua vez, respondeu-lhe bondosamente: “Vai em paz, e que o Deus de Israel te conceda o teu pedido que lhe fizeste.” Resolvido o problema, Ana “passou a ir-se embora e a comer, e seu semblante não estava mais preocupado”. — 1 Samuel 1:17, 18.

Que lição aprendemos disso?

Ana não hesitou em corrigir o mal-entendido, mas fez isso com todo o respeito. O resultado foi que ela preservou seu bom relacionamento com Jeová e com Eli. Muitas vezes, a boa comunicação e um pouco de tato podem evitar que pequenos problemas se tornem grandes.

Temos de reconhecer que para resolver diferenças é necessário que haja humildade e flexibilidade de ambos os lados. Caso um irmão não corresponda aos seus esforços para resolver um problema, talvez tenha de deixar o assunto nas mãos de Jeová, confiando que ele cuidará da questão no momento e do modo que julgar apropriado.
Ir para o topo Ir para baixo
MarcioAlmeida




Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 55
Localização : São Paulo

lição de humildade Empty
MensagemAssunto: Re: lição de humildade   lição de humildade EmptyQua Jun 09, 2010 1:11 am

Aqui podemos ver diversos exemplos...

1. Quando temos um problema, devemos recorrer ao Senhor.
2. Os servos de Deus, ungidos para o trabalho, não estão livres de cometer erros.
3. Mesmo sendo injustiçada, Ana tratou um servo ungido com todo respeito que lhe era devido.
4. Uma palavra bondosa pode tornar um coração livre de pesares.
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

lição de humildade Empty
MensagemAssunto: Re: lição de humildade   lição de humildade EmptyQua Jun 09, 2010 2:19 am

ponto interessante.... Quando a pessoa era ungida com óleo, este era derramado sobre a cabeça, de onde escorria pela barba e pelo colar da veste. (Sal 133:2) Nos tempos da história bíblica, tanto os hebreus como alguns dos não-hebreus ungiam cerimonialmente os governantes. Isto constituía a confirmação de sua nomeação oficial para o cargo. (Jz 9:8, 15; 1Sa 9:16; 2Sa 19:10) Samuel ungiu Saul como rei depois de Deus ter designado Saul como Sua escolha. (1Sa 10:1) Davi foi ungido como rei em três ocasiões diferentes: uma vez por Samuel, depois por homens de Judá e finalmente por todas as tribos. (1Sa 16:13; 2Sa 2:4; 5:3) Arão foi ungido depois de sua designação para o cargo de sumo sacerdote. (Le 8:12) Depois disto, espargiu-se um pouco do óleo de unção junto com o sangue dos sacrifícios sobre as vestes de Arão e de seus filhos, mas Arão foi o único sobre cuja cabeça se derramou óleo. — Le 8:30.

a partir de pentecostes 33 EC, sob a lei de cristo, pois a mosaica deixou de vigorar em muitos aspectos, a unção passou a ser por espirito santo. mas visto que já não existia um templo aprovado por Deus e visto que já existia um sumo sacerdote- Cristo- não havia necessidade de haver sacerdócio terrestre mas tinham a incumbência de declarar as boas novas a respeito de Cristo a todos.
mas quando os escolhidos forem para o céu governar com Cristo terão a designação no templo espiritual e celestial quais reis , juizes e sacerdotes- romanos 8:16; Revelação apocalipse 5:9,10; 14:1-4; 20:4-6
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





lição de humildade Empty
MensagemAssunto: Re: lição de humildade   lição de humildade Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
lição de humildade
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» lição de história
» lição prática
» qual o erro e lição
» licão para os cristãos
» uma lição de orgulho e presunção

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Profetas :: Samuel :: O pedido-
Ir para: