À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 lição de história

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

lição de história Empty
MensagemAssunto: lição de história   lição de história EmptySeg Jul 27, 2009 1:51 pm

A punição judicial de Sodoma e Gomorra por Jeová Deus, o criador

Algumas centenas de anos depois do Dilúvio, quando os descendentes de Noé se tinham multiplicado na Terra, o fiel Abraão e seu sobrinho, Ló, foram testemunhas oculares de outro atemorizante dia de Jeová. Ló e sua família moravam na cidade de Sodoma. Esta cidade, junto com a vizinha Gomorra, se envolvera em repugnante imoralidade sexual. Também o materialismo era de preocupação primária, o que acabou afectando até mesmo a esposa de Ló. Jeová dissera a Abraão: “O clamor de queixa a respeito de Sodoma e Gomorra, sim, é alto, e seu pecado, sim, é muito grave.” (Génesis 18:20) Abraão rogou a Jeová para que poupasse essas cidades pela causa dos justos nelas, mas Jeová declarou que não encontrava ali nem mesmo dez homens justos. Anjos da parte de Deus ajudaram a Ló e suas duas filhas a escapar para a cidade vizinha de Zoar.

O que se seguiu a isso? Comparando os actuais “últimos dias” com os de Ló, Lucas 17:28-30 relata: “Igualmente, assim como ocorreu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, construíam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, e destruiu a todos. Do mesmo modo será naquele dia em que o Filho do homem há de ser revelado.” A sorte de Sodoma e Gomorra, naquele espantoso dia de Jeová, nos dá um aviso claro neste tempo da presença de Jesus. A moderna geração da humanidade também tem “cometido fornicação de modo excessivo e . . . ido após a carne para uso desnatural”. (Judas 7) Além disso, os imorais costumes sexuais dos nossos tempos foram responsáveis por muitas das “pestilências” que Jesus predisse para os dias actuais. — Lucas 21:11.

Sejamos como o justo Ló em considerarmos urgente a mensagem de julgamento de Jeová para os nossos dias. E não sejamos como a esposa de Ló mas, antes, previnamo-nos contra olhar para trás, com o desejo de ter as vantagens materiais deste mundo condenado. (Luc. 17:31, 32) Ficarmos totalmente absortos em fazer a vontade de Deus para os dias actuais servirá de protecção para nós. Lembre-se de que foi em conexão com a libertação de Ló que Pedro disse: “Jeová sabe livrar da provação os de devoção piedosa, mas reservar os injustos para o dia do julgamento, para serem decepados.” — 2 Ped. 2:6-9.
Ir para o topo Ir para baixo
MarcioAlmeida




Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 56
Localização : São Paulo

lição de história Empty
MensagemAssunto: Re: lição de história   lição de história EmptyQua Jul 29, 2009 9:26 am

Posso concordar que Ló fez o que lhe foi ordenado, mas podemos também ver que ele, assim como sua esposa, queria continuar ali, junto aos bens conquistados.
Ele argumentou com o anjo quando este mandou-lhe seguir em frente, ficando em uma cidade que também estava condenada, que posteriormente também foi destruída.
Ele poderia ter ido para junto de Abrão, pois lá seria um refúgio seguro, mas foi se esconder nas caverna e acabou sendo o pai dos próprios netos, onde se mostra que ele também não soube educar adequadamente suas filhas.
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

lição de história Empty
MensagemAssunto: Re: lição de história   lição de história EmptyQua Jul 29, 2009 10:24 am

Fechou Deus os olhos à embriaguez de Ló e a gerar ele filhos pelas suas próprias filhas?

A resposta a esta pergunta precisa ser obtida à luz do fundo histórico deste incidente e da sua relação com outros textos.

Ló e suas duas filhas foram as únicas pessoas a sobreviver à destruição de Sodoma e Gomorra. Depois desta destruição, começaram a residir na cidade de Zoar. Entretanto, por algum motivo, Ló tinha medo de continuar a morar ali, e, junto com as suas filhas, passou a residir numa caverna. (Gên. 19:30) A primogénita disse então à sua irmã mais moça: “Nosso pai já é velho e não há homem no país para ter relações conosco segundo o costume de toda a terra. Vem, demos de beber vinho a nosso pai e deitemo-nos com ele, e preservemos descendência a nosso pai.” — Gên. 19:31, 32.

Procurarem embriagar seu pai sugere que se davam conta de que ele nunca teria consentido em ter relações sexuais com elas quando sóbrio. Mas, nas circunstâncias, achavam que era a única maneira de impedir a extinção da família de Ló. Eram estrangeiras na terra e não havia ninguém de seu parentesco com quem se pudessem casar e assim preservar a linhagem da família. Também precisa ser lembrado que as filhas de Ló haviam morado entre os habitantes moralmente degradados de Sodoma. Em vista destes factores, não lhes teria sido difícil justificar seu proceder na sua própria mente. Então, por que aparece a narrativa nas Escrituras?

A narrativa não é apresentada na Bíblia para estimular pensamentos eróticos. Está ali para uma finalidade revelando a relação dos moabitas e dos amonitas com os descendentes de Abraão, que ficaram conhecidos como israelitas. Visto que Ló era sobrinho de Abraão, os israelitas estavam aparentados com os moabitas e os amonitas, que descendiam dos dois filhos gerados por Ló por meio de suas filhas. (Gên. 11:27) Mais tarde, esta relação carnal veio também a governar as acções de Israel nos tratos com os moabitas e os amonitas. Por exemplo, ao se apossarem da terra ao leste do rio Jordão, os israelitas, sob ordens divinas, tiveram cuidado de não invadir as terras dos amonitas e dos moabitas. — Deu. 2:9, 18, 19, 37.

Fica qualquer leitor sincero da Bíblia em dúvida quanto à conclusão que se deve tirar desta narrativa a respeito de Ló e suas filhas? Acha ele, talvez, que tal conduta seja aprovada por Deus?

É verdade que em Génesis, capítulo 19, apresentam-se os fatos históricos sem qualquer comentário sobre a aprovação ou desaprovação por parte de Deus do duplo incesto de Ló, no estado de embriaguez. Mas, em partes posteriores do registo bíblico, especifica-se claramente, vez após vez, a condenação da embriaguez por parte de Deus. (Pro. 20:1; 23:20, 21, 29-35; 1 Cor. 6:9, 10) Do mesmo modo, na sua Lei dada a Israel, Deus esclareceu mais tarde sua proibição do incesto, dizendo: “Não vos deveis chegar, nenhum de vós, a qualquer parente carnal que lhe seja chegado, para descobrir a nudez. . . . Não deves descobrir a nudez de teu pai nem a nudez de tua mãe.” (Lev. 18:6, 7) A penalidade pela violação da lei do incesto era a morte. (Lev. 18:29) Embora Ló e suas filhas não estivessem sob a Lei, apercebiam-se, não obstante, da impropriedade de terem relações com seu próprio pai, conforme mostra elas o terem embriagado.

Então, por que é Ló chamado “justo”, em 2 Pedro 2:8? Não porque Deus aprovou ele embriagar-se, nem porque Deus aprovou o incesto. Deus não aprova tal conduta. Mas deve ser observado que o registo não diz nada para indicar que Ló era beberrão habitual, nem que se envolveu habitualmente em actos de incesto. Sua reputação era a de um homem “justo”, e ele tinha esta reputação perante Deus, que examina o coração. Ló deplorava as ‘acções contra a lei’ das pessoas de Sodoma. E, evidentemente, para que o Examinador dos corações o considerasse como justo, Ló deve também ter lamentado a conduta errada em que ficou envolvido.

A inclusão da informação sobre Ló e suas filhas no registo bíblico deve realmente ajudar-nos a reconhecer que a Bíblia é um livro de verdade. Mesmo quando os conhecidos como servos de Deus ficaram envolvidos em actos impróprios, a Bíblia não os esconde. Entretanto, estas coisas são sempre narradas, não para divertir ou para estimular um desejo de se entregar à conduta imoral, mas para fornecer o fundo histórico para a compreensão de outros acontecimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





lição de história Empty
MensagemAssunto: Re: lição de história   lição de história Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
lição de história
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» lição de humildade
» lição prática
» uma lição de orgulho e presunção
» qual o erro e lição
» licão para os cristãos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Gênesis :: Sodoma e Gomorra-
Ir para: