À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 (Gênesis 18:23-33)indagação de abraão

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

(Gênesis 18:23-33)indagação de abraão Empty
MensagemAssunto: (Gênesis 18:23-33)indagação de abraão   (Gênesis 18:23-33)indagação de abraão EmptySeg Mar 29, 2010 9:10 am

. . .Abraão aproximou-se então e começou a dizer: “Arrasarás realmente o justo junto com o iníquo? 24 Suponhamos que haja cinqüenta homens justos no meio da cidade. Arrasá-los-ás então e não perdoarás ao lugar por causa dos cinqüenta justos que há nele? 25 É inconcebível a teu respeito que atues desta maneira para entregar à morte o justo junto com o iníquo, de modo que se dê com o justo o que se dá com o iníquo! É inconcebível a teu respeito. Não fará o Juiz de toda a terra o que é direito?” 26 Jeová disse então: “Se eu achar em Sodoma cinqüenta homens justos no meio da cidade, hei de perdoar ao lugar inteiro por causa deles.” 27 Mas Abraão prosseguiu, respondendo e dizendo: “Por favor, eis que me dispus a falar a Jeová, sendo eu pó e cinzas. 28 Suponhamos que faltem cinco para os cinqüenta justos. Arruinarás a cidade inteira por causa dos cinco?” A isso ele disse: “Não a arruinarei se achar ali quarenta e cinco.” 29 Mas, falou-lhe ainda mais uma vez e disse: “Suponhamos que se achem ali quarenta.” Ele, por sua vez, disse: “Não o farei por causa dos quarenta.” 30 Mas ele continuou: “Por favor, não se acenda a ira de Jeová, mas continue eu falando: Suponhamos que se achem ali trinta.” Ele, por sua vez, disse: “Não o farei se achar ali trinta.” 31 Mas ele continuou: “Por favor, eis que me dispus a falar a Jeová: Suponhamos que se achem ali vinte.” Ele, por sua vez, disse: “Não a arruinarei por causa dos vinte.” 32 Por fim disse: “Por favor, não se acenda a ira de Jeová, mas fale eu só mais esta vez: Suponhamos que se achem ali dez.” Ele, por sua vez, disse: “Não a arruinarei por causa dos dez.” 33 Então, acabando de falar com Abraão, Jeová seguiu caminho e Abraão retornou ao seu lugar.

A Palavra de Jeová Deus mostra que Seu amor concede-nos grande “franqueza no falar”. (1 João 4:17)Por que permitiu Jeová a Abraão tal franqueza no falar para se expressar deste modo? Em primeiro lugar, Jeová apercebia-se dos sentimentos aflitivos de Abraão. Sabia que o sobrinho de Abraão, Ló, morava em Sodoma, e Abraão se preocupava com a segurança dele. Também, Abraão era amigo de Deus. (Tiago 2:23)

Quando alguém fala de modo rude connosco, será que procuramos discernir os sentimentos por detrás das suas palavras e fazer concessões, especialmente quando ele é amigo que está sofrendo algum tipo de pressão emocional? Não é consolador ver que Jeová compreenderá nosso uso de franqueza no falar, assim como fez com Abraão?

 Especialmente quando o procuramos como nosso “Ouvinte de oração” é que ansiamos ter esta franqueza no falar para derramar-lhe nosso coração, por estarmos muito aflitos e emocionalmente perturbados. (Salmo 51:17; 65:2, 3) Mesmo nas ocasiões em que talvez nos faltem palavras, “o próprio espírito implora por nós com gemidos não pronunciados”, e Jeová escuta. Ele pode saber nossos pensamentos: “De longe consideraste meu pensamento. Pois não há palavra na minha língua, mas eis que tu, ó Jeová, já sabes de tudo.” Mesmo assim, devemos persistir em pedir, buscar e bater. — Romanos 8:26; Salmo 139:2, 4; Mateus 7:7, 8.

 Jeová se importa. Ele faz provisões para a vida que ele criou. “Os olhos de todos se fixam esperançosos em ti, e tu lhes dás o seu alimento a seu tempo. Abres a tua mão e satisfazes o desejo de toda coisa vivente.” (Salmo 145:15, 16)

Somos convidados para ver como ele alimenta as aves nos arbustos. Veja quão belamente ele veste os lírios no campo. Jesus acrescentou que Deus fará para nós tudo isso e ainda mais do que faz para eles. Então, por que ficar ansioso? (Deuteronómio 32:10; Mateus 6:26-32; 10:29-31) Primeira Pedro 5:7 convida você a ‘lançar sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de você’.
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

(Gênesis 18:23-33)indagação de abraão Empty
MensagemAssunto: Re: (Gênesis 18:23-33)indagação de abraão   (Gênesis 18:23-33)indagação de abraão EmptySeg Mar 29, 2010 10:48 am

Talvez Abraão ainda não entendesse plenamente o alcance da misericórdia divina. Seja como for, Jeová de modo paciente e humilde permitiu que seu amigo e servo Abraão expressasse suas preocupações.

 Quantos humanos inteligentes e bem instruídos escutariam com tanta paciência a uma pessoa de intelecto muitíssimo inferior? Mas nosso Deus é tão humilde que faz exactamente isso. Durante a mesma conversa, Abraão também se apercebeu de que Jeová é “vagaroso em irar-se”. (Êxodo 34:6)

Talvez se dando conta de que não tinha o direito de questionar as acções do Altíssimo, o patriarca implorou duas vezes: “Por favor, não se acenda a ira de Jeová.” (Génesis 18:30, 32) É claro que isso não aconteceu. Deus sem dúvida tem a “brandura que pertence à sabedoria”.
Ir para o topo Ir para baixo
 
(Gênesis 18:23-33)indagação de abraão
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Será que Faraó realmente se casou com Sara, esposa de Abraão, como dá a entender a tradução de Gênesis 12:19 em algumas versões da Bíblia?
» Génesis 11:1 diz que, antes da confusão das línguas em Babel, toda a terra falava um só idioma; contudo, antes disso, Gênesis 10:5 parece sugerir que já existiam diversos idiomas. Como se pode entender isso?
» pacto com abraão
» escolha de Ló e o bom exemplo de abraão
» Abraão “depositou fé em Jeová”

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Gênesis :: Sodoma e Gomorra-
Ir para: