À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 livro de amós

Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

MensagemAssunto: livro de amós   Qui Set 24, 2009 10:24 am

Os leitores da Bíblia hoje podem tirar proveito observando o motivo dos avisos que Amós proclamou a Israel, a Judá e a seus vizinhos próximos. Os que rejeitam a lei de Jeová, que defraudam e oprimem os pobres, que são cobiçosos e imorais e que praticam a idolatria, não podem ter a aprovação de Jeová. Mas Jeová perdoa os que se desviam dessas coisas e se arrependem, e lhes mostra misericórdia. Seremos sábios se nos separarmos das associações corrompedoras neste mundo mau e acatarmos a admoestação de Jeová: “Buscai-me e continuai vivendo.” — 5:4, 6, 14.

 Por ocasião de seu martírio, Estêvão citou Amós. Relembrou aos judeus que fora a idolatria de Israel com deuses estrangeiros, tais como Moloque e Refã, que provocou o cativeiro. Será que aqueles judeus tiraram proveito de lhes terem sido repetidas as palavras de Amós? Não! Enfurecidos, apedrejaram Estêvão até a morte, colocando-se assim na condição de merecerem calamidade adicional na destruição de Jerusalém, em 70 EC. — Amós 5:25-27; Atos 7:42, 43.

 É proveitoso considerar o cumprimento das muitas profecias de Amós, não apenas as que se cumpriram na punição de Israel, de Judá e de outras nações, mas também as profecias de restauração. Fiel à palavra de Jeová através de Amós, os cativos de Israel retornaram em 537 AEC para construir e habitar suas cidades desoladas e plantar seus vinhedos e seus pomares. — Amós 9:14; Esd 3:1.

 Contudo, houve um cumprimento glorioso e edificante da profecia de Amós nos dias dos apóstolos. Ao considerar o ajuntamento de não-israelitas na congregação cristã, Tiago, sob inspiração, esclarece que isto fora predito na profecia de Amós 9:11, 12. Ele indica que a ‘reconstrução da barraca de Davi que havia caído’ se cumpre em conexão com a congregação cristã, “a fim de que os remanescentes dos homens possam buscar seriamente a Jeová, junto com pessoas de todas as nações, pessoas chamadas por meu nome, diz Jeová”. Aí estava, sem dúvida, o apoio das Escrituras para a nova situação, conforme relatado por Simão Pedro — que Deus tirava dentre as nações “um povo para o seu nome”. — Atos 15:13-19.

 Jesus Cristo, o Cabeça dessa congregação cristã, é identificado em outra parte como “filho de Davi”, que herda “o trono de Davi, seu pai”, e reina para sempre. (Luc. 1:32, 33; 3:31) Assim, a profecia de Amós aponta para o cumprimento do pacto para um reino, feito com Davi. As palavras concludentes de Amós não só dão uma visão maravilhosa de superabundante prosperidade por ocasião do soerguimento da “barraca de Davi”, mas sublinham também a perenidade do Reino de Deus: “‘E eu hei de plantá-los no seu solo e não mais serão desarraigados do seu solo que lhes dei’, disse Jeová, teu Deus.” A terra abundará em bênçãos eternas quando Jeová restaurar plenamente “a barraca de Davi”! — Amós 9:13-15.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
livro de amós
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Livro para Olimpíadas de matemática
» Receba gratuitamente o livro Tempo de Esperança
» Um livro de 200 páginas
» Qual o melhor livro de Mátematica do Fundamenta?
» Livro: Flavio Josefo – História dos Hebreus

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: