À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 livro de mateus

Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

MensagemAssunto: livro de mateus   Qui Set 24, 2009 3:32 pm

O livro de Mateus, o primeiro dos quatro Evangelhos, serve realmente de excelente ponte para ligar as Escrituras Hebraicas às Escrituras Gregas Cristãs. Identifica, inequivocamente, o Messias e Rei do prometido Reino de Deus, torna conhecidos os requisitos para as pessoas se tornarem seus seguidores e delineia o trabalho diante deles na terra. Primeiro, João, o Batizador, depois Jesus, e finalmente seus discípulos saíram a pregar: “O reino dos céus se tem aproximado.” Ademais, a ordem de Jesus se estende até a terminação do sistema de coisas: “E estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim.” Foi deveras, e ainda é, um grandioso e maravilhoso privilégio participar nesta obra do Reino, que inclui ‘fazer discípulos de pessoas de todas as nações’, trabalhando segundo o modelo deixado pelo Amo. — 3:2; 4:17; 10:7; 24:14; 28:19.

 O Evangelho de Mateus constitui deveras “boas novas”. Sua mensagem inspirada constituía “boas novas” para aqueles que a aceitaram no primeiro século da Era Comum, e Jeová Deus cuidou de que fosse preservada como “boas novas” até o dia de hoje. Até mesmo não-cristãos têm sido compelidos a reconhecer o poder deste Evangelho, como, por exemplo, o líder hindu Mohandas (Mahatma) Gandhi, que, segundo noticiado, disse ao Lorde Irwin, ex-vice-rei da Índia: “Quando o seu país e o meu concordarem com base nos ensinos de Cristo no Sermão do Monte, teremos solucionado os problemas, não só de nossos países, mas do mundo inteiro.” Noutra ocasião, Gandhi disse: “Não deixe de beber intensamente das fontes que lhe são oferecidas no Sermão do Monte . . . Pois o ensino do Sermão se destinava a cada um de nós.”

 Contudo, o mundo inteiro, até a parte que afirma ser cristã, continua tendo problemas. Apenas pequena minoria de cristãos verdadeiros prezam, estudam e põem em prática o Sermão do Monte e todos os demais conselhos salutares das boas novas segundo Mateus, derivando assim inestimáveis benefícios. É proveitoso estudar vez após vez as excelentes admoestações de Jesus sobre encontrar a verdadeira felicidade, bem como sobre moral e casamento, o poder do amor, a oração aceitável, valores espirituais versus valores materiais, buscar primeiro o Reino, o respeito pelas coisas sagradas, e a vigilância e a obediência. O capítulo 10 de Mateus fornece as instruções de serviço que Jesus deu àqueles que empreendem a pregação das boas novas do “reino dos céus”. As muitas parábolas de Jesus contêm lições vitais para todos os que ‘têm ouvidos para ouvir’. Ademais, as profecias de Jesus, tais como suas predições pormenorizadas sobre ‘o sinal da sua presença’, criam forte esperança e confiança no futuro. — 5:1–7:29; 10:5-42; 13:1-58; 18:1–20:16; 21:28–22:40; 24:3–25:46.

 O Evangelho de Mateus está cheio de profecias cumpridas. Muitas de suas citações das inspiradas Escrituras Hebraicas visavam mostrar tais cumprimentos. Fornecem evidência incontestável de que Jesus é o Messias, pois teria sido totalmente impossível programar de antemão todos esses pormenores. Compare, por exemplo, Mateus 13:14, 15 com Isaías 6:9, 10; Mateus 21:42 com Salmo 118:22, 23; e Mateus 26:31, 56 com Zacarias 13:7. Tais cumprimentos fornecem-nos forte garantia, também, de que todas as predições proféticas do próprio Jesus, registradas por Mateus, se cumprirão no devido tempo, ao se realizarem os gloriosos propósitos de Jeová com respeito ao “reino dos céus”.

 Quão exato foi Deus ao predizer a vida do Rei do Reino, até nos mínimos detalhes! Quão exato foi o inspirado Mateus ao registrar fielmente o cumprimento dessas profecias! Ao refletirem sobre todos os cumprimentos e promessas proféticos registrados no livro de Mateus, os que amam a justiça podem deveras exultar no conhecimento e na esperança do “reino dos céus” qual instrumento usado por Jeová para santificar Seu nome. É este Reino por Jesus Cristo que produz indizíveis bênçãos de vida e felicidade para os de temperamento brando e os que têm fome espiritual “na recriação, quando o Filho do homem se assentar no seu trono glorioso”. (Mat. 19:28) Tudo isto está contido nas estimulantes boas novas “segundo Mateus”.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
livro de mateus
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Estudo do Livro de Mateus 12: 22 a 31
» Mateus - Capítulo 7 - Versículo 1 a 19
» Livro para Olimpíadas de matemática
» Israel não é a figueira de Mateus 24:32
» sobre a parábola de Mateus 25

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: