À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 livro de oséias

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

livro de oséias Empty
MensagemAssunto: livro de oséias   livro de oséias EmptyQui Set 24, 2009 10:21 am

O livro de Oséias fortalece a fé nas inspiradas profecias de Jeová. Tudo quanto Oséias profetizou relativo a Israel e a Judá se cumpriu. Israel foi abandonado pelos seus amantes dentre as nações vizinhas e idólatras e colheu a tormenta de destruição da parte da Assíria, em 740 AEC. (Osé. 8:7-10; 2 Reis 15:20; 17:3-6, 18) Contudo, Oséias havia predito que Jeová mostraria misericórdia para com Judá e o salvaria, mas não mediante poder militar. Isto se cumpriu quando o anjo de Jeová matou 185.000 dos assírios que ameaçavam Jerusalém. (Osé. 1:7; 2 Reis 19:34, 35) Não obstante, Judá foi incluído no julgamento de Oséias 8:14: “E eu hei de enviar fogo dentro das suas cidades e terá de devorar as torres de habitação de cada uma”, predição esta que teve um terrível cumprimento, quando Nabucodonosor devastou Judá e Jerusalém, em 609-607 AEC. (Jer. 34:6, 7; 2 Crô. 36:19) As muitas profecias de Oséias sobre a restauração se cumpriram quando Jeová ajuntou Judá e Israel e eles ‘subiram da terra’ de seu exílio, em 537 AEC. — Osé. 1:10, 11; 2:14-23; 3:5; 11:8-11; 13:14; 14:1-9; Esd 2:1; 3:1-3.

 As referências à profecia de Oséias por parte dos escritores das Escrituras Gregas Cristãs são, também, de máximo proveito para a nossa consideração hoje. Por exemplo, Paulo faz uma poderosa aplicação de Oséias 13:14, ao considerar o assunto da ressurreição: “Morte, onde está a tua vitória? Morte, onde está o teu aguilhão?” (1 Cor. 15:55) Ao acentuar a benignidade imerecida de Jeová, segundo expressa para com os vasos de misericórdia, Paulo cita Oséias 1:10 e 2:23: “É conforme ele diz também em Oséias: ‘Aos que não são meu povo, eu chamarei de “meu povo”, e àquela que não era amada, de “amada”; e no lugar onde se lhes disse: “Vós não sois meu povo”, ali serão chamados de “filhos do Deus vivente”.’” (Rom. 9:25, 26) Pedro parafraseia essas mesmas passagens de Oséias, ao dizer: “Porque vós, outrora, não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; vós éreis aqueles a quem não se mostrara misericórdia, mas agora sois os a quem se mostrou misericórdia.” — 1 Ped. 2:10.

Vê-se assim que a profecia de Oséias se cumpriu, não só no retorno de um restante, nos dias de Zorobabel, mas também em Jeová congregar de modo misericordioso um restante espiritual, que vem a ser ‘filhos amados do Deus vivente’. Mediante inspiração, Oséias viu os requisitos para tais. Não é uma aparência de adoração com cerimônia formal, mas, nas palavras de Oséias 6:6 (que Jesus repetiu em Mateus 9:13 e 12:7): “Agrado-me da benevolência e não do sacrifício; e do conhecimento de Deus antes do que de holocaustos.”

 A ilustração da esposa adúltera que foi tão vividamente encenada na própria vida de Oséias mostra que Jeová detesta os que se desviam dele para caminhos de idolatria e adoração falsa, cometendo destarte adultério espiritual. Qualquer pessoa que tenha tropeçado no erro deve retornar a Jeová em genuíno arrependimento e ‘oferecer em troca os novilhos de seus lábios’. (Osé. 14:2; Heb. 13:15) Estes podem regozijar-se com o restante dos filhos espirituais de Israel, em cumprimento da promessa do Reino, em Oséias 3:5: “Depois, os filhos de Israel voltarão e certamente procurarão a Jeová, seu Deus, e a Davi, seu rei; e certamente virão trêmulos a Jeová e à sua bondade, na parte final dos dias.”
Ir para o topo Ir para baixo
 
livro de oséias
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» breve resumo de oséias
» livro de jó
» livro de Êxodo
» livro de elesiastes
» livro 1 coríntios

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: