À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 livro 1 crónicas

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

livro 1 crónicas Empty
MensagemAssunto: livro 1 crónicas   livro 1 crónicas EmptySeg Set 21, 2009 9:19 am

Os co-israelitas de Esdras tiraram muito proveito de seu livro. Tendo esta história compacta com seu ponto de vista revigorante e optimista, apreciaram as amorosas misericórdias de Jeová para com eles, em virtude da lealdade dele ao pacto do Reino feito com o Rei Davi, e por causa do Seu próprio nome. Encorajados, puderam empreender a adoração pura de Jeová com renovado zelo. As genealogias fortaleceram sua confiança no sacerdócio que oficiava no templo reconstruído.

 Primeiro Crónicas foi também de grande proveito para a primitiva congregação cristã. Mateus e Lucas puderam recorrer às suas genealogias para provar claramente que Jesus Cristo era o “filho de Davi” e o Messias com direito legal. (Mat. 1:1-16; Luc. 3:23-38) Ao concluir seu testemunho final, Estêvão falou sobre o pedido de Davi de construir uma casa para Jeová, e de Salomão executar a construção. Daí, mostrou que “o Altíssimo não mora em casas feitas por mãos”, indicando que o templo dos dias de Salomão prefigurava coisas celestiais muito mais gloriosas. — Atos 7:45-50.

 Que dizer dos verdadeiros cristãos hoje? Primeiro Crónicas deve edificar e estimular nossa fé. Há muitas coisas que podemos copiar do brilhante exemplo de Davi. Por sempre consultar a Jeová, quão diferente foi ele de Saul, que não tinha fé! (1 Crô. 10:13, 14; 14:13, 14; 17:16; 22:17-19) Ao trazer a arca de Jeová para Jerusalém, em seus salmos de louvor, em organizar os levitas para o serviço e em seu pedido para construir uma gloriosa casa para Jeová, Davi mostrou que Jeová e Sua adoração estavam em primeiro lugar em sua mente. (16:23-29) Ele não era queixoso. Não procurava privilégios especiais para si, mas procurava apenas fazer a vontade de Jeová. Assim, quando Jeová designou a construção da casa ao seu filho, instruiu de todo o coração ao filho e deu de seu tempo, sua energia e sua riqueza na preparação da obra que começaria após sua morte. (29:3, 9) Deveras, um esplêndido exemplo de devoção! — Heb. 11:32.

 Depois, há os culminantes capítulos concludentes. A linguagem magnificente com que Davi louvou a Jeová e glorificou seu “belo nome” deve inspirar em nós alegre apreço pela honra que temos hoje de dar a conhecer as glórias de Jeová e seu Reino por Cristo. (1 Crô. 29:10-13) Seja a nossa fé e a nossa alegria sempre como a de Davi, ao passo que expressamos gratidão pelo Reino eterno de Jeová por nos gastarmos no Seu serviço. (17:16-27) Deveras, Primeiro Cronicas faz cintilar mais belamente do que nunca o tema da Bíblia sobre o Reino de Jeová por meio de Sua Semente, deixando-nos na expectativa de mais revelações emocionantes dos propósitos de Jeová.
Ir para o topo Ir para baixo
 
livro 1 crónicas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» livro 2 crónicas
» breve resumo de 1 crónicas
» breve resumo de 2 crónicas
» livro 3 joão
» livro de jó

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: