À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 arca do pacto

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

arca do pacto Empty
MensagemAssunto: arca do pacto   arca do pacto EmptySex Jul 31, 2009 6:23 pm

A Arca servia de arquivo sagrado para a segura conservação das sagradas advertências, ou testemunho, seu principal conteúdo sendo as duas tábuas do testemunho, ou os Dez Mandamentos. (Êx 25:16) Um “jarro de ouro com o maná e a vara de Arão, que brotara”, foram adicionados à Arca, porém, foram mais tarde removidos, algum tempo antes da construção do templo de Salomão. (He 9:4; Êx 16:32-34; Núm 17:10; 1Rs 8:9; 2Cr 5:10) Pouco antes de Moisés morrer, ele forneceu um exemplar do “livro da lei” aos sacerdotes levitas, com instruções de que fosse conservado, não dentro, mas “ao lado da arca do pacto de Jeová, vosso Deus, . . . [como] testemunha contra ti [ali]”. — De 31:24-26.

A Arca foi associada com a presença de Deus durante toda a sua história. Jeová prometera: “Ali me hei de apresentar a ti e falar contigo de cima da tampa, de entre os dois querubins que há sobre a arca do testemunho.” “Aparecerei numa nuvem por cima da tampa.” (Êx 25:22; Le 16:2) Samuel escreveu que Jeová “está sentado sobre os querubins” (1Sa 4:4); portanto, os querubins serviam de “representação do carro” de Jeová. (1Cr 28:18) Assim sendo, “sempre que Moisés entrava na tenda de reunião para falar com [Jeová], então ouvia a voz conversando com ele de cima da tampa que havia sobre a arca do testemunho, de entre os dois querubins; e falava com ele”. (Núm 7:89) Mais tarde, Josué e o sumo sacerdote Finéias também indagaram de Jeová perante a Arca. (Jos 7:6-10; Jz 20:27, 28) No entanto, apenas o sumo sacerdote realmente entrava no Santíssimo e via a Arca, num único dia por ano, não para comunicar-se com Jeová, mas para cumprir a cerimónia do Dia da Expiação. — Le 16:2, 3, 13, 15, 17; He 9:7.

No livro simbólico de Revelação apocalipse, João diz que “viu-se a arca do seu pacto no santuário do seu templo”, no céu. Esta arca do pacto tem que ver com o novo pacto de Deus com os homens, e o aparecimento da Arca era uma indicação de que Jeová novamente governava por meio do seu Ungido. — Re 11:15, 19.
Ir para o topo Ir para baixo
MarcioAlmeida




Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 55
Localização : São Paulo

arca do pacto Empty
MensagemAssunto: Re: arca do pacto   arca do pacto EmptySex Mar 05, 2010 5:23 pm

Onde foi parar a arca ???
Existem pessoas que afirmam que ela se encontra em algum país africano, outros dizem que encontra-se em algum país asiático.
Não há referência do momento em que ela se perdeu, provavelmente quando o povo foi levado para a Babilônia.
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

arca do pacto Empty
MensagemAssunto: Re: arca do pacto   arca do pacto EmptyQua Mar 10, 2010 6:16 am

A única referência histórica pós-salomônica à arca do pacto, quase 900 anos depois de esta ter sido feita, ocorre em 2 Crônicas 35:3, onde o Rei Josias, em 642 AEC, ordenou que fosse devolvida ao templo.

Não se declara como ela fora removida.

Josias ascendeu ao trono depois de alguns reis bem apóstatas, sendo que um deles colocara uma imagem na casa de Jeová, e é possível que um desses reis iníquos tivesse removido a Arca. (2Cr 33:1, 2, 7) Por outro lado, Josias patrocinou amplos consertos no templo, durante os quais a Arca talvez tivesse sido levada a outro lugar para a sua própria proteção contra danos. (2Cr 34:8–35:19)

Não há menção de a Arca ter sido levada a Babilônia. A Arca não está alistada entre os objetos do templo levados embora. Igualmente, não há menção de ela ter sido devolvida e colocada no templo reconstruído de Zorobabel; nem foi ela substituída. Não se sabe quando e em que circunstâncias a Arca desapareceu. — 2Rs 25:13-17; 2Cr 36:18; Esd 1:7-11; 7:12-19.

Jeremias predisse um tempo em que a arca do pacto não mais existiria, mas que não se sentiria falta dela, e que os adoradores de Jeová não passariam por nenhuma dificuldade por não a possuírem. Antes, ‘a própria Jerusalém seria chamada de trono de Jeová’. — Je 3:16, 17.
Ir para o topo Ir para baixo
MarcioAlmeida




Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 55
Localização : São Paulo

arca do pacto Empty
MensagemAssunto: Re: arca do pacto   arca do pacto EmptyQua Mar 10, 2010 12:46 pm

Interessante por que realmente o povo parece não se importar com o destino da arca.
Pode ser que evolluiram espiritualmente para não necessitar mais do "apoio" da arca ou andaram por outros caminhos e se esqueceram, ou deixaram de ter interesse nela.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





arca do pacto Empty
MensagemAssunto: Re: arca do pacto   arca do pacto Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
arca do pacto
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Que lição aprendemos da tentativa de Davi de levar a arca do pacto a Jerusalém?
» Foi encontrada a arca?
» dilúvio- aviso para nós
» como era a arca que Noé construiu
» Quais animais entraram na arca ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Êxodo :: O templo de Deus-
Ir para: