À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Os votos feitos a Deus são sempre de cumprimento obrigatório?

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Os votos feitos a Deus são sempre de cumprimento obrigatório? Empty
MensagemAssunto: Os votos feitos a Deus são sempre de cumprimento obrigatório?   Os votos feitos a Deus são sempre de cumprimento obrigatório? EmptyTer Ago 10, 2010 4:51 am



Em sentido bíblico, um voto é uma promessa solene feita a Deus para realizar algo, fazer uma oferta, ingressar em algum serviço ou assumir uma responsabilidade, ou ainda abster-se de certas coisas que em si mesmas não são ilícitas. A Bíblia contém relatos de votos condicionais, pelos quais a pessoa se comprometia a seguir determinado proceder caso Deus realizasse algo primeiro. Por exemplo, Ana, mãe do profeta Samuel, fez o seguinte voto: “Ó Jeová dos exércitos, se . . . não te esqueceres da tua escrava e realmente deres à tua escrava um descendente masculino, eu o entregarei a Jeová todos os dias da sua vida e não passará navalha sobre a sua cabeça.” (1 Samuel 1:11) A Bíblia indica também que os votos são feitos voluntariamente. Até que ponto somos obrigados a cumprir os votos bíblicos?

“Sempre que fizeres um voto a Deus”, disse o Rei Salomão do antigo Israel, “não hesites em pagá-lo”. Ele acrescentou: “O que votares, paga. Melhor é que não votes, do que votares e não pagares.” (Eclesiastes 5:4, 5) A Lei dada a Israel por meio de Moisés declara: “Caso faças um voto a Jeová, teu Deus, não deves tardar em pagá-lo, porque Jeová, teu Deus, sem falta o exigirá de ti, e deveras se tornaria um pecado da tua parte.” (Deuteronómio 23:21) É evidente que fazer um voto a Deus é um assunto sério. Deve ser feito por um bom motivo, e quem o faz não deve ter dúvida de que possa cumprir o que prometeu. Caso contrário, seria melhor não fazer o voto. No entanto, depois de feitos, será que todos os votos são de cumprimento obrigatório?

Como a pessoa deve agir quando faz um voto e depois descobre que aquilo que o voto exige é contrário à vontade de Deus? Suponhamos que seja um voto que de algum modo vincule a imoralidade com a adoração verdadeira. (Deuteronómio 23:18) É óbvio que a pessoa não é obrigada a cumprir tal voto. Além disso, sob a Lei Mosaica, um voto feito por uma mulher podia ser anulado pelo pai ou pelo marido. — Números 30:3-15.

Considere também o caso de quem fez um voto a Deus para continuar solteiro, mas então se vê num dilema. Cumprir o voto o coloca numa situação em que sente que corre perigo de violar as normas divinas de moralidade. Deve ainda continuar a cumprir seu voto? Não seria melhor ele proteger-se de ficar culpado de imoralidade por desistir do voto, recorrer à misericórdia de Deus e pedir perdão? Só ele pode decidir a questão. Ninguém mais pode tomar a decisão por ele.

E quando alguém faz um voto e depois se dá conta de que agiu precipitadamente? Deve ainda procurar cumprir o voto? Para Jefté não foi fácil cumprir o voto que fizera a Deus, mas o cumpriu conscienciosamente. (Juízes 11:30-40) Não cumprir um voto poderia resultar em Deus “ficar indignado” com a pessoa e arruinar o que ela tinha realizado. (Eclesiastes 5:6) Tratar levianamente a questão de cumprir um voto pode resultar em perder o favor de Deus.

Jesus Cristo disse: “Deixai simplesmente que a vossa palavra Sim signifique Sim, e o vosso Não, Não; pois tudo o que for além disso é do iníquo.” (Mateus 5:37) O cristão não deve apenas preocupar-se em cumprir votos feitos a Deus, mas também deve provar que todas as suas palavras são confiáveis — para Deus e para os humanos. O que se dá quando ele se vê no dilema de ter feito um acordo com alguém que a princípio parecia bom, mas que depois de um exame mais detalhado parece imprudente? Não se deve encarar isso levianamente. Contudo, depois de uma conversa franca, a outra pessoa talvez decida livrá-lo do compromisso. — Salmo 15:4; Provérbios 6:2, 3.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Os votos feitos a Deus são sempre de cumprimento obrigatório?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Era do propósito original de Deus que a mulher estivesse em sujeição ao seu marido? Ou deu-se isso apenas depois de Adão e Eva terem pecado e Deus ter dito à mulher que “teu esposo . . . te dominará”? — Gen. 3:16.
» Posso viver pra sempre ?
» Era sempre errado que os israelitas cobrassem juros?
» Façamos o homem...
» Eu Sou o SENHOR, o teu Deus

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Profetas :: Samuel :: O pedido-
Ir para: