À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 pacto de amor leal

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

pacto de amor leal Empty
MensagemAssunto: pacto de amor leal   pacto de amor leal EmptySex Jun 04, 2010 3:26 am

Depois de sua vitória sobre Golias, Davi apresentou-se a Saul. Foi então que entrou em cena outro amante da justiça. Foi Jonatã, o filho mais velho do Rei Saul. “Sucedeu que, assim que [Davi] acabou de falar a Saul, a própria alma de Jonatã se ligou à alma de Davi, e Jonatã começou a amá-lo como a sua própria alma.” (1 Samuel 18:1) Não foi o seu valor físico ou a sua perícia com a funda o que granjeou a admiração sincera de Jonatã para com Davi, mas sim o seu zelo ardente em limpar o nome de Deus do vitupério, a sua atitude altruísta e a sua confiança implícita em Jeová. — Compare com o Salmo 8:1, 9; 9:1, 2.

Embora Jonatã fosse uns 30 anos mais velho que Davi, ele se uniu a esse jovem guerreiro num duradouro vínculo de amizade. “E Jonatã e Davi passaram a concluir um pacto, porque o amava como a sua própria alma. Além disso, Jonatã despiu-se da sua túnica sem mangas que usava e a deu a Davi, e também suas vestes, e até mesmo sua espada, e seu arco, e seu cinto.” (1 Samuel 18:3, 4) Que notável demonstração de reconhecimento da parte de Jonatã! Jonatã seria normalmente o herdeiro de Saul. No entanto, ele expressou por Davi um amor caloroso e baseado em princípios, e submissão a ele como o ungido para ser rei, aquele que estava acima de tudo decidido a defender o nome e a soberania de Jeová. — 2 Samuel 7:18-24; 1 Crónicas 29:10-13.

Com o tempo, o fugitivo Davi reencontrou-se com Jonatã, que disse: “Farei para ti o que a tua alma disser.” Os dois reafirmaram um pacto perante Jeová, e Davi prometeu que jamais cortaria a benignidade para com a casa de Jonatã — uma promessa que fielmente cumpriu. “Jonatã, pois, jurou novamente a Davi por causa do seu amor por ele; porque o amava como amava a sua própria alma.” — 1 Samuel 20:4-17; 2 Samuel 21:7.

Amorosamente, Jonatã continuou a encorajar a Davi. Como diz o registro: “Jonatã, filho de Saul, levantou-se então e foi ter com Davi em Horesa, para fortalecer-lhe a mão com respeito a Deus. E foi dizer-lhe: ‘Não fiques com medo; pois a mão de Saul, meu pai, não te achará, e tu mesmo serás rei sobre Israel, e eu mesmo me tornarei o segundo depois de ti; e Saul, meu pai, também tem conhecimento disso.’ Os dois concluíram então um pacto perante Jeová.” — 1 Samuel 23:15-18.

Aparentemente, este foi o último encontro entre Davi e seu leal companheiro Jonatã. Mais tarde, quando tanto Jonatã como Saul foram mortos em batalha contra os filisteus, Davi compôs uma endecha: “O Arco.” Nela ele expressa respeito por Saul como ungido de Jeová, mas finaliza esse seu cântico com as palavras: “Jonatã, morto sobre os teus altos! Estou aflito por ti, meu irmão Jonatã, tu me eras muito agradável. Teu amor a mim era mais maravilhoso do que o amor das mulheres. Como caíram os poderosos e pereceram as armas de guerra!” (2 Samuel 1:18, 21, 25-27) Davi foi então ungido pela segunda vez, agora como rei de Judá.
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

pacto de amor leal Empty
MensagemAssunto: Re: pacto de amor leal   pacto de amor leal EmptySex Jun 18, 2010 7:22 am

Jonatã não manifestou rancor por ser Davi ungido para ser rei do reino que ele poderia ter herdado. Ao contrário, reconheceu as excelentes qualidades de Davi e fez um pacto de amizade com ele. Similar companheirismo desinteresseiro pode ser grandemente edificante e encorajador entre os que hoje servem fielmente a Jeová. — 23:16-18.
Ir para o topo Ir para baixo
 
pacto de amor leal
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» amor de Cristo prefigurado
» Cuidado com o amor baseado só na paixão!
» pacto com abraão
» arca do pacto
» pacto de amizade

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Profetas :: Samuel :: Jônatas e Davi, uma amizade-
Ir para: