À Procura da Verdade
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são vieira




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MensagemAssunto: ...novos?...   ...novos?... EmptyDom Set 27, 2009 2:29 am

(Isaías 65:17) . . .“Pois eis que crio novos céus e uma nova terra. . .

(2 Pedro 3:13) . . ., há novos céus e uma nova terra que aguardamos segundo a sua promessa, e nestes há de morar a justiça.

hum...interessante se for levado em sentido literal... o que significam estes versiculos?
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MarcioAlmeida




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MensagemAssunto: Re: ...novos?...   ...novos?... EmptySeg Set 28, 2009 3:39 pm

Depois do povo destruir sua terra através da corrupção do povo, Deus promete não apenas restabelecer a beleza da terra, mas torna-la como nova.
Verão a terra com outros olhos, e os céus e a terra serão totalmetne diferentes.
Essa foi uma promessa que Deus faz ao povo sempre que eles estão dispostos a restabelecer o acordo com Ele.
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são vieira




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MensagemAssunto: Re: ...novos?...   ...novos?... EmptySeg Set 28, 2009 3:48 pm

A ligação dos “céus” com poder governante ajuda no entendimento do sentido da expressão “novos céus e uma nova terra”, encontrada em Isaías 65:17; 66:22, e citada pelo apóstolo Pedro em 2 Pedro 3:13. Observando esta relação, a Cyclopædia (Ciclopédia, 1891, Vol. IV, p. 122) de M’Clintock e Strong comenta: “Em Isa. lxv, 17, um novo céu e um nova terra significam um novo governo, novo reino, novo povo.”

Assim como a “terra” pode referir-se a uma sociedade de pessoas (Sal 96:1); assim também “céus” pode simbolizar o superior poder dominante ou governo sobre essa “terra”. A profecia que apresenta a promessa de “novos céus e uma nova terra”, dada por meio de Isaías, tratava inicialmente da restauração de Israel do exílio babilônico. Quando os israelitas retornaram à sua pátria, eles entraram num novo sistema de coisas. Ciro, o Grande, foi destacadamente usado por Deus para realizar esta restauração. De volta em Jerusalém, Zorobabel (descendente de Davi) serviu como governador, e Josué, como sumo sacerdote. Em harmonia com o propósito de Jeová, este novo arranjo governamental, ou “novos céus”, dirigia ou supervisionava o povo sujeito. (2Cr 36:23; Ag 1:1, 14) Assim, conforme predisse o versículo 18 do capítulo 65 de Isaías, Jerusalém tornou-se “causa para júbilo e seu povo como causa para exultação”.

A citação de Pedro, porém, mostra que se devia aguardar um cumprimento futuro, à base da promessa de Deus. (2Pe 3:13) Visto que, neste caso, a promessa de Deus se relaciona com a presença de Cristo Jesus, conforme mostra o versículo 4 , os “novos céus e uma nova terra” devem relacionar-se com o Reino messiânico de Deus e seu domínio sobre súditos obedientes. Cristo Jesus, por meio da sua ressurreição e ascensão à mão direita de Deus, passou a ser “mais alto do que os céus” (He 7:26), no sentido de que ele foi assim colocado “muito acima de todo governo, e autoridade, e poder, e senhorio . . . não só neste sistema de coisas, mas também no que há de vir”. — Ef 1:19-21; Mt 28:18.
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