À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo

Ir em baixo 
AutorMensagem
MarcioAlmeida



Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 49
Localização : São Paulo

MensagemAssunto: Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo   Qui Ago 06, 2009 9:04 am

Deus estipulou um dia para santificar.
O que é santificar ?
Por que a palavra LEMBRA-TE no início do mendamento ?
Por que sábado e não domingo ou terça-feira ???
O quanto esta lei está em vigor hoje ???
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

MensagemAssunto: Re: Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo   Sex Ago 07, 2009 3:40 am

Dia reservado por Deus para descanso dos trabalhos rotineiros; o sábado foi dado por Jeová como sinal entre ele e os filhos de Israel. (Êx 31:16, 17) A expressão hebraica yohm hash·shab·báth (dia de sábado) deriva do verbo sha·váth, que significa “repousar, cessar”. (Gên 2:2; 8:22) Em grego, he he·mé·ra tou sab·bá·tou significa “dia de sábado”.

ofereciam a oportunidade de a pessoa demonstrar sua fé e obediência por meio da observância do sábado. Dava aos pais a oportunidade de inculcar as leis e os mandamentos de Deus na mente e no coração dos seus filhos. (De 6:4-9) O sábado costumava ser usado para assimilar conhecimento de Deus e para cuidar das necessidades espirituais

Depois da morte de Jesus, seus apóstolos nunca ordenaram a guarda do sábado. O sábado não foi incluído como requisito cristão em Atos 15:28, 29, nem mais tarde. Tampouco instituíram eles um novo sábado, ou “dia do Senhor”. Embora Jesus fosse ressuscitado no dia agora chamado domingo, em parte alguma indica a Bíblia que este dia da sua ressurreição devesse ser comemorado como um “novo” sábado, ou de outro modo. Alguns têm recorrido a 1 Coríntios 16:2 e Atos 20:7 como base para a observância do domingo como um sábado. No entanto, o primeiro texto apenas indica que Paulo instruiu os cristãos no sentido de que, no primeiro dia da semana, pusessem de lado certa quantia, nos seus lares, para os irmãos necessitados em Jerusalém. O dinheiro não devia ser entregue no seu lugar de reunião, mas devia ser guardado até a chegada de Paulo. Quanto ao último texto, era apenas lógico que Paulo se reunisse com os irmãos em Trôade no primeiro dia da semana, visto que partia logo no dia seguinte.

Foi só em 321 EC que Constantino decretou que o domingo (em latim: dies Solis [dia do sol], antigo título associado com a astrologia e a adoração do sol, não Sabattum [sábado] ou dies Domini [dia do Senhor]) fosse o dia de descanso de todos, excepto os lavradores.

santificar Para santificar (ter por sagrado; tratar como santo).” Hebr.: leqad·désh; gr.: Ha·gi·á·zein; lat.: sanc·ti·fi·cán·dum.
santoNo hebraico bíblico, ela deriva de um termo que significa “separado”. Na adoração, “santo” se aplica ao que é separado do uso comum, ou tido como sagrado. A santidade tem também forte conotação de limpeza e pureza.

resumo: é algo colocado á parte para um propósito
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Do sábado para o domingo - Sintese
» LEMBRA-TE do dia do SÁBADO...
» do SÁBADO para o DOMINGO...
» E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado...
» Feliz sábado!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Êxodo :: Os dez mandamentos-
Ir para: