À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe
 

 Foi universal ou local ?

Ir em baixo 
AutorMensagem
MarcioAlmeida



Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 51
Localização : São Paulo

Foi universal ou local ? Empty
MensagemAssunto: Foi universal ou local ?   Foi universal ou local ? EmptySeg Jun 01, 2009 12:05 pm

Uma das grandes dúvidas é se o dilúvio foi universal ou apenas em um local específico.
Poderia o dilúvio ter atingido apenas uma região específica ?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Foi universal ou local ? Empty
MensagemAssunto: mundial   Foi universal ou local ? EmptySex Jul 24, 2009 6:14 pm

Existe Evidência Mundial?

Vemos efeitos similares do dilúvio através da terra? A. M. Rehwinkel fornece um exemplo em seu livro The Flood (O Dilúvio):

“Grandes massas de granito e de rocha metamórfica dura, por exemplo, que se pode remontar à Escandinávia, acham-se espalhadas pelas planícies da Dinamarca e da Alemanha setentrional. Alguns destes blocos são de tamanho imenso, pesando milhares de toneladas. O mesmo fenómeno é encontrado aqui na América, nos Estados da Nova Inglaterra e em Nova Iorque, Pensilvânia, Ohio, Michigan, Wisconsin, Minnesota, Iowa, no Canadá oriental e ocidental, e em outras partes. . . . Em muitos casos, a distância em que foram transportadas é muito grande, e, às vezes, encontram-se numa elevação aparentemente muito maior do que sua fonte.”

Alguns teorizam que estas enormes massas de pedra foram levadas a seus locais actuais em cima de geleiras, durante a era glacial. “No entanto, estes blocos de pedra também são encontrados em climas mais quentes, muito longe de quaisquer sinais de glaciação. Exemplificando: na Califórnia Meridional”, observa o livro Target: Earth (Objetivo: Terra). Também, as geleiras não podem ser responsáveis por muitas dessas massas rochosas “erráticas” repousarem em terrenos mais elevados, às vezes centenas de metros mais alto, do que seu aparente local original. “E ainda há outro problema em conexão com as rochas erráticas, para o qual a teoria glacial não possui resposta satisfatória”, observa Rehwinkel:

“E esse é a questão da mistura das rochas em uma localidade, levadas para lá de fontes que estão em direcções opostas. Em vários lugares da terra já se observou esse fenómeno. Um deles se acha na Saxônia, onde se encontram rochas juntas, algumas das quais tiveram sua fonte na Escandinávia, no norte, ao passo que outras foram levadas para lá de alguma outra fonte no sul. . . . O gelo em movimento não pode acumular blocos de pedras que venham de direcções opostas e deposita-los juntos em um só lugar.”
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Pedro Miguel



Mensagens : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/07/2009

Foi universal ou local ? Empty
MensagemAssunto: O dilúvio global   Foi universal ou local ? EmptyQui Jul 30, 2009 12:34 pm

Um dilúvio global tão sobrepujante certamente deve ter causado nos sobreviventes uma impressão inesquecível. As gerações futuras seriam informadas sobre ele. Visto que o registro bíblico diz que todas as nações descendem do mesmo grupo de sobreviventes do Dilúvio, é razoável esperar que em todas as partes da terra haja evidência de alguma remota lembrança daquele grande cataclismo. Dá-se isso? Sim, isso se dá!
Ao passo que os descendentes dos sobreviventes do Dilúvio migraram para lugares distantes, e com o passar do tempo, os pormenores ficaram distorcidos e o relato foi adaptado a conceitos religiosos locais. Mas, dificilmente seria mera coincidência que nas lendas primitivas em toda a terra houvesse a recordação dum grande dilúvio que destruiu a humanidade, com exceção de poucos que tivessem sido preservados juntos. A lembrança dele é encontrada na Mesopotâmia e em outras partes da Ásia, na Austrália e nas ilhas do Pacífico, entre dezenas de tribos índias na América do Norte e do Sul, nas histórias contadas entre os antigos gregos e romanos, na Escandinávia, e entre tribos africanas. Muitos destes relatos fazem menção da preservação de animais num barco, junto com humanos. Paralelo ao registro bíblico, alguns contam que se enviaram aves para saber se a água tinha baixado. Nenhum outro acontecimento antigo é tão amplamente lembrado.

Pormenores históricos associados com o Dilúvio afetaram os costumes mesmo até os nossos dias. Como? Ora, a Bíblia relata que o Dilúvio começou “no segundo mês, no dia dezessete do mês”. Este “segundo mês” corresponde à última parte de outubro e à primeira parte de novembro de nosso calendário. (Gênesis 7:11) Portanto, é digno de nota que muitas pessoas, em todo o mundo, comemorem um dia de Finados ou Festa de Antepassados nessa época do ano. Por que nessa época? Porque esses costumes refletem a lembrança da destruição causada pelo Dilúvio.
A própria Bíblia, porém, é que contém testemunho incorrupto do que aconteceu. O que Noé viu e pelo que passou foi mais tarde incorporado na Bíblia. Séculos depois, o próprio Deus, ao falar por meio do profeta Isaías, referiu-se às “águas de Noé” (Isaías 54:9) O primogênito Filho de Deus observou os eventos dos dias de Noé. Mais tarde, quando na terra, Esse, Jesus Cristo, falou sobre o Dilúvio como fato histórico e explicou também por que tantos morreram naquele tempo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Pedro Miguel



Mensagens : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/07/2009

Foi universal ou local ? Empty
MensagemAssunto: Re: Foi universal ou local ?   Foi universal ou local ? EmptyQui Jul 30, 2009 12:44 pm

O Dilúvio, Segundo a Bíblia

O primeiro livro da Bíblia, Gênesis, delineia os pormenores do Dilúvio. Em Gênesis, capítulo 6, observamos que as condições no mundo deterioraram ao ponto de Deus dizer: “E quanto a mim, eis que estou trazendo o dilúvio de águas sobre a terra, para arruinar debaixo dos céus toda a carne em que a força da vida está ativa. Tudo o que há na terra expirará.” (Gên. 6:17) Deus providenciou a preservação da família humana e do reino animal por ordenar a Noé que construísse uma arca, ou caixa retangular, de 300 côvados de comprimento, 50 côvados de largura e 30 côvados de altura. — Gên. 6:14, 15.

Dimensiona quão grande era tal barco? Se calcularmos segundo o cálculo conservador de 44,45 centímetros o côvado, a arca media 133,50 metros de comprimento, por 22,30 de largura e 13,40 de altura. Visto que a arca estava dividida em três pisos, teria um total de mais de 8.450 metros quadrados de espaço útil e uma capacidade geral de 33.960 metros cúbicos. Esse é espaço suficiente para 445 vagões fechados comuns, ou 10 trens de cerca de 44 vagões cada um. Seria necessário construir uma estrutura tão maciça para sobreviver a um dilúvio local? Não poderia Noé simplesmente ter mudado para uma área não atingida por um dilúvio local? Observemos com cuidado o que a Bíblia, em Gênesis 7:11, 12, 17-24, diz quanto à amplitude do Dilúvio:

“Romperam-se todos os mananciais da vasta água de profundeza e abriram-se as comportas dos céus. E o aguaceiro sobre a terra continuou por quarenta dias e quarenta noites. . . . e as águas continuaram a aumentar e começaram a carregar a arca, e ela flutuava alto por cima da terra. E as águas tornaram-se predominantes e continuaram a aumentar grandemente sobre a terra, mas a arca continuou seguindo sobre a superfície das águas. E as águas predominaram tão grandemente sobre a terra, que ficaram cobertos todos os altos montes que havia debaixo de todos os céus. Até quinze côvados predominaram as águas sobre eles, e os montes ficaram cobertos.

“Assim, toda a carne que se movia sobre a terra expirou, dentre as criaturas voadoras, e dentre os animais domésticos, e dentre os animais selváticos, e dentre os enxames de criaturas que pululavam na terra, bem como toda a humanidade. Morreu tudo em que o fôlego da força da vida estava ativo nas suas narinas, a saber, todos os que estavam em solo seco. Assim extinguiu toda coisa existente que havia na superfície do solo, desde o homem até o animal, até o animal movente e até a criatura voadora dos céus, e eles foram obliterados da terra; e sobreviviam somente Noé e os com ele na arca. E as águas continuaram a predominar sobre a terra por cento e cinqüenta dias.”

Enquadra-se nessa descrição um dilúvio local? O livro The Genesis Flood (O Dilúvio de Gênesis) observa: “Não teria sido possível que a água cobrisse nem mesmo uma montanha elevada no Oriente Próximo sem inundar a Austrália e a América também!” A mesma publicação então cita a observação do bem-conhecido perito hebraico, S. R. Driver:

“É manifesto que um dilúvio que submergisse o Egito, bem como Babilônia, tinha de subir pelo menos 600 metros (a altitude da região elevada entre eles), e assim, efetivamente, foi universal . . . um dilúvio, por outro lado, que fizesse menos do que isso não é o que os escritores bíblicos descrevem.”

As Escrituras Gregas Cristãs, que incluem o testemunho de Jesus Cristo, confirmam que o Dilúvio era mundial. (Mat. 24:37-39; 1 Ped. 3:20; 2 Ped. 2:5; 3:6) Será que a terra dá testemunho de tal dilúvio? O que se devia procurar?

Efeitos da Água em Movimento

Enchentes de rios nos tempos recentes deram uma idéia do enorme poder da água em movimento. Uma publicação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirma sobre certas enchentes no estado de Utah: “[Elas] destruíram casas . . . e depositaram detritos a uma profundidade de vários metros, inclusive blocos de pedra de todos os tamanhos com até 20 toneladas de peso. Algumas das pedras maiores foram movidas mais de 300 metros da boca do canyon, num declive de 4°. Várias delas pesavam de 75 a 100 toneladas cada uma e duas delas, previamente mencionadas, pesavam 150 e 210 toneladas, respectivamente.”

A abertura das “comportas dos céus” não se refere a uma simples chuvarada. (Gên. 7:11) Significava derramar bilhões de litros de água que estavam suspensos na atmosfera superior como abóbada aquosa em volta do globo, que a Bíblia chamou de “as águas . . . por cima da expansão”. (Gên. 1:6, 7) O peso destas águas adicionais mergulhando em direção à terra certamente contribuiria para consideráveis movimentos tectônicos. O deslocamento e a agitação da crosta terrestre geraria imensas ondas tsunami (raz de maré) que se arrastariam pelas áreas terrestres. Segundo um artigo em Scientific American as ondas agitadas por uma tempestade em Cherburgo, França, “atiraram pedras de 3.200 quilos sobre [um] muro e moveram por mais de dezoito metros blocos de concreto de 65 toneladas”.

[left][center]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
MarcioAlmeida



Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 51
Localização : São Paulo

Foi universal ou local ? Empty
MensagemAssunto: Re: Foi universal ou local ?   Foi universal ou local ? EmptyQui Jul 30, 2009 12:51 pm

"Este “segundo mês” corresponde à última parte de outubro e à primeira parte de novembro de nosso calendário."
Não entendi esta parte.
De onde foi tirada esta relação ?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Foi universal ou local ? Empty
MensagemAssunto: Re: Foi universal ou local ?   Foi universal ou local ? EmptyQui Jul 30, 2009 1:14 pm

bem, deixemos o Pedro responder... mas realmente o calendário judaico é diferente do nosso mas não é difícil fazer a relação pois o calendário judaico era guiado pela lua nova e daí não ser difícil relacionar com o nosso...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
MarcioAlmeida



Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 51
Localização : São Paulo

Foi universal ou local ? Empty
MensagemAssunto: Re: Foi universal ou local ?   Foi universal ou local ? EmptyQua Set 09, 2009 1:16 pm

Um dos pontos fortes na defesa do dilúvio universal é que a grande maioria das civilizações possuem alguma descrição deste evento.
Em contraposição a este ponto, é o fato de que todos estes relatos, que somam mais de duzentos e cinquenta, apresentam um deus destruindo a humanidade por causa da maudade e o início de uma civilização, isto é, são bastante similares e, ao mesmo tempo são bastante explicativos do por que o surgimento desta ou daquela civilização.
Ficará sempre uma ameaça pairando no ar, uma ameaça de destruição movido por um deus, seja ele qual for.
Também quem relata os fatos é sempre descendente da parte "boa" dos sobreviventes do dilúvio.
Se alguém fosse inventar o dilúvio, certamente o faria com um casal piedoso e alguns opucos filhos, sendo um bonzinho que é o pai da humanidade da qual ele seria descendente...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Foi universal ou local ? Empty
MensagemAssunto: Re: Foi universal ou local ?   Foi universal ou local ? EmptyQua Set 09, 2009 1:32 pm

o impacto que o diluvio teve a nivel mundial foi estrondoso e as evidências não mentem mas é um assunto que não podemos levar de forma leviana pois Deus só agiu por meio de um diluvio em justiça... os inquilinos maus da terra tinham de ser ´despejados`... mas o justo nunca paga pelo iniquo e isso deve motivar-nos a ser justos pois os padrões de deus são perfeitos e são para nossa protecção
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
MarcioAlmeida



Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 51
Localização : São Paulo

Foi universal ou local ? Empty
MensagemAssunto: Re: Foi universal ou local ?   Foi universal ou local ? EmptyQua Set 09, 2009 1:44 pm

são vieira escreveu:
o impacto que o diluvio teve a nivel mundial foi estrondoso e as evidências não mentem
Cite essas evidências...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Foi universal ou local ? Empty
MensagemAssunto: Re: Foi universal ou local ?   Foi universal ou local ? EmptyQua Set 09, 2009 1:59 pm

evidência a favor do Dilúvio parece existir na documentação fóssil. Em certa época, segundo esta documentação, grandes tigres-dentes-de-sabre caçavam suas presas na Europa, cavalos maiores do que quaisquer atualmente vivos percorriam a América do Norte e mamutes percorriam a Sibéria em busca de alimentos. Daí, em todo o mundo, espécies de mamíferos se tornaram extintas. Ao mesmo tempo, houve uma repentina mudança do clima. Dezenas de milhares de mamutes foram mortos e rapidamente congelados na Sibéria. Alfred Wallace, bem-conhecido contemporâneo de Charles Darwin, achava que essa ampla destruição deve ter sido causada por algum excepcional evento mundial, associando ao diluvio entre outros aspectos já mencionados anteriormente pelo Pedro.

evidencia cultural

Lendas do Dilúvio

Exemplos procedentes de seis continentes e de ilhas do mar; conhecem-se centenas de tais lendas.

Austrália - kurnai

Destruição por Água

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

Babilônia - relato de Beroso

Destruição por Água

Aviso Dado

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

Babilônia - epopéia de Gilgamés

Destruição por Água

Causa Divina

Aviso Dado

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

Bolívia - xiricuanos

Destruição por Água

Causa Divina

Aviso Dado

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

Bornéu - daiaques do mar

Destruição por Água

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

Birmânia - singfos

Destruição por Água

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

Canadá - creiés

Destruição por Água

Causa Divina

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

Canadá - montagnais

Destruição por Água

Causa Divina

Aviso Dado

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

China - lolos

Destruição por Água

Causa Divina

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

Cuba - nativos originais

Destruição por Água

Aviso Dado

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

África Oriental - massais

Destruição por Água

Causa Divina

Aviso Dado

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

Egito - Livro dos Mortos


Destruição por Água

Causa Divina

Aviso Dado

Humanos Poupados

Preservados Numa Embarcação

Fiji - tradição walavu-levu

Destruição por Água

Causa Divina

Aviso Dado

Humanos Poupados

Preservados Numa Embarcação

Polinésia Francesa - Raïatéa

Destruição por Água

Causa Divina

Aviso Dado

Humanos Poupados

Animais Poupados

Grécia - relato de Luciano

Destruição por Água

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

Guiana - macuxis

Destruição por Água

Causa Divina

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

Islândia - Edas


Destruição por Água

Causa Divina

Humanos Poupados

Preservados Numa Embarcação

Índia - ilhas Andamã

Destruição por Água

Causa Divina

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

Índia - bhil

Destruição por Água

Aviso Dado

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

Índia - kamar


Destruição por Água

Causa Divina

Aviso Dado

Humanos Poupados

Preservados Numa Embarcação

Irã - Zenda-Avesta


Destruição por Água

Aviso Dado

Humanos Poupados

Animais Poupados

Itália - poemas de Ovídio


Destruição por Água

Causa Divina

Humanos Poupados

Preservados Numa Embarcação

Malaia, Península de - jakuns


Destruição por Água

Causa Divina

Humanos Poupados

Preservados Numa Embarcação

México - Códice Chimalpopoca

Destruição por Água

Aviso Dado

Humanos Poupados

Preservados Numa Embarcação

México - huichol


Destruição por Água

Aviso Dado

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

Nova Zelândia - maoris


Destruição por Água

Causa Divina

Humanos Poupados

Preservados Numa Embarcação

Peru - índios de Huarochirí

Destruição por Água

Aviso Dado

Humanos Poupados

Animais Poupados

Rússia - voguls

Destruição por Água

Aviso Dado

Humanos Poupados

Preservados Numa Embarcação

EUA (Alasca) - kolusches

Destruição por Água

Aviso Dado

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

EUA (Alasca) - tlingit

Destruição por Água

Causa Divina

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

EUA (Arizona) - papagos

Destruição por Água

Aviso Dado

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

EUA (Havaí) - lenda dos nu-u


Destruição por Água

Causa Divina

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

Vanuatu - melanésios

Destruição por Água

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

Vietnã - bahnar


Destruição por Água

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação

Gales - lenda dwyfan/dwyfach

Destruição por Água

Humanos Poupados

Animais Poupados

Preservados Numa Embarcação
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
MarcioAlmeida



Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 51
Localização : São Paulo

Foi universal ou local ? Empty
MensagemAssunto: Re: Foi universal ou local ?   Foi universal ou local ? EmptyQua Set 09, 2009 3:03 pm

Você não só não refutou as minhas argumentações como as utilizou...
O fato dos animais teres sumido repentinamente, os evolucionistas explicam isso com bastante propriedade...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Foi universal ou local ? Empty
MensagemAssunto: Re: Foi universal ou local ?   Foi universal ou local ? EmptyQua Set 09, 2009 4:28 pm

o meu objetivo não é refutar indiscriminadamente qualquer ponto de vista mas encontrar um ponto em comum... por certo haverá pontos que poderei mostrar algo diferente...mas não é dar argumentos por sentimento religioso mas por algo concreto e que seja razoável e plausivel...

muitos argumentos religiosos são objectáveis assim como a própria ciência tem discrepâncias...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Foi universal ou local ? Empty
MensagemAssunto: Re: Foi universal ou local ?   Foi universal ou local ? EmptySeg Ago 30, 2010 4:01 pm

O que prova que o Dilúvio dos dias de Noé deixou indelével impressão na raça humana? Estima-se que mais de 500 lendas do Dilúvio sejam contadas por mais de 250 tribos e povos. Encontram-se similaridades básicas em todas essas lendas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




Foi universal ou local ? Empty
MensagemAssunto: Re: Foi universal ou local ?   Foi universal ou local ? Empty

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Foi universal ou local ?
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Que igreja Universal é essa? Quem são os primogênitos, na igreja dos primogênitos??
» Quantificador universal.
» Desafio de Gravitação Universal
» Transfiguração!?
» (ITA) Gravitação universal

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Gênesis :: Dilúvio-
Ir para: