À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe
 

 animais impuros e puros

Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

animais impuros e puros Empty
MensagemAssunto: animais impuros e puros   animais impuros e puros EmptySex Jul 31, 2009 11:32 am

a lei de Deus, dada aos israelitas, introduziu uma nova distinção, ao classificar certos animais como limpos e apropriados como alimento, e outros como impuros e proibidos como alimento. O texto especifica: “Toda criatura de casco partido e de fenda nos cascos, e que rumina, dentre os animais, é a que podeis comer.” (Le 11:3) E, novamente: “Não deves comer coisa alguma detestável. Esta é a sorte de animal que podeis comer: o touro, a ovelha e a cabra, o veado e a gazela, e o corço, e o cabrito montês, e o antílope, e a ovelha selvagem, e a camurça; e todo animal de casco partido e de casco fendido em dois, que rumina entre os animais.” — De 14:3-6.

Os animais que não possuíssem uma ou ambas as características supracitadas não deviam ser comidos pelos que estavam sob os termos do pacto da Lei. Os animais proibidos incluíam o procávia, a lebre, o porco e o camelo. Também, as criaturas que ‘andam nas suas patas’ foram proibidas, isto, sem dúvida, abrangendo criaturas tais como o leão, o urso e o lobo. — Le 11:4-8, 26, 27; De 14:7, 8.

Estas limitações alimentares só se aplicavam aos que estavam sob a Lei mosaica, pois a declaração de Levítico 11:8 é: “São impuros para vós”, isto é, para os israelitas. Com a ab-rogação da Lei, à base da morte sacrificial de Cristo Jesus, essas proibições foram canceladas, e, mais uma vez, todos os humanos poderiam considerar-se sob a mesma provisão ampla anunciada a Noé, depois do Dilúvio. — Col 2:13-17; Gên 9:3, 4.

resumo:

Animais, peixes, aves, criaturas pululantes proibidos como alimento:

Animais: camelo, procávia, lebre, porco. (Le 11:4-8; De 14:7, Cool

Peixes e outras criaturas pululantes da água que não têm barbatanas e escamas. (Le 11:10)

Aves e criaturas voadoras: águia, brita-ossos, abutre-fusco, milhafre vermelho, milhafre-preto, mioto, corvo, avestruz, coruja, gaivota, falcão, mocho, mocho-orelhudo, cisne, pelicano, abutre, corvo-marinho, cegonha, garça, poupa, morcego, qualquer criatura alada pululante que anda de quatro (isto é, que se locomove do modo dos animais quadrúpedes). Os fatores que determinavam que criaturas voadoras eram consideradas cerimonialmente ‘impuras’ não são expressamente declarados na Bíblia. Ao passo que a maioria das aves ‘impuras’ eram aves de rapina ou necrófagas, nem todas o eram.

Animais, peixes, insetos permitidos como alimento:


Toda criatura de casco partido, formando uma fenda nele, e que rumina. (Le 11:2, 3; De 14:6)

Tudo o que há nas águas e que tenha barbatanas e escamas. (Le 11:9-12; De 14:9, 10)

Insectos e criaturas aladas pululantes que andem de quatro e tenham patas adaptadas para o salto: o gafanhoto migratório, o gafanhoto comestível, o grilo e o gafanhoto [comum] (todos segundo sua espécie). (Le 11:21, 22)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

animais impuros e puros Empty
MensagemAssunto: Re: animais impuros e puros   animais impuros e puros EmptyTer Ago 17, 2010 1:10 pm

Os regulamentos a respeito de animais puros e impuros beneficiavam os israelitas de duas maneiras. Esses regulamentos os protegiam de ser infectados por organismos prejudiciais e reforçavam a diferença entre eles e os povos das nações vizinhas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
animais impuros e puros
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ditongo e hiato
» Animais em cárcere

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Levítico :: Alimentação-
Ir para: