À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 monte sinai

Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

MensagemAssunto: monte sinai   Qua Ago 25, 2010 3:23 pm

A localização exacta do monte Sinai, ou Horebe, é incerta. A tradição o relaciona com uma serra de granito vermelho de localização central na parte meridional da península do Sinai, entre os dois braços setentrionais do mar Vermelho. Esta serra tem uns 3 km de NO a SE e tem dois picos, Ras Safsafa e Jebel Musa. A região em que se encontra esta serra é bem regada por diversos ribeirões. Defronte do pico setentrional (Ras Safsafa) fica a planície de er-Raha, com aproximadamente 3 km de extensão e cerca de 1 km de largura.

Baseado nas suas observações neste lugar, no século 19, A. P. Stanley escreve: “Que tal planície exista diante de um penhasco assim é uma coincidência tão notável com a narrativa sagrada, que apresenta um forte argumento interno, não apenas da sua identificação com o cenário, mas que o próprio cenário fora descrito por uma testemunha ocular.” Comentando a descida de Moisés e de Josué do monte Sinai, ele declara: “Quem descesse de uma das bacias recônditas atrás de Ras Sa[f]safeh, através das ravinas oblíquas que o ladeiam ao norte e ao sul, ouviria os sons desde a planície atravessando o silêncio, mas não veria a própria planície até emergir do uádi El-Deir ou do uádi Leja; e ao fazer isso, estaria logo abaixo do escarpado penhasco do Sa[f]safeh.” Stanley observa adicionalmente que lançar Moisés o pó do bezerro de ouro “na torrente que descia do monte” (De 9:21) também se ajusta a esta área, dizendo: “Isto seria perfeitamente possível no uádi Er-Raheh, no qual desemboca o riacho do uádi Leja, que desce, é verdade, do monte Sta. Catarina, mas ainda se encontra suficientemente perto do Gebel Mousa [Jebel Musa] para justificar a expressão ‘descendo do monte’.” — Sinai and Palestine (Sinai e Palestina), 1885, pp. 107-109.

O ponto de vista tradicional é que o monte Sinai pode ser identificado com o pico sulino mais elevado (Jebel Musa, que significa “Monte de Moisés”). Todavia, muitos peritos concordam com o ponto de vista de Stanley, de que o pico setentrional, Ras Safsafa, é o mais provável, por não haver nenhuma planície extensa diante do Jebel Musa.



Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
monte sinai
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Qual era o destinatário dos ensinamentos de Jesus no sermão do monte?
» VATICANO QUER O CONTROLE DO MONTE SIÃO!
» Possíveis fragmentos da Arca de Noé no Monte Ararat
» ESCOLA BIBLICA : AS BEM-AVENTURANÇAS DO SERMÃO DO MONTE : POBRES DE ESPIRITO LIÇÃO 1
» Transmissores - Entenda e Monte Vol. 1 e 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Êxodo :: Moisés o mensageiro de Deus-
Ir para: