Ofertas queimadas. As ofertas queimadas eram apresentadas em sua inteireza a Deus; o adorador não ficava com parte alguma do animal. (Veja Jz 11:30, 31, 39, 40.) Constituíam um apelo a Jeová para que aceitasse, ou demonstrasse aceitar, a oferta pelo pecado que às vezes as acompanhavam. Jesus Cristo, como “oferta queimada”, entregou-se por completo, inteiramente.
Ofertas de participação em comum (ou ofertas de paz). As ofertas de participação em comum aceitáveis a Jeová indicavam paz com ele. O adorador e sua família participavam delas (no pátio do tabernáculo; segundo a tradição, armavam-se barracas na área delimitada pela cortina que cercava o pátio; no templo havia refeitórios). O sacerdote oficiante recebia uma parte, e os sacerdotes a postos, uma outra parte. Jeová, com efeito, recebia a fumaça agradável da gordura que queimava. O sangue, que representa a vida, era dado a Deus, como pertencente a ele. Portanto, os sacerdotes, os adoradores e Jeová estavam como que juntos na refeição, o que expressava relacionamentos pacíficos. A pessoa que participasse dela enquanto estivesse numa condição impura (qualquer das impurezas mencionadas na Lei) ou que comesse a carne depois de ter sido guardada além do tempo prescrito (no clima quente ela começaria a putrefazer) devia ser decepada do Seu povo. Ela maculara ou profanara a refeição, quer por estar impura, quer por comer aquilo que era imundo aos olhos de Jeová Deus, mostrando desrespeito por coisas sagradas. — Le 7:16-21; 19:5-8.
A Refeição Nocturna do Senhor (Comemoração ou Última Ceia) é uma refeição de participação em comum. (1Co 10:16) Os que estão no “novo pacto em virtude do . . . sangue [de Jesus]” partilham uns com os outros na fé, participando dos emblemas que representam o corpo e o sangue de Jesus. Partilham também com Jeová, como Criador desse arranjo. Eles procuram a aprovação de Jeová e estão em paz não apenas uns com os outros, mas também com Jeová por intermédio de Jesus Cristo. Em harmonia com o requisito de pureza para os participantes na refeição de participação em comum, Paulo adverte que o cristão deve examinar a si mesmo antes da refeição da Comemoração. Tratar a ocasião ou os emblemas de vinho e pão não-fermentado levianamente ou com desprezo seria profanação de coisas sagradas, merecendo julgamento adverso. — 1Co 11:25, 27-29