À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe
 

 quem era a "serpente"

Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

quem era a "serpente" Empty
MensagemAssunto: quem era a "serpente"   quem era a "serpente" EmptyQui Jul 30, 2009 2:10 pm

(Génesis 3:1) . . .“É realmente assim que Deus disse, que não deveis comer de toda árvore do jardim?”

- estava no jardim do Éden

(Apocalipse 12:9) . . .Assim foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás, que está desencaminhando toda a terra habitada; ele foi lançado para baixo, à terra, e os seus anjos foram lançados para baixo junto com ele. . .

-O diabo era a serpente original e foi lançado para a terra


(Ezequiel 28:13-17) . . .Vieste a estar no Éden, jardim de Deus. Toda pedra preciosa era a tua cobertura: rubi, topázio e jaspe; crisólito, ônix e jade; safira, turquesa e esmeralda; e era de ouro o artesanato dos teus engastes e dos teus encaixes em ti. Foram aprontados no dia em que foste criado. 14 Tu és o querubim ungido que cobre, e eu te constituí. Vieste a estar no monte santo de Deus. No meio de pedras afogueadas andavas. 15 Eras sem defeito nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou injustiça em ti. 16 “‘“Por causa da abundância das tuas mercadorias encheu-se o teu meio de violência, e começaste a pecar. E eu te porei para fora do monte de Deus, por seres profano, e te destruirei, ó querubim que cobre, do meio das pedras afogueadas. 17 “‘“Teu coração se ensoberbeceu por causa da tua beleza. Arruinaste a tua sabedoria por causa da tua refulgência. Vou lançar-te para a terra. Vou pôr-te diante de reis, [para que] olhem para ti.


o diabo é um querubim que estava no jardim do éden, que usou a serpente e foi lançado para a terra quando a vontade de Deus foi feita definitivamente no céu...

[b]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
MarcioAlmeida



Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 51
Localização : São Paulo

quem era a "serpente" Empty
MensagemAssunto: Re: quem era a "serpente"   quem era a "serpente" EmptyQui Jul 30, 2009 2:44 pm

No verso 12 diz :
"Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura."
Então entende-se que os versos a seguir tratam do rei de Tiro e não de Satanás...
Também não havia motivo de orgulho dentro do Éden ter pedras preciosas e também não havia comércio...

Isaías 51:3 "Porque o SENHOR consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do SENHOR; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia."
Joel 2:3 "Diante dele um fogo consome, e atrás dele uma chama abrasa; a terra diante dele é como o jardim do Éden, mas atrás dele um desolado deserto; sim, nada lhe escapará."
Ezequiel 31:18 "A quem, pois, és semelhante em glória e em grandeza entre as árvores do Éden? Todavia serás precipitado com as árvores do Éden às partes mais baixas da terra; no meio dos incircuncisos jazerás com os que foram traspassados à espada; este é Faraó e toda a sua multidão, diz o Senhor DEUS."

Aqui vemos que o jardim do Éden é uma referência à excelência.
"precipitado com as árvores do Éden" são palavras estranhas se considerarmos o Éden o jardim original...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

quem era a "serpente" Empty
MensagemAssunto: Re: quem era a "serpente"   quem era a "serpente" EmptyQui Jul 30, 2009 3:06 pm

Em sentido figurado, Ezequiel 28:12-14, o “rei de Tiro” é mencionado como tendo estado no jardim do Éden e no “monte santo de Deus”. Junto às encostas do monte Líbano, com seus famosos cedros, o rei, adornado de suntuosas vestes e de esplendor real, estivera como que no jardim do Éden e num monte de Deus.

...mas não nos esqueçamos que as profecias têm pelo menos dois cumprimentos..


Jeová condenou Tiro por causa de seu orgulho, uma característica que ele despreza. “Olhos altaneiros” encabeça uma lista de sete coisas que Jeová odeia. (Provérbios 6:16-19) Paulo associou o orgulho com Satanás, o Diabo, e a descrição de Ezequiel da orgulhosa Tiro tem elementos que descrevem o próprio Satanás. (Ezequiel 28:13-15; 1 Timóteo 3:6)

No proceder adoptado por Satanás existe um paralelo com o do rei de Tiro, conforme descrito em Ezequiel 28:11-19.
A endecha registrada em Ezequiel 28:12-19, embora dirigida ao humano “rei de Tiro”, evidentemente equipara-se ao proceder adoptado por aquele filho espiritual de Deus que pecou primeiro. O orgulho do “rei de Tiro”, ao constituir-se em ‘deus’, ser ele chamado de “querubim”, e a referência a “Éden, jardim de Deus”, certamente correspondem às informações bíblicas sobre Satanás, o Diabo, que se enfunou de orgulho, é ligado à serpente no Éden e é chamado de “o deus deste sistema de coisas”. — 1Ti 3:6; Gên 3:1-5, 14, 15; Re 12:9; 2Co 4:4.

O anónimo rei de Tiro, morando na cidade que afirmava ser “perfeita em lindeza”, era ele mesmo “cheio de sabedoria e perfeito [adjectivo aparentado com o hebr. ka·lál] em beleza”, e “sem defeito [hebr.: ta·mím]” nos seus caminhos, desde a sua criação até que se achou nele injustiça. (Ez 27:3; 28:12, 15) A primeira ou directa aplicação da endecha em Ezequiel talvez seja à linhagem de governantes tírios, em vez de a um rei específico. (Veja a profecia dirigida contra o anónimo “rei de Babilónia” em Is 14:4-20.) Neste caso, talvez se refira a um anterior proceder de amizade e de cooperação adoptado pela governança tíria durante os reinados dos reis Davi e Salomão, quando Tiro até mesmo contribuiu para a construção do templo de Jeová no monte Moriá. De início, portanto, não se achava falta na atitude tíria, oficial, para com Israel, o povo de Jeová. (1Rs 5:1-18; 9:10, 11, 14; 2Cr 2:3-16) Reis posteriores, porém, afastaram-se deste proceder “sem defeito”, e Tiro foi condenada pelos profetas de Deus, Joel e Amós, bem como por Ezequiel. (Jl 3:4-8; Am 1:9, 10) Além da evidente similaridade entre o proceder do “rei de Tiro” e o do principal Adversário de Deus, a profecia ilustra de novo como as expressões “perfeição” e “sem defeito” podem ser usadas em sentidos limitados.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

quem era a "serpente" Empty
MensagemAssunto: Re: quem era a "serpente"   quem era a "serpente" EmptySeg Ago 23, 2010 5:07 am

A serpente literal certamente não entendeu o que Deus queria dizer quando disse aparentemente a ela: “Porque fizeste isso, maldita és dentre todos os animais domésticos e dentre todos os animais selváticos do campo. Sobre o teu ventre andarás e pó é o que comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre o teu descendente e o seu descendente. Ele te machucará a cabeça e tu lhe machucarás o calcanhar.” — Gên. 3:14, 15.

a serpente é um réptil alongado, escamoso e ápode. As serpentes se locomovem sobre o ventre ou a caixa torácica, e por causa da proximidade da sua cabeça ao chão, sua língua dardejante parece lamber o pó. (Gên 3:14)

O que significariam essas palavras quando tomadas literalmente? Que haveria um ódio mortal entre a serpente literal e a mulher literal. Também, que o descendente, ou descendência, de Eva seria inimigo implacável dos descendentes daquela serpente; e que a serpente iria viver até que o descendente da mulher Eva surgisse. A serpente machucaria então literalmente o calcanhar desse “descendente”, e, por sua vez, o “descendente” ferido machucaria a cabeça da serpente, evidentemente matando-a. Mas de quanto consolo ou benefício seria isso para toda a humanidade? Na realidade, tal explicação literal não tem sentido. Ela cria tantas dificuldades, que qualquer estudante da bíblia de mentalidade equilibrada se vê obrigado a admitir que as palavras de Deus, em Génesis 3:14, 15, devem ter um significado simbólico. De modo que a serpente que fez a Eva a pergunta capciosa deve simbolizar algo maior, e também a “mulher” mencionada neste respeito deve ser uma “mulher” simbólica.

Pois bem, precisamos adivinhar a identidade da serpente simbólica? Não! A própria Bíblia fala por nós. Em Revelação 12:9 ela chama aquela serpente misteriosa de “grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás”.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

quem era a "serpente" Empty
MensagemAssunto: Re: quem era a "serpente"   quem era a "serpente" EmptySeg Ago 30, 2010 5:43 pm

Qual era a questão principal suscitada por Satanás no Jardim do Éden?

Tratava do merecimento, da legitimidade e da justiça da soberania de Jeová. Quer dizer: Exercia Deus a regência dum modo que era realmente benéfico para suas criaturas?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

quem era a "serpente" Empty
MensagemAssunto: Re: quem era a "serpente"   quem era a "serpente" EmptyDom Jan 23, 2011 3:21 pm

pegando novamente no texto, parcialmente se aplica a um governante, rei de tiro... mas mostra lá que ELE veio a estar no jardim do Èden ?
no tempo deste rei, o jardim do éden já não existia mais, por tanto, prefigurava um governante bem maior do que o rei de tiro- Satanás o diabo, que sim, é a serpente original, no sentido que deu voz a um animal como indica apoc. 12:9.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




quem era a "serpente" Empty
MensagemAssunto: Re: quem era a "serpente"   quem era a "serpente" Empty

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
quem era a "serpente"
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» movimento "oblico"
» Número de Divisores de "N"
» Questão de álgebra com " pegadinha " ?
» Qual é o limite do "poder" pastoral?
» espacial "prisma"

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Gênesis :: Pecado-
Ir para: