À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe
 

 Era Dalila, aquela que cortou o cabelo de Sansão, israelita ou filistéia?

Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Era Dalila, aquela que cortou o cabelo de Sansão, israelita ou filistéia? Empty
MensagemAssunto: Era Dalila, aquela que cortou o cabelo de Sansão, israelita ou filistéia?   Era Dalila, aquela que cortou o cabelo de Sansão, israelita ou filistéia? EmptyTer Ago 10, 2010 6:30 am



A evidência bíblica sugere que era israelita. Jeová suscitou a Sansão e deu-lhe Seu espírito, para ‘salvar Israel’ dos filisteus inimigos. (Juí. 13:1, 5, 25) Depois de fazer isso por anos, Sansão “se enamorou” de Dalila. Embora a Bíblia não mencione a nacionalidade dela, muitos comentaristas bíblicos acham que ela era uma cortesã filistéia, cobiçada por Sansão. Mas a Palavra de Deus não diz isso. Ela diz que o juiz Sansão, ao visitar Dalila, ia visitar uma mulher que ele amava. — Juí. 16:4.

Outrossim, quando os filisteus tentaram obter a ajuda dela, não usaram como apelo o sentimento patriótico, como provavelmente teriam feito se Dalila tivesse sido compatriota filistéia. Antes, subornaram-na com uma soma muito grande de dinheiro. — Juí. 16:5.

Anteriormente, três mil judeus, por medo, haviam ajudado os filisteus a capturar Sansão. (Juí. 15:9-13) Mas Dalila fez isso por cobiça. Importunou tanto a Sansão, até que ele lhe revelou o segredo de sua força. Então ela trouxe os inimigos sobre ele. Mais tarde, Deus habilitou Sansão a desfazer o efeito desta traição, assim como Ele o havia ajudado na outra ocasião, anterior. — Juí. 15:14; 16:28-30.

Por conseguinte, parece que Dalila era mulher israelita, subornada para se tornar traidora a favor dos filisteus. Mas a Bíblia alista Sansão como exemplo de fé. — Heb. 11:32-34.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Era Dalila, aquela que cortou o cabelo de Sansão, israelita ou filistéia?
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Profetas :: Juízes :: Sansão, juíz, guerreiro, apaixonado, traído e morto.-
Ir para: