À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Na primeira das dez pragas, Moisés transformou toda a água do Egito em sangue. Os sacerdotes egípcios parecem ter imitado depois esta façanha. Mas, onde obtiveram água para isso?

Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

MensagemAssunto: Na primeira das dez pragas, Moisés transformou toda a água do Egito em sangue. Os sacerdotes egípcios parecem ter imitado depois esta façanha. Mas, onde obtiveram água para isso?   Ter Ago 10, 2010 6:25 am



Sobre a primeira praga, Jeová disse a Moisés: “Dize a Arão: ‘Toma teu bastão e estende tua mão sobre as águas do Egipto, sobre os seus rios, sobre os seus canais do Nilo e sobre os seus banhados de juncos, e sobre todas as suas águas represadas, para que se tornem sangue.’ E há de haver sangue em toda a terra do Egipto, e nos vasos de madeira, e nos vasos de pedra.” Moisés e Arão obedeceram, “e veio a haver sangue em toda a terra do Egipto”. — Êxo. 7:19-21.

A narrativa diz a seguir: “Não obstante, os sacerdotes-magos do Egipto passaram a fazer a mesma coisa com as suas artes secretas.” (Êxo. 7:22) Portanto, que água usaram os sacerdotes?

Alguns comentaristas argumentaram que a primeira praga não afectou toda a água no Egipto. (Veja Êxodo 9:25; 10:5.) Disseram que a referência à água “nos vasos de madeira, e nos vasos de pedra” não precisa ser entendida como significando que toda a água já existente nestes vasos se tornasse sangue. Se fosse assim, então o ponto da expressão final, no versículo dezenove, seria que, quando o Nilo e a água em todos os seus canais e represas se transformaram em sangue, então, uma vez esgotada a água não afectada, em vasos, não teria mais havido nenhuma água não afectada para enchê-los. Portanto, segundo este raciocínio, os sacerdotes-magos podiam ter realizado seu truque com água que foi tirada do Nilo antes da praga.

Mas, há outra possibilidade que se harmoniza com os fatos. Êxodo 7:24 diz: “E todos os egípcios foram cavar ao redor do rio Nilo por água para beber, porque não podiam beber a água do rio Nilo.” Então, pelo visto, água não afectada podia ser obtida pela escavação de poços no solo húmido na vizinhança do Nilo. Se os egípcios podiam obter água potável destes poços, é possível que os sacerdotes-magos tenham usado uma quantidade limitada desta água para fazer a sua magia, a qual teve o efeito de dissuadir Faraó de livrar os hebreus.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Na primeira das dez pragas, Moisés transformou toda a água do Egito em sangue. Os sacerdotes egípcios parecem ter imitado depois esta façanha. Mas, onde obtiveram água para isso?
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» VAMOS EDIFICAR NOSSA FÉ, ALGUÉM PODE DAR UM TESTEMUNHO PARA ISSO
» (UPE) Segundo o Conselho Nacional do Meio Amb
» Juros compostos
» Menor valor
» (FUVEST) Questão de Calorimetria?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Êxodo :: As pragas no Egito-
Ir para: