À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe
 

 Os anjos são espíritos, sem corpo material; assim, porque suas ilustrações os retratam com asas? É apenas uma tradição religiosa?

Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

Os anjos são espíritos, sem corpo material; assim, porque suas ilustrações os retratam com asas? É apenas uma tradição religiosa? Empty
MensagemAssunto: Os anjos são espíritos, sem corpo material; assim, porque suas ilustrações os retratam com asas? É apenas uma tradição religiosa?   Os anjos são espíritos, sem corpo material; assim, porque suas ilustrações os retratam com asas? É apenas uma tradição religiosa? EmptyTer Ago 10, 2010 5:17 am



Geralmente retratamos os anjos com asas por causa das descrições simbólicas encontradas na Bíblia.

É correto dizer que criaturas espirituais não têm corpo material com asas literais — nem rosto, mãos, pés, ou outras partes do corpo. Todavia, ocasionalmente, quando anjos apareciam a servos de Deus, eles devem ter tido a aparência de homens comuns, pois eram confundidos com estes. — Génesis 18:2, 22; 19:1; Juízes 6:11-22.

Às vezes, contudo, humanos recebiam visões de anjos e os descreviam. O profeta Ezequiel viu “quatro criaturas viventes” e, numa visão posterior, identificou-as como anjos da categoria conhecida como querubins. (Ezequiel 1:5; 9:3; 10:3) Cada um desses anjos tinha quatro asas, o que indica sua habilidade de reagir prontamente, em qualquer direcção, às ordens de Deus. “Não se viravam ao irem; cada uma ia directamente para a frente . . . Elas iam aonde quer que o espírito se inclinava a ir. Não se viravam ao irem.” — Ezequiel 1:6, 9, 12.

Mas os anjos que eram observados em visão nem sempre tinham a mesma aparência. As criaturas angélicas chamadas serafins, que Isaías viu, tinham seis asas. (Isaías 6:1, 2) Havia diferenças mesmo entre uma e outra visão de Ezequiel. Na primeira, os anjos tinham pés, mãos debaixo de cada uma das quatro asas e quatro faces (na semelhança da face de homem, de leão, de touro, e de águia). Na visão seguinte, uma das faces era como a de querubim em vez de como a de touro, talvez para indicar o grande poder dos querubins. Ainda numa visão posterior da decoração dum templo simbólico, Ezequiel viu querubins que tinham apenas duas faces, uma de homem e a outra de leão. (Ezequiel 1:5-11; 10:7-17; 41:18, 19) No Santíssimo do tabernáculo, bem como no templo construído por Salomão em Jerusalém, havia querubins que tinham duas asas. Estes ficavam na tampa de ouro da caixa chamada de arca do pacto. Os dois querubins de ouro tinham sua face voltada um para o outro, e ambos tinham duas asas que se estendiam sobre a Arca. (Êxodo 25:10-22; 37:6-9) Por cima da Arca (e sua tampa) no templo de Salomão postavam-se dois querubins maiores recobertos de ouro, cada qual tendo duas asas estendidas. — 1 Reis 8:6-8; 1 Crónicas 28:18; 2 Crónicas 5:7, 8.

Josefo escreveu: “Quanto a [esses] querubins, ninguém pode dizer, ou imaginar, qual era sua aparência.” Assim, alguns peritos e artistas baseiam sua representação de anjos (especialmente de querubins) nos chamados antigos protótipos do Oriente Próximo referentes a deuses na forma de animais alados. Mas um guia mais confiável é o comentário de Ezequiel de que aqueles que ele viu “tinham a semelhança de homem terreno”. (Ezequiel 1:5) Portanto, quando ilustramos anjos celestiais em nossas publicações, geralmente os retratamos como essencialmente humanos na forma. Nós os apresentamos com asas por causa das numerosas descrições bíblicas de vários anjos como tendo asas e por causa de comentários sobre anjos “voando”. — Revelação (Apocalipse) 14:6; Salmo 18:10.


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Os anjos são espíritos, sem corpo material; assim, porque suas ilustrações os retratam com asas? É apenas uma tradição religiosa?
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Existem espíritos maus e demónios ?
» Debate Sobre Vida Após a Morte
» (OSEC-SP) Densidade do Corpo
» Jesus Tem um Corpo Físico Ressuscitado SIM OU NÃO?
» ladrão falando na língua dos Anjos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Êxodo :: O templo de Deus-
Ir para: