À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe
 

 No tempo de Abrão, Visto que o antigo sacerdote chamado Melquisedeque era humano, por que diz a Bíblia que ele era “sem genealogia”?

Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

No tempo de Abrão, Visto que o antigo sacerdote chamado Melquisedeque era humano, por que diz a Bíblia que ele era “sem genealogia”? Empty
MensagemAssunto: No tempo de Abrão, Visto que o antigo sacerdote chamado Melquisedeque era humano, por que diz a Bíblia que ele era “sem genealogia”?   No tempo de Abrão, Visto que o antigo sacerdote chamado Melquisedeque era humano, por que diz a Bíblia que ele era “sem genealogia”? EmptyTer Ago 10, 2010 5:09 am



Esta declaração é feita em Hebreus 7:3. Note este versículo no seu contexto:

“Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que foi ao encontro de Abraão, quando este voltava da matança dos reis, e o abençoou, e a quem Abraão repartiu um décimo de todas as coisas, é primeiramente, por tradução, ‘Rei da Justiça’, e é então também rei de Salém, isto é, ‘Rei da Paz’. Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo nem princípio de dias nem fim de vida, mas tendo sido feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote perpetuamente.” — Hebreus 7:1-3.

Conforme já mencionado, Melquisedeque era humano, tão real como Abraão, com quem tinha tratos diretos. (Gênesis 14:17-20; Hebreus 7:4-10) Sendo assim, Melquisedeque tinha de ter progenitores, pai e mãe, e talvez tivesse até descendentes. Portanto, como humano, ele tinha uma genealogia, ou linhagem. Sua vida física também teve fim. Em certo momento, Melquisedeque morreu, em harmonia com a declaração do apóstolo Paulo, em Romanos 5:12, 14. Mas, visto que não sabemos quando Melquisedeque morreu e assim deixou de servir como sacerdote, neste sentido ele serviu sem fim conhecido.

Em Hebreus, Paulo fez comentários sobre Melquisedeque ao considerar o papel desempenhado por Jesus Cristo como Sumo Sacerdote superior. Citando Melquisedeque como tipo, ou modelo, de Jesus no seu papel sacerdotal, Paulo disse: “Jesus . . . se tornou sumo sacerdote . . . à maneira de Melquisedeque.” (Hebreus 6:20) Em que sentido?

Paulo deve ter-se dado conta de que o registo bíblico não fornece pormenores sobre a linhagem de Melquisedeque — seus antepassados ou seus possíveis descendentes. Esta informação simplesmente não consta no registo bíblico. Do ponto de vista do que Paulo sabia ou do que nós sabemos, portanto, pode-se dizer correctamente que Melquisedeque era “sem genealogia” (Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas; João Ferreira de Almeida), “nem há lista dos seus antepassados” (A Boa Nova Para Toda a Gente) ou “nem qualquer antepassado”. — A Bíblia na Linguagem de Hoje.

Em que sentido era Jesus assim? É verdade que sabemos que o Pai de Jesus era Jeová Deus e que sua mãe humana era Maria, da tribo de Judá. Ainda assim, havia uma similaridade entre Melquisedeque e Jesus. Como? Jesus não nasceu na tribo de Levi, a tribo dos sacerdotes na nação de Israel. Não, Jesus não se tornara sacerdote por meio duma genealogia humana. Tampouco o fizera Melquisedeque, que não se tornara sacerdote “segundo a lei dum mandamento dependente da carne”, isto é, por nascer numa tribo e família sacerdotal. (Hebreus 7:15, 16) Em vez de se tornar sacerdote através dum pai humano que tivesse sido sacerdote, Jesus fora “chamado especificamente por Deus como sumo sacerdote à maneira de Melquisedeque”. — Hebreus 5:10.

Além disso, Jesus não teve descendentes, nem sucessores no seu sacerdócio. Também neste sentido era sem genealogia. Realizará eternamente seu serviço sacerdotal como instrutor prestimoso. Paulo comentou este serviço perpétuo, dizendo:

“[Jesus], por continuar vivo para sempre, tem o seu sacerdócio sem quaisquer sucessores. Por conseguinte, ele é também capaz de salvar completamente os que se aproximam de Deus por intermédio dele, porque está sempre vivo para interceder por eles.” — Hebreus 7:24, 25.

Portanto, nossa consideração das palavras de Paulo em Hebreus 7:3 deve ser mais do que apenas alguma informação a ser guardada na mente. Deve reforçar nosso apreço pela provisão amorosa feita para nós por Jeová Deus a fim de obtermos eternamente perdão de pecados, e pelo modo em que ele providenciou que recebêssemos perpetuamente ajuda e orientação.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
No tempo de Abrão, Visto que o antigo sacerdote chamado Melquisedeque era humano, por que diz a Bíblia que ele era “sem genealogia”?
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Falta muito tempo para Jesus voltar
» Tempo de queda
» Portanto, o tempo, em segundos, que a bola levou para atingir o gol foi de:
» VOCÊ SABE COMO DEUS CALCULA NOSSO TEMPO NA TERRA?
» sistema de medida de tempo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Gênesis :: De Abrão a Abraão-
Ir para: