À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe
 

 A quem se referiu Jeová como “um de nós”, em Génesis 3:22?

Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

A quem se referiu Jeová como “um de nós”, em Génesis 3:22? Empty
MensagemAssunto: A quem se referiu Jeová como “um de nós”, em Génesis 3:22?   A quem se referiu Jeová como “um de nós”, em Génesis 3:22? EmptyTer Ago 10, 2010 4:47 am



Pelo visto, Jeová referiu-se a si mesmo e ao seu Filho unigénito ao dizer: “O homem se tem tornado como um de nós, sabendo o que é bom e o que é mau.” (Génesis 3:22) Vejamos o motivo disso.

Jeová disse essas palavras depois de proferir a sentença contra o primeiro casal humano. Alguns entendem que a expressão “um de nós” é o plural de majestade, assim como um rei humano poderia dizer “não estamos contentes”, referindo-se apenas a si mesmo. No entanto, com respeito a Génesis 1:26 e 3:22, o erudito bíblico Donald E. Gowan diz: “No A[ntigo] T[estamento] não há apoio para a maioria das explicações propostas: o ‘nós’ que denota realeza ou majestade, o ‘nós’ deliberativo, o plural de plenitude ou a indicação duma pluralidade de pessoas na Divindade. . . . Nenhuma dessas explicações faz muito sentido em [Génesis] 3:22, que fala de ‘um de nós’.”

Estaria Jeová se referindo a Satanás, o Diabo, que havia decidido por si mesmo “o que é bom e o que é mau” e influenciado o primeiro casal a fazer o mesmo? Isso não é razoável. Jeová usou aqui a expressão “um de nós”. Satanás não fazia mais parte da multidão dos anjos fiéis de Jeová, de modo que não podia ter sido incluído entre os que estavam do lado de Jeová.

Será que Deus se referiu a anjos fiéis? Não podemos dizer isso definitivamente. No entanto, a similaridade das expressões em Génesis 1:26 e 3:22 nos dá uma indicação. Lemos em Génesis 1:26 que Jeová disse: “Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança.” A quem ele dirigiu essas palavras? Referindo-se à criatura espiritual que se tornou o homem perfeito Jesus, o apóstolo Paulo disse: “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação; porque mediante ele foram criadas todas as outras coisas nos céus e na terra.” (Colossenses 1:15, 16) De fato, parece ser lógico que em Génesis 1:26 Jeová tenha falado ao seu Filho unigénito, o “mestre-de-obras”, que estava ao seu lado durante a criação dos céus e da Terra. (Provérbios 8:22-31) A similaridade da expressão em Génesis 3:22 sugere que Jeová tenha falado de novo àquele que lhe era mais achegado, seu Filho unigénito.

O Filho unigénito de Deus, pelo visto, tinha conhecimento ‘do que é bom e do que é mau’. À base da sua convivência longa e achegada com Jeová, ele certamente conhecia bem a maneira de pensar, os princípios e as normas de seu Pai. Ciente disso e convencido da lealdade do seu Filho, Jeová pode ter-lhe concedido certa margem de acção para cuidar de assuntos sem consultá-Lo directamente em cada caso. De modo que, dentro desses limites, o Filho tinha capacidade e autorização para decidir o que era bom e o que era mau. No entanto, ao contrário de Satanás e de Adão e Eva, ele não estabeleceu normas em conflito com as de Jeová.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
A quem se referiu Jeová como “um de nós”, em Génesis 3:22?
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» QUEM REALMENTE PODE PARTICIPAR DA SANTA CEIA DO SENHOR JESUS?
» Dicas para quem ficar quando acontecer o Arrebatamento da Igreja
» "Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei"
» PH,COMO FAZ????????
» Como achar o perímetro do triangulo.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Gênesis :: Pecado-
Ir para: