À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 O que podemos aprender da proibição em Êxodo 23:19: “Não deves cozinhar o cabritinho no leite de sua mãe”?

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

O que podemos aprender da proibição em Êxodo 23:19: “Não deves cozinhar o cabritinho no leite de sua mãe”? Empty
MensagemAssunto: O que podemos aprender da proibição em Êxodo 23:19: “Não deves cozinhar o cabritinho no leite de sua mãe”?   O que podemos aprender da proibição em Êxodo 23:19: “Não deves cozinhar o cabritinho no leite de sua mãe”? EmptyTer Ago 10, 2010 3:22 am



Essa ordem, que aparece três vezes na Bíblia e foi incluída na Lei mosaica, ajuda-nos a entender o que, na opinião de Jeová, é apropriado, e nos ensina também sobre sua compaixão e ternura. Além disso, destaca quanto ele abomina a adoração falsa. — Êxodo 34:26; Deuteronómio 14:21.

Cozinhar um cabritinho, ou outro animal, no leite de sua mãe seria contrário à ordem natural estabelecida por Jeová. O leite da mãe era para nutrir o filhote e ajudá-lo a crescer. Como disse um erudito, cozinhar um cabritinho no leite da mãe seria uma demonstração de “desprezo pelo relacionamento, estabelecido e santificado por Deus, entre a mãe e o filhote”.

Além disso, alguns sugerem que cozinhar um cabritinho no leite da mãe talvez tenha sido um ritual pagão para produzir chuva. Se isso estiver correto, a proibição protegeria os israelitas contra as práticas religiosas absurdas e cruéis das nações que os rodeavam. A Lei mosaica proibia especificamente os israelitas de seguirem os estatutos dessas nações. — Levítico 20:23.

Por fim, nessa lei em particular podemos notar a ternura e a compaixão de Jeová. Na realidade, a Lei continha várias ordens similares que proibiam a crueldade com os animais e evitavam que se fizesse algo contrário à ordem natural. Por exemplo, a Lei proibia que se sacrificasse um animal que tivesse ficado com a mãe por menos de sete dias, que se matasse tanto um animal quanto a sua cria no mesmo dia e que se tirasse de um ninho tanto a mãe como os ovos ou filhotes. — Levítico 22:27, 28; Deuteronómio 22:6, 7.

É evidente que a Lei não era apenas um conjunto complexo de ordens e proibições. Entre outras coisas, seus princípios ajudam-nos a aumentar nossa sensibilidade em questões morais, a fim de reflectirmos melhor as qualidades maravilhosas de Jeová. — Salmo 19:7-11.
Ir para o topo Ir para baixo
 
O que podemos aprender da proibição em Êxodo 23:19: “Não deves cozinhar o cabritinho no leite de sua mãe”?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Por que é importante aprender a pedir desculpas?
» consequências dos remungos do povo
» livro de Êxodo
» breve resumo de êxodo
» Morreu o faraó da época do Êxodo, quando o exército egípcio foi destruído no Mar Vermelho?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Êxodo :: Os dez mandamentos-
Ir para: