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 Por que a Lei mosaica declarava que certas funções sexuais naturais tornavam a pessoa “impura”?

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são vieira



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Por que a Lei mosaica declarava que certas funções sexuais naturais tornavam a pessoa “impura”? Empty
MensagemAssunto: Por que a Lei mosaica declarava que certas funções sexuais naturais tornavam a pessoa “impura”?   Por que a Lei mosaica declarava que certas funções sexuais naturais tornavam a pessoa “impura”? EmptyTer Ago 10, 2010 3:19 am



Deus criou o sexo tanto para a reprodução da raça humana como para dar prazer aos casais. (Génesis 1:28; Provérbios 5:15-18) Nos capítulos 12 e 15 de Levítico, porém, encontramos leis pormenorizadas a respeito das impurezas atribuídas à ejaculação, à menstruação e ao parto. (Levítico 12:1-6; 15:16-24) Essas leis, dadas ao Israel antigo, promoviam um estilo de vida saudável, apoiavam elevados valores morais e enfatizavam a santidade do sangue e a necessidade de expiação dos pecados.

Os requisitos da Lei mosaica a respeito das funções sexuais contribuíam, entre outras coisas, para a saúde geral da comunidade israelita. O livro The Bible and Modern Medicine (A Bíblia e a Medicina Moderna) declara: “A observância das leis relacionadas com o ciclo menstrual, proibindo relações sexuais durante a menstruação, mostrou ser uma prevenção eficaz contra certas doenças sexuais . . . e também um factor definitivo para impedir a formação e o desenvolvimento de cânceres uterinos.” Essas leis protegiam o povo de Deus contra doenças que talvez não conhecessem ou até nem tivessem condições de detectar. A higiene sexual saudável aumentava a fertilidade da nação, que havia sido abençoada por Deus com a promessa de aumento e prosperidade. (Génesis 15:5; 22:17) A saúde emocional do povo de Deus também estava envolvida. Por obedecer a essas leis, maridos e esposas aprendiam a controlar o impulso sexual.

No entanto, a questão principal envolvida nos tipos de impureza resultantes de funções sexuais era o fluxo ou a perda de sangue. As leis de Jeová com respeito ao sangue incutiam na mente dos israelitas não apenas a santidade do sangue, mas também o lugar especial que ele ocupa na adoração a Jeová, isto é, nos sacrifícios e na expiação dos pecados. — Levítico 17:11; Deuteronómio 12:23, 24, 27.

Portanto, os requisitos pormenorizados da Lei nesse respeito estão intimamente relacionados à imperfeição humana. Os israelitas sabiam que Adão e Eva — depois de terem pecado — não podiam gerar filhos perfeitos. Todos os seus descendentes sofreriam os efeitos do pecado herdado — a imperfeição e a morte. (Romanos 5:12) Por causa disso, pais poderiam transmitir apenas vida imperfeita e pecadora, embora os órgãos reprodutivos humanos tenham sido projectados originalmente para transmitir vida perfeita dentro da instituição do casamento.
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