À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 lei protectora

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

lei protectora Empty
MensagemAssunto: lei protectora   lei protectora EmptyQui Jul 30, 2009 10:50 am

A pobreza e a Lei mosaica

Considere, por exemplo, a Lei que Deus forneceu mediante Moisés à antiga nação de Israel. Uma provisão da Lei era que toda família israelita recebesse uma herança de terra em Canaã. (Deuteronómio 11:8-15; 19:14) A única excepção a isso eram os levitas, que não recebiam nenhuma propriedade. Porém, devido ao seu trabalho especial no templo, recebiam um décimo dos produtos da terra para o seu sustento. — Números 18:20, 21, 24.

Ademais, as leis sobre herança debaixo da Lei mosaica garantiam que a terra continuaria sendo propriedade da família ou da tribo que a recebera. (Números 27:8-11) Mesmo que um homem vendesse sua terra, ela podia pertencer ao novo dono apenas temporariamente. Com o tempo, a terra era devolvida à família de quem a vendeu.

Para os que por um motivo ou outro (má administração da terra ou desperdício de recursos) ficassem pobres, a Lei garantia o direito de respigar nos campos, nos pomares e nos vinhedos de outros. (Levítico 23:22) Ademais, um israelita necessitado podia tomar dinheiro emprestado sem ter de pagar juros. De fato, devia-se mostrar generosidade para com os pobres. — Êxodo 22:25.
Ir para o topo Ir para baixo
 
lei protectora
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Êxodo :: Leis sobre a propriedade-
Ir para: