À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 ao serviço de Deus

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

ao serviço de Deus Empty
MensagemAssunto: ao serviço de Deus   ao serviço de Deus EmptySeg maio 31, 2010 1:37 pm

Visto que sua mãe Ana o prometera ao serviço de Jeová como nazireu mesmo antes de ele ser concebido (1Sa 1:11), Samuel foi levado ao tabernáculo em Silo assim que foi desmamado (talvez à idade de pelo menos três anos; veja 2Cr 31:16) e foi deixado entregue aos cuidados do sumo sacerdote Eli. (1Sa 1:24-28) Assim, Samuel, cingido dum éfode de linho, ‘ministrava a Jeová’ ainda menino. Sua mãe visitava-o anualmente e trazia-lhe uma nova túnica sem mangas. (1Sa 2:18, 19) À medida que crescia, Samuel tornou-se “mais benquisto, tanto do ponto de vista de Jeová como do dos homens”. — 1Sa 2:26.

À noite, Samuel dormia “no templo de Jeová onde se achava a arca de Deus”, e sua primeira tarefa de manhã parece ter sido a de abrir “as portas da casa de Jeová”. (1Sa 3:3, 15) Evidentemente, as palavras “onde se achava a arca de Deus” aplicam-se à área do tabernáculo, e não devem ser entendidas como indicando que Samuel dormia no Santíssimo. Ele, como levita coatita, não-sacerdotal, não tinha direito de ver a Arca ou qualquer outra mobília sagrada dentro do santuário. (Núm 4:17-20) A única parte da casa de Jeová a que Samuel tinha acesso era o pátio do tabernáculo. Portanto, as portas que abria devem ter sido as que davam acesso ao pátio, e deve ter sido ali que ele dormia. Durante o período em que o tabernáculo tinha permanência em Silo, provavelmente fizeram-se várias construções, e uma delas pode ter servido de dormitório para Samuel.

Certa noite, depois de se ter recolhido, Samuel ouviu uma voz chamá-lo pelo nome. Imaginando que era o sumo sacerdote Eli, ele correu para vê-lo. Depois de isso ocorrer três vezes, Eli discerniu que Jeová chamava Samuel e o instruiu concordemente. Jeová revelou então a Samuel Seu julgamento contra a casa de Eli. Temeroso, Samuel não deu espontaneamente quaisquer informações sobre a palavra de Jeová, até ser solicitado por Eli a fazê-lo. Assim começou a obra profética de Samuel, e com o tempo todo o Israel apercebeu-se de que ele deveras era profeta de Jeová. — 1Sa 3:2-21.
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

ao serviço de Deus Empty
MensagemAssunto: Re: ao serviço de Deus   ao serviço de Deus EmptyQua Jun 02, 2010 5:01 am

1 samuel 3:3 — Será que Samuel realmente dormia no Santíssimo?

Não. Samuel era um levita da família não-sacerdotal dos coatitas. (1 Crónicas 6:33-38) Como tal, não lhe era permitido “entrar para ver as coisas sagradas”. (Números 4:17-20) A única parte do santuário a que Samuel tinha acesso era o pátio do tabernáculo. Era ali que ele deve ter dormido. Aparentemente, Eli também dormia em algum lugar no pátio. A expressão “onde se achava a arca de Deus” evidentemente refere-se à área do tabernáculo.
Ir para o topo Ir para baixo
 
ao serviço de Deus
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Era do propósito original de Deus que a mulher estivesse em sujeição ao seu marido? Ou deu-se isso apenas depois de Adão e Eva terem pecado e Deus ter dito à mulher que “teu esposo . . . te dominará”? — Gen. 3:16.
» Eu Sou o SENHOR, o teu Deus
» rei escolhido por Deus
» cheio de espirito
» Deus é onisciente ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Profetas :: Samuel :: Samuel e seu chamado-
Ir para: