À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Arão, um sacerdote fraco...

Ir em baixo 
AutorMensagem
MarcioAlmeida



Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 50
Localização : São Paulo

MensagemAssunto: Arão, um sacerdote fraco...   Seg Abr 05, 2010 2:32 pm

Em êxodo 24:1 Depois disse a Moisés: Sobe ao SENHOR, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e adorai de longe.
No verso nove : E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel.

Em êxodo 32:1 : Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.

Como o povo chegou a Arão, se ele subiu, pelo menos uma parte do monte e o povo não poderia se achegar aos limites da montanha ?
Como um sacerdote ungido, pode ser tão fraco ?
Onde estavam os setenta anciões que nada fizeram ?
Também subiram Josué e Hur, onde eles estavam que nada fizeram ???
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

MensagemAssunto: Re: Arão, um sacerdote fraco...   Ter Abr 06, 2010 2:01 pm

assunto interessante para questionar...

Por que não foi Arão punido por fazer o bezerro de ouro?

Apesar de sua posição privilegiada, Arão tinha suas falhas. Durante a primeira permanência de Moisés no monte Sinai, por 40 dias, “o povo se congregou em volta de Arão e lhe disse: ‘Levanta-te, faze para nós um deus que vá adiante de nós, pois quanto a este Moisés, o homem que nos fez subir da terra do Egipto, certamente não sabemos o que lhe aconteceu’”. (Êx 32:1) Arão anuiu e cooperou com estes rebeldes em fazer a estátua dum bezerro de ouro. (Êx 32:2-6) Mais tarde, quando confrontado por Moisés, deu uma desculpa fraca. (Êx 32:22-24) No entanto, Jeová não o apontou como o principal malfeitor, mas disse a Moisés: “Portanto, deixa-me agora, para que a minha ira se acenda contra eles e eu os extermine.” (Êx 32:10) Moisés provocou uma manifestação sobre o assunto, por clamar: “Quem está do lado de Jeová? A mim!” (Êx 32:26) Todos os filhos de Levi responderam positivamente, e isto sem dúvida incluiu Arão. Três mil idolatras, provavelmente os que tomaram a iniciativa de rebelião, foram mortos por eles. (Êx 32:28) Todavia, Moisés mais tarde lembrou aos remanescentes do povo que eles também tinham culpa. (Êx 32:30) Arão, portanto, não foi o único a obter a misericórdia de Deus. Suas acções subsequentes indicam que ele não concordara de coração com o movimento idólatra, mas simplesmente cedera à pressão dos rebeldes. (Êx 32:35) Jeová mostrou que Arão tinha recebido Seu perdão por manter válida a designação de Arão como sumo sacerdote. — Êx 40:12, 13.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

MensagemAssunto: Re: Arão, um sacerdote fraco...   Ter Abr 06, 2010 2:08 pm

este relato traz-nos uma grande lição...

As massas podem estar erradas

A Bíblia nos dá muitos conselhos francos sobre acompanhar as massas. Por exemplo, foi dito o seguinte à nação de Israel: “Não deves acompanhar a multidão para maus objetivos; e não deves testificar a respeito duma controvérsia de modo a te desviares com a multidão, para perverter a justiça.” (Êxodo 23:2; Romanos 6:16.)

Este conselho nem sempre foi acatado. O povo comeu e bebeu, e se divertiu com canções e danças, enquanto faziam sacrifícios para o bezerro de ouro. Devido a esse ato licencioso e idólatra, cerca de 3.000 dos que lideraram essa acção foram executados. Mas muitos outros também foram flagelados por Jeová por seguirem irreflectidamente a multidão. — Êxodo 32:1-35.

por certo, o que a maioria diz que é certo, em assuntos morais e do quotidiano, não o é aos olhos de Deus. as escrituras explanam bem a vontade de Deus, e Jesus disse que apenas uma minoria o ia fazer, visto que "o mundo inteiro jaz no poder do iniquo"-1João 5:19

portanto, o que tem fama e aprovação no mundo... pode ser para desconfiar...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
MarcioAlmeida



Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 50
Localização : São Paulo

MensagemAssunto: Re: Arão, um sacerdote fraco...   Ter Abr 06, 2010 3:23 pm

Uma explanação interessante, realmetne Arão não era o único culpado, e se houvesse se recusado a fazer o bezerro provavelmente seria morto.

Mas a minha indagação é sobre como o povo foi até Arão, ja´que ele (o povo) estava restrito ao sopé da montanha e Arão e outros haviam subido pelo menos uma parte da montanha, não toda.
Outra coisa é o fato de terem subido Arão, Hur, Josué, e setenta anciões, no meio do caminho ficaram Arão e os setenta, o que foi feito de Hur e Josué, já que eles certamente não subiram com Moisés ?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

MensagemAssunto: Re: Arão, um sacerdote fraco...   Qua Abr 07, 2010 4:29 pm

Moisés e Josué subiram ao monte Sinai para receber partes adicionais da Lei, deixando Hur e Arão encarregados do acampamento. (Êx 24:12-14)

junto ao monte Sinai, Josué, como ajudante de Moisés, provavelmente era um dos 70 anciãos que tiveram o privilégio de observar a magnífica visão da glória de Jeová. Depois, Josué acompanhou Moisés parte do caminho monte Sinai acima, mas, pelo que parece, não entrou na nuvem, visto que se ordenou que apenas Moisés o fizesse. (Êx 24:9-18)

Tanto ele como Moisés permaneceram no monte Sinai por 40 dias e 40 noites. Ao fim deste período, ao descer do monte Sinai junto com Moisés, Josué confundiu o som do canto de Israel relacionado com a sua idólatra adoração do bezerro com “um barulho de batalha”. Sem dúvida, compartilhou com Moisés a indignação quando chegou a ver o bezerro de ouro, e talvez até mesmo ajudasse na sua destruição. — Êx 32:15-20.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
MarcioAlmeida



Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 50
Localização : São Paulo

MensagemAssunto: Re: Arão, um sacerdote fraco...   Qua Abr 07, 2010 4:50 pm

Ex. 24:1 : "Depois disse a Moisés: Sobe ao SENHOR, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e adorai de longe."
Verso 9 : "E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel."

Baseado nesses versos dá a entender que o "Esperai-nos aqui" já não era no sopé da montanha e sim em um lugar mais elevado, longe do povo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Arão, um sacerdote fraco...   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Arão, um sacerdote fraco...
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Por que o ácido H3PO3 é considerado fraco???
» Aparelho de som Pioneer XR-P4500M display acende fraco
» Titulação de ácido fraco com base forte!
» Não me sinto mais fraco e indigno , glória á Deus !!!
» um texto obscuro, Melquesedeque qual seu entendimento sobre ele

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Pentateuco :: Êxodo :: O bezerro de ouro-
Ir para: