À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 designado juiz

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

designado juiz Empty
MensagemAssunto: designado juiz   designado juiz EmptyQua Mar 24, 2010 5:30 am

Mais uma vez Israel cai sob o jugo dos filisteus. Desta vez, Jeová suscita a Sansão como juiz. Desde seu nascimento, seus pais o devotam como nazireu, e isto requer que não se lhe passe nunca a navalha sobre a cabeça. Quando cresce, Jeová o abençoa, e, ‘com o tempo, o espírito de Jeová principia a impeli-lo’. (13:25) O segredo da sua força não está em músculos humanos, mas no poder dado por Jeová. É quando ‘o espírito de Jeová se torna ativo nele’ que recebe o poder de matar um leão sem ter nada na mão, e mais tarde de revidar a traição filistéia, abatendo 30 dentre eles. (14:6, 19)

Visto que os filisteus continuam a agir traiçoeiramente em conexão com o casamento que Sansão está para contrair com certa moça filistéia, ele toma 300 raposas e, virando-as cauda contra cauda, coloca tochas entre as caudas e as envia para incendiarem os campos de cereais, os vinhedos e os olivais dos filisteus. Daí, efetua uma grande matança de filisteus, “empilhando pernas sobre coxas”. (15:Cool Os filisteus persuadem seus co-israelitas, homens de Judá, a amarrarem Sansão e o entregarem a eles, mas, de novo ‘o espírito de Jeová se torna ativo nele’, e seus grilhões se derretem, por assim dizer, caindo de suas mãos. Sansão fere mortalmente mil desses filisteus — “um montão, dois montões!” (15:14-16) Que arma de destruição usa ele? A queixada fresca dum jumento. Jeová revigora seu servo exausto por fazer surgir miraculosamente uma fonte donde jorra água no local da batalha.

 Depois, Sansão pernoita em Gaza, na casa de uma prostituta; os filisteus o cercam em emboscada. Mas, o espírito de Jeová revela estar novamente com ele ao levantar-se à meia-noite e arrancar os batentes da porta da cidade com seus postes, carregando-os de lá para o cume dum monte, defronte de Hébron. Depois disso, ele se enamora da pérfida Dalila. Sendo instrumento fácil nas mãos dos filisteus, ela o atormenta até que ele revela que a sua devoção a Jeová como nazireu, simbolizada pelos seus cabelos compridos, é a verdadeira fonte de sua grande força. Enquanto ele está dormindo, ela manda que se lhe cortem os cabelos. Desta vez, é em vão que ele acorda para ir travar o combate, pois “foi Jeová quem se retirara dele”. (16:20)

Os filisteus o pegam, vazam-lhe os olhos e o fazem virar a mó na prisão, como escravo. Quando chega a época da celebração de uma grande festa em honra de Dagom, deus dos filisteus, estes mandam tirar Sansão de lá para lhes servir de espetáculo. Não dando importância ao fato de que seu cabelo crescia outra vez em abundância, permitem que se coloque entre as duas grandes colunas da casa usada para adoração de Dagom. Sansão invoca a Jeová: “Senhor Jeová, por favor, lembra-te de mim e fortalece-me só esta vez.” E Jeová lembra-se deveras dele. Segurando as colunas, Sansão ‘se encurva com poder’ — com o poder de Jeová — ‘e a casa cai, de modo que os mortos, que entrega à morte ao ele mesmo morrer, vêm a ser mais do que os que entregara à morte durante a sua vida’. — 16:28-30.
Ir para o topo Ir para baixo
MarcioAlmeida




Mensagens : 206
Reputação : 2
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 55
Localização : São Paulo

designado juiz Empty
MensagemAssunto: Re: designado juiz   designado juiz EmptyQua Mar 24, 2010 9:57 am

A força de Sansão nunca esteve em seus cabelos, sempre esteve na promessa de Deus.
Quando ele, depois de sofre muita humilhação, resolveu voltar-se para Deus e Ele deu-lhe seu último desejo.

A função do juiz, neste caso não é julgar o povo e sim liberta-lo, pois quem julgava e aconselhava eram os sacerdotes.
Quando Sanção destruiu o templo, destruiu também toda a liderança dos inimigos.
Isso deu paz ao povo por mais alguns anos.
Ir para o topo Ir para baixo
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

designado juiz Empty
MensagemAssunto: Re: designado juiz   designado juiz EmptyQua Mar 24, 2010 4:00 pm

a bíblia diz em Filipenses que temos força em virtude daquele que nos confere poder... nada que possamos fazer em seu nome é pelo nosso poder, jamais devemos ser auto confiantes e tudo o que conseguimos realizar pela sua vontade devemos atribuir honra a Deus.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





designado juiz Empty
MensagemAssunto: Re: designado juiz   designado juiz Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
designado juiz
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Profetas :: Juízes :: Sansão, juíz, guerreiro, apaixonado, traído e morto.-
Ir para: