À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Eclesiastes 12:1-7

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

MensagemAssunto: Eclesiastes 12:1-7   Dom Set 27, 2009 2:44 am

(Eclesiastes 12:1-7) . . .Lembra-te, pois, do teu Grandioso Criador nos dias da tua idade viril, antes que passem a vir os dias calamitosos ou cheguem os anos em que dirás: “Não tenho agrado neles”; 2 antes que escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e retornem as nuvens, depois o aguaceiro; 3 no dia em que trepidam os guardiães da casa, e se tiverem dobrado os homens de energia vital e tiverem cessado de trabalhar as moedoras por se terem tornado poucas, e as damas olhando pelas janelas o acharem escuro; 4 e as portas que dão à rua tiverem sido fechadas, quando o ruído da moenda fica baixo e a pessoa se levanta ao som de um pássaro, e todas as filhas do cântico soam baixo. 5 Também, ficaram com medo do que é meramente alto, e há terrores no caminho. E a amendoeira carrega flores, e o gafanhoto se arrasta, e o fruto da alcaparra rebenta, porque o homem caminha para a sua casa de longa duração e os lamentadores têm marchado em volta na rua; 6 antes que se remova a corda de prata, e se esmague a tigela de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e tenha sido esmagada a roda de água para a cisterna. 7 Então o pó retorna à terra, assim como veio a ser, e o próprio espírito retorna ao [verdadeiro] Deus que o deu.

que significa estes textos..interessante

A “casa” refere-se ao corpo humano. (Mateus 12:43-45; 2 Coríntios 5:1-Cool Seus “guardiães” são os braços e as mãos, que protegem o corpo e cuidam das suas necessidades. Na velhice, eles muitas vezes tremem de fraqueza, nervosismo e paralisia. “Os homens de energia vital” — as pernas — não mais são colunas fortes, mas enfraqueceram e se dobram, de modo que os pés apenas se arrastam.
‘As moedoras cessaram de trabalhar por se terem tornado poucas’ — mas como? Os dentes podem ter deteriorado ou ter sido perdidos, sobrando poucos ou nenhum. Mastigar alimento sólido é difícil ou deixa de ser feito. “As damas olhando pelas janelas” — os olhos junto com as faculdades mentais pelas quais conseguimos enxergar — ficaram fracas, se não totalmente escuras.
E as portas que dão à rua”, prossegue o congregante, “tiverem sido fechadas, quando o ruído da moenda fica baixo e a pessoa se levanta ao som de um pássaro, e todas as filhas do cântico soam baixo”. (Eclesiastes 12:4) As duas portas da boca — os lábios — não mais se abrem muito ou nem se abrem para expressar o que há na “casa”, ou no corpo, dos de idade avançada que não servem a Deus. Nada é mandado para a “rua” da vida pública.
O ruído da moenda fica baixo quando o alimento é mastigado com gengivas sem dentes. O homem idoso não dorme profundamente. Até mesmo os pios dum pássaro o perturbam. Ele canta poucos cânticos e seu canto é fraco. “Todas as filhas do cântico” — as notas da melodia — “soam baixo”.
No caso dum homem idoso, “a amendoeira carrega flores”, aparentemente indicando que seu cabelo se torna grisalho e depois branco como a neve. Os cabelos grisalhos caem como as flores brancas da amendoeira. Ao passo que ‘ele se arrasta’, talvez com os braços pendentes ou as mãos nos quadris, com os cotovelos voltados para cima, ele se parece com um gafanhoto.
O apetite da pessoa idosa não é mais tão aguçado como antes, mesmo que a comida diante dela seja tão gostosa como a alcaparra. Esses frutos têm sido por muito tempo usados para estimular o apetite. ‘Rebentar o fruto da alcaparra’ sugere que quando o apetite dum homem idoso diminui, até mesmo este fruto deixa de estimular seu desejo de comer. Essas coisas indicam que ele se está aproximando da sua “casa de longa duração”, a sepultura. Esta será sua casa para sempre se ele deixou de se lembrar do seu Criador e se seguiu um caminho tão iníquo, que Deus não se lembra dele na época da ressurreição.
A “corda de prata” pode ser a medula espinhal. A morte é certa quando esta maravilhosa passagem dos impulsos para o cérebro é irreparavelmente danificada. A “tigela de ouro” pode indicar o cérebro, com o crânio em forma de tigela, ao qual a medula espinhal está ligada. O cérebro, com a preciosidade do ouro, quando deixa de funcionar, significa a morte.
O cântaro junto à fonte” é o coração, que recebe a corrente de sangue e a faz circular de novo pelo corpo. Na morte, o coração é como um cântaro quebrado, despedaçado junto à fonte, porque não pode mais receber, conter ou bombear o sangue vital para a nutrição e o revigoramento do corpo. A ‘esmagada roda de água para a cisterna’ não gira mais, acabando com a circulação do sangue sustentador da vida. Jeová revelou assim a Salomão a circulação do sangue muito antes de o médico William Harvey, do século 17, ter demonstrado a sua circulação.
) Com o esmagamento da “roda de água”, o corpo humano, originalmente feito do pó do solo, volta ao pó. (Gênesis 2:7; 3:19)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Eclesiastes 12:1-7
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» eclesiastes cap 3
» ECLESIASTES leitura, informações e debate a respeito desse LIVRO
» ECLESIASTES 10 ;8
» ECLESIASTES para sua meditação.
» ECLESIASTES 12 ;14

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Explicando textos :: Riquezas de Salomão-
Ir para: