À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 livro 1 pedro

Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

MensagemAssunto: livro 1 pedro   Qui Set 24, 2009 3:57 pm

A primeira carta de Pedro contém conselhos idôneos para superintendentes. Seguindo o conselho do próprio Jesus, em João 21:15-17, e o de Paulo, em Atos 20:25-35, Pedro mostra outra vez que a obra do superintendente é uma obra de pastorear, que deve ser feita de modo altruísta, voluntário e com anelo. O superintendente é subpastor, servindo em sujeição ao “pastor principal”, Jesus Cristo, e é responsável a ele pelo rebanho de Deus, de cujos interesses deve cuidar como exemplo e com toda humildade. — 5:2-4.

 Muitos outros aspectos da sujeição cristã são abordados na carta de Pedro, e dão-se conselhos excelentes. Em 1 Pedro 2:13-17, aconselha-se a devida sujeição a governantes, como reis e governadores. Contudo, tem de ser uma sujeição relativa, sendo pela causa do Senhor e acompanhada de “temor de Deus”, de quem os cristãos são escravos. Os servos domésticos são exortados a sujeitar-se a seus amos, e a suportar o sofrimento, se este for “por causa da consciência para com Deus”. Às esposas também se dá inestimável admoestação quanto à sujeição aos maridos, incluindo os descrentes, sendo demonstrado que a conduta casta e respeitosa delas é “de grande valor aos olhos de Deus”, e pode até mesmo ganhar seus maridos para a verdade. Para frisar o ponto, Pedro usa a ilustração da fiel submissão de Sara a Abraão. (1 Ped. 2:17-20; 3:1-6; Gên. 18:12) Os maridos, por sua vez, devem exercer a chefia com a devida consideração para com o “vaso mais fraco”. Ainda sobre este tópico, Pedro exorta: “Igualmente vós, homens mais jovens, sujeitai-vos aos homens mais idosos.” E daí ele frisa a necessidade de despretensão mental, humildade, uma qualidade cristã que é salientada em toda a sua carta. — 1 Ped. 3:7-9; 5:5-7; 2:21-25.

 Numa época em que tribulações e perseguições ardentes começavam a ressurgir, Pedro supriu encorajamento fortalecedor, e a sua carta é deveras de valor inestimável a todos os que enfrentam tais provações hoje. Note como ele recorre às Escrituras Hebraicas ao citar as palavras de Jeová: “Tendes de ser santos, porque eu sou santo.” (1 Ped. 1:16; Lev. 11:44) Além disso, num trecho repleto de referências a outros textos bíblicos inspirados, ele mostra como a congregação cristã é edificada como casa espiritual de pedras vivas sobre o fundamento de Cristo. E para que fim? Pedro responde: “Vós sois ‘raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo para propriedade especial, para que divulgueis as excelências’ daquele que vos chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.” (1 Ped. 2:4-10; Isa. 28:16; Sal. 118:22; Isa. 8:14; Êxo. 19:5, 6; Isa. 43:21; Osé. 1:10; 2:23) É a este “sacerdócio real”, o sacerdócio geral que abrange a inteira nação santa de Deus, que Pedro apresenta a promessa do Reino de “uma herança incorruptível, e imaculada, e imarcescível”, “a coroa imarcescível da glória”, a “eterna glória em união com Cristo”. Assim, estes são grandemente encorajados a continuar a se regozijar, para que ‘se alegrem e estejam também cheios de alegria durante a revelação de sua glória’. — 1 Ped. 1:4; 5:4, 10; 4:13.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
livro 1 pedro
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» O QUE OS IRMÃOS PENSAM SOBRE O LIVRO DE ENOQUE?
» Livro para Olimpíadas de matemática
» 205 Provas Contra o Primado de Pedro
» Receba gratuitamente o livro Tempo de Esperança
» Um livro de 200 páginas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: