À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 livro de filemon

Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

MensagemAssunto: livro de filemon   Qui Set 24, 2009 3:52 pm

Segundo demonstrado por esta carta, Paulo não pregava um “evangelho social”, tentando acabar com o existente sistema de coisas e suas instituições, como a escravidão. Ele não libertou arbitrariamente nem mesmo escravos cristãos, mas, em vez disso, ele enviou o escravo fugitivo Onésimo numa viagem de uns 1.400 quilômetros, de Roma a Colossos, diretamente a seu amo Filêmon. Paulo apegou-se assim à sua elevada chamada como apóstolo, aderindo estritamente à sua comissão divina de ‘pregar o reino de Deus e ensinar as coisas concernentes ao Senhor Jesus Cristo’. — Atos 28:31; Filêm. 8, 9.

 A carta a Filêmon é reveladora, mostrando o amor e a união que existiam entre os cristãos do primeiro século. Nela aprendemos que os cristãos primitivos tratavam-se de “irmão” e “irmã”. (Filêm. 2, 20) Além disso, revela para os cristãos de hoje a aplicação prática de princípios cristãos entre irmãos cristãos. Da parte de Paulo, encontramos a expressão do amor fraternal, do respeito pelas relações civis e da propriedade alheia, de tato eficaz e elogiável humildade. Em vez de tentar compelir Filêmon a perdoar Onésimo, com o peso de autoridade que tinha como um dos principais superintendentes na congregação cristã, Paulo humildemente apelou a Filêmon à base do amor cristão e de sua amizade pessoal. Os superintendentes hoje podem beneficiar-se da maneira jeitosa de Paulo abordar o assunto com Filêmon.

 Paulo obviamente esperava que Filêmon atendesse o seu pedido, e o acatamento da parte de Filêmon seria uma aplicação prática do que Jesus disse em Mateus 6:14 e do que Paulo disse em Efésios 4:32. Também hoje, pode-se esperar que os cristãos sejam da mesma forma bondosos e perdoadores para com um irmão transgressor. Se Filêmon podia perdoar um escravo que lhe pertencia, e com o direito legal de maltratá-lo como bem lhe aprouvesse, os cristãos hoje devem ser capazes de perdoar um irmão transgressor — uma tarefa muito menos difícil.

 A operação do espírito de Jeová é bem evidente nesta carta a Filêmon. Manifesta-se na maneira magistral de Paulo solucionar um problema mui melindroso. Evidencia-se na empatia, na terna afeição e na confiança num concristão, manifestadas por Paulo. Vê-se do fato de que a carta a Filêmon, como as demais Escrituras, ensina princípios cristãos, incentiva a união cristã e magnifica o amor e a fé que é abundante entre os “santos”, que esperam pelo Reino de Deus e em cuja conduta se reflete a benevolência de Jeová. — V. 5.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
livro de filemon
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Livro para Olimpíadas de matemática
» Receba gratuitamente o livro Tempo de Esperança
» Um livro de 200 páginas
» Qual o melhor livro de Mátematica do Fundamenta?
» Livro: Flavio Josefo – História dos Hebreus

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: