À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 livro 2 timóteo

Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

MensagemAssunto: livro 2 timóteo   Qui Set 24, 2009 3:50 pm

 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa.” Proveitosa para o quê? Paulo responde na sua segunda carta a Timóteo: “Para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.” (3:16, 17) Assim, salienta-se nesta carta o proveito de “ensinar”. Todos os amantes da justiça hoje desejarão seguir os sábios conselhos desta carta, fazendo empenho para se tornarem instrutores da Palavra e em fazer o máximo para serem obreiros aprovados de Deus, “manejando corretamente a palavra da verdade”. Como na Éfeso dos dias de Timóteo, também nesta era moderna, há os que se entregam a “questões tolas e ignorantes”, que estão “sempre aprendendo, contudo, nunca podendo chegar a um conhecimento exato da verdade”, e que rejeitam o “ensino salutar” em favor de instrutores que lhes fazem cócegas nos ouvidos, assim como egoistamente desejam. (2:15, 23; 3:7; 4:3, 4) Para evitar esta contaminadora influência mundana, é preciso ‘apegar-se ao modelo de palavras salutares’ em fé e em amor. Ademais, há a urgente necessidade de cada vez mais pessoas tornarem-se ‘adequadamente qualificadas para ensinar outros’, tanto dentro como fora da congregação, como fazia Timóteo, “o homem de Deus”. Felizes são todos os que assumem esta responsabilidade, tornando-se ‘qualificados para ensinar com brandura’, e que pregam a palavra “com toda a longanimidade e arte de ensino”! — 1:13; 2:2, 24, 25; 4:2.

 Como Paulo declarou, Timóteo conhecia os escritos sagrados “desde a infância” por causa da amorosa instrução de Lóide e Eunice. “Desde a infância” indica também o tempo de começar a dar instrução bíblica aos filhos hoje em dia. Mas, que dizer se, em anos posteriores, o fogo inicial do zelo começar a se extinguir? O conselho de Paulo é atiçar esse fogo outra vez no espírito de “poder, e de amor, e de bom juízo”, com fé sem hipocrisia. “Nos últimos dias”, disse ele, haverá tempos críticos, com problemas de delinqüência e falsos ensinamentos. É por isso que é tão necessário que especialmente os jovens, e todos os demais, ‘mantenham os seus sentidos em todas as coisas e efetuem plenamente o seu ministério’. — 3:15; 1:5-7; 3:1-5; 4:5.

 Vale a pena lutar pelo prêmio. (2:3-7) Neste respeito, Paulo chama a atenção ao Descendente do Reino, dizendo: “Lembra-te de que Jesus Cristo foi levantado dentre os mortos e era do descendente de Davi, segundo as boas novas.” A esperança de Paulo era permanecer em união com esse Descendente. Mais adiante, ele fala de sua iminente execução com palavras de triunfo: “Doravante me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, o justo juiz, me dará como recompensa naquele dia, contudo, não somente a mim, mas também a todos os que amaram a sua manifestação.” (2:8; 4:Cool Quão felizes são os que podem recordar muitos anos de serviço fiel e dizer o mesmo! Contudo, isto exige servir agora com integridade, com amor pela manifestação de Jesus Cristo, e demonstrando a mesma confiança de Paulo, quando escreveu: “O Senhor me livrará de toda obra iníqua e me salvará para o seu reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.” — 4:18.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
livro 2 timóteo
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Livro para Olimpíadas de matemática
» Receba gratuitamente o livro Tempo de Esperança
» Um livro de 200 páginas
» Qual o melhor livro de Mátematica do Fundamenta?
» Livro: Flavio Josefo – História dos Hebreus

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: