À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe
 

 livro de ageu

Ir em baixo 
AutorMensagem
são vieira



Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

livro de ageu Empty
MensagemAssunto: livro de ageu   livro de ageu EmptyQui Set 24, 2009 10:33 am

As quatro mensagens de Jeová, transmitidas por meio de Ageu, foram de proveito para os judeus daqueles dias. Eles foram incentivados a pôr mãos à obra, e em quatro anos e meio o templo foi concluído para promover a adoração verdadeira em Israel. (Esd. 6:14, 15) Jeová abençoou sua atividade zelosa. Foi nessa época da construção do templo que Dario, o rei da Pérsia, examinou os registros estatais e confirmou o decreto de Ciro. A obra do templo foi, por conseguinte, completada com seu apoio oficial. — Esd. 6:1-13.

 A profecia contém também sábio conselho para os nossos dias. De que modo? Antes de mais nada, frisa a necessidade de se colocar os interesses da adoração de Deus à frente dos interesses pessoais. (Ageu 1:2-8; Mat. 6:33) Salienta também que o egoísmo é autodestruidor, que é fútil buscar o materialismo; é a paz e a bênção de Jeová que enriquecem. (Ageu 1:9-11; 2:9; Pro. 10:22) Enfatiza também que o serviço prestado a Deus, em si mesmo, não torna a pessoa limpa, a menos que seja puro e de toda a alma, e não pode estar contaminado com conduta impura. (Ageu 2:10-14; Col. 3:23; Rom. 6:19) Mostra que os servos de Deus não precisam ser pessimistas, recordando “os bons tempos do passado”, mas devem olhar para a frente, ‘fixando o coração nos seus caminhos’ e procurando trazer glória a Jeová. Então Jeová estará com eles. — Ageu 2:3, 4; 1:7, 8, 13; Fil. 3:13, 14; Rom. 8:31.

 Uma vez que se ocuparam na obra do templo, os judeus foram favorecidos por Jeová e prosperaram. Os obstáculos desapareceram. A obra foi realizada a tempo. A atividade destemida e zelosa para Jeová sempre será recompensada. Dificuldades, reais ou imaginárias, podem ser superadas por se exercer corajosa fé. A obediência à “palavra de Jeová” produz resultados. — Ageu 1:1.

 Que dizer da profecia de que Jeová ‘fará tremer os céus e a terra’? O apóstolo Paulo faz a aplicação de Ageu 2:6 nas seguintes palavras: “Mas agora [Deus] tem prometido, dizendo: ‘Ainda mais uma vez porei em comoção não só a terra, mas também o céu.’ Ora, a expressão ‘ainda mais uma vez’ indica a remoção das coisas abaladas como coisas feitas, a fim de que permaneçam as coisas não abaladas. Em vista disso, sendo que havemos de receber um reino que não pode ser abalado, continuemos a ter benignidade imerecida, por intermédio da qual podemos prestar a Deus serviço sagrado aceitável, com temor piedoso e com espanto reverente. Porque o nosso Deus é também um fogo consumidor.” (Heb. 12:26-29) Ageu mostra que o fazer tremer se destina a “subverter o trono de reinos e aniquilar a força dos reinos das nações”. (Ageu 2:21, 22) Ao citar a profecia, Paulo fala, em contraste, sobre o Reino de Deus “que não pode ser abalado”. Ao contemplarmos esta esperança do Reino, sejamos, pois, ‘fortes e trabalhemos’, prestando serviço sagrado a Deus. Lembremo-nos também de que, antes de Jeová subverter as nações da terra, algo precioso tem de ser incitado a sair delas, para sobreviver: “‘Vou fazer tremer todas as nações, e terão de entrar as coisas desejáveis de todas as nações; e vou encher esta casa de glória’, disse Jeová dos exércitos.” — 2:4, 7.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
livro de ageu
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Um livro de 200 páginas
» Física no Vestibular - Por qual livro estudar?
» ESCOLA BÍBLICA - Estudos no livro de Daniel - A estátua - Lição 3
» ESCOLA BÍBLICA-MÊS SETEMBRO-A mensagem do livro aos Romanos.
» No livro de Jó 38:22,23 - Trecho Apocalíptico? Interessante!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: