À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 livro de habacuque

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

livro de habacuque Empty
MensagemAssunto: livro de habacuque   livro de habacuque EmptyQui Set 24, 2009 10:30 am

Reconhecendo a profecia de Habacuque como proveitosa para ensinar, o apóstolo Paulo citou o capítulo 2, versículo 4, em três ocasiões. Ao salientar que as boas novas são o poder de Deus para a salvação de todo aquele que tem fé, Paulo escreveu aos cristãos em Roma: “Pois nelas é que se revela a justiça de Deus em razão da fé e para com a fé, assim como está escrito: ‘Mas o justo — por meio da fé é que viverá.’” Ao escrever aos gálatas, Paulo frisou que a bênção vem por meio da fé: “É evidente que pela lei ninguém é declarado justo diante de Deus, porque ‘o justo viverá em razão da fé’.” Paulo também escreveu em sua carta aos hebreus que os cristãos precisam mostrar fé viva, que preserva a alma, e novamente se referiu às palavras de Jeová a Habacuque. Contudo, não só cita as palavras de Habacuque, “meu justo viverá em razão da fé”, mas também suas palavras adicionais, segundo a Septuaginta grega: “Se ele retroceder, minha alma não terá prazer nele.” Daí, resume por dizer: Nós somos “dos que têm fé para preservar viva a alma”. — Rom. 1:17; Gál. 3:11; Heb. 10:38, 39.

 A profecia de Habacuque é de muitíssimo proveito hoje para os cristãos, que necessitam de energia vital. Ensina a depender de Deus. É também proveitosa para avisar outros sobre os julgamentos de Deus. A lição de aviso é poderosa: Não considere os julgamentos de Deus como tardios demais; ‘cumprir-se-ão sem falta’. (Hab. 2:3) A profecia sobre a destruição de Judá por meio de Babilônia cumpriu-se sem falta, e sem falta a própria Babilônia foi capturada, sendo a cidade tomada pelos medos e persas em 539 AEC. Que aviso para se crer nas palavras de Deus! Assim, o apóstolo Paulo achou proveitoso citar Habacuque quando avisou os judeus dos seus dias para não serem sem fé: “Cuidai de que aquilo que se disse nos Profetas não venha sobre vós: ‘Observai-o, desdenhadores, e admirai-vos disso, e desaparecei, porque estou fazendo uma obra nos vossos dias, uma obra que de modo algum acreditareis, mesmo que alguém a relatasse a vós em pormenores.’” (Atos 13:40, 41; Hab. 1:5, LXX) Os judeus sem fé não quiseram ouvir a Paulo, assim como não creram no aviso de Jesus sobre a destruição de Jerusalém; sofreram as conseqüências por sua falta de fé quando os exércitos de Roma devastaram Jerusalém em 70 EC. — Luc. 19:41-44.

 Da mesma forma, hoje, a profecia de Habacuque incentiva os cristãos a manter forte fé, ao passo que vivem num mundo cheio de violência. Ajuda-os a ensinar a outros e a responder à pergunta que pessoas em todo o mundo têm feito: Executará Deus a vingança sobre os iníquos? Note outra vez as palavras da profecia: “Continua na expectativa dela; pois cumprir-se-á sem falta. Não tardará.” (Hab. 2:3) Quaisquer que sejam as comoções que venham a ocorrer na terra, os do restante ungido de herdeiros do Reino relembram as palavras de Habacuque sobre os atos de vingança de Jeová no passado: “Saíste para a salvação do teu povo, para salvar o teu ungido.” (3:13) Jeová é deveras seu “Santo”, desde outrora, e a “Rocha” que repreenderá o injusto e dará vida àqueles que ele inclui no seu amor. Todos os que amam a justiça podem regozijar-se no seu Reino e na sua soberania, dizendo: “No que se refere a mim, vou rejubilar com o próprio Jeová; vou jubilar com o Deus da minha salvação. Jeová, o Soberano Senhor é minha energia vital.” — 1:12; 3:18, 19.
Ir para o topo Ir para baixo
 
livro de habacuque
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» breve resumo de Habacuque
» livro de jó
» livro de Êxodo
» livro de elesiastes
» livro 1 coríntios

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: