À Procura da Verdade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
À Procura da Verdade

Este fórum foi iniciado para que se pudesse conversar livremente e colocar os diversos pontos de vista sobre as verdades bíblicas.
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 livro de naum

Ir para baixo 
AutorMensagem
são vieira




Mensagens : 923
Reputação : 16
Data de inscrição : 24/07/2009
Localização : portugal

livro de naum Empty
MensagemAssunto: livro de naum   livro de naum EmptyQui Set 24, 2009 10:29 am

A profecia de Naum ilustra alguns princípios fundamentais da Bíblia. As palavras iniciais da visão repetem o motivo de Deus dar o segundo dos Dez Mandamentos: “Jeová é um Deus que exige devoção exclusiva.” Imediatamente depois ele dá a conhecer a certeza de que ele “toma vingança contra os seus adversários”. O orgulho cruel e os deuses pagãos da Assíria não a puderam salvar da execução do julgamento de Jeová. Podemos ter a certeza de que, no devido tempo, Jeová igualmente aplicará a justiça a todos os iníquos. “Jeová é vagaroso em irar-se e grande em poder, e de modo algum se refreará Jeová de punir.” Assim, tendo a exterminação da poderosa Assíria como plano de fundo, exaltam-se a justiça e a supremacia de Jeová. Nínive deveras tornou-se “vacuidade e vazio, e uma cidade devastada!” — 1:2, 3; 2:10.

 Em contraste com Nínive ser ‘inteiramente decepada’, Naum anuncia restauração para ‘o orgulho de Jacó e de Israel’. Jeová envia também notícias alegres a Seu povo: “Eis sobre os montes os pés daquele que traz boas novas, aquele que publica a paz.” Estas notícias de paz têm relação com o Reino de Deus. Como sabemos disso? É evidente do uso que Isaías faz da mesma expressão, mas à qual acrescenta as palavras: “Do portador de boas novas de algo melhor, do publicador de salvação, daquele que diz a Sião: ‘Teu Deus tornou-se rei!’” (Naum 1:15; 2:2; Isa. 52:7) Por sua vez, o apóstolo Paulo, em Romanos 10:15, aplica a expressão aos a quem Jeová envia como pregadores cristãos das boas novas. Estes proclamam as “boas novas do reino”. (Mat. 24:14) Fiel ao significado de seu nome, Naum é fonte de muito conforto a todos os que buscam a paz e a salvação que vem com o Reino de Deus. Todos estes certamente compreenderão que ‘Jeová é bom, baluarte no dia da aflição para os que procuram refugiar-se nele’. — Naum 1:7.
Ir para o topo Ir para baixo
 
livro de naum
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Breve resumo de Naum
» livro de jó
» livro de Josué
» livro de lamentações
» livro de lucas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
À Procura da Verdade :: Outros assuntos :: Composição da bíblia :: Por que estes livros compõe a bíblia ?-
Ir para: